No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quinta-feira, 15 de janeiro de 2015
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Escrita de textos livres
Durante o Tempo de Trabalho Autónomo também há quem escreva!
Depois podem ler aos colegas, se assim o desejarem, no momento 'Ler, mostrar e contar'.
Depois podem ler aos colegas, se assim o desejarem, no momento 'Ler, mostrar e contar'.
Lista de palavras
Hoje foi dia de escrevermos palavras na lista da sílaba 'ma' e da sílaba 'mo'.
Procurámos nos nossos textos, nos nossos nomes, nossos instrumentos de trabalho...
Depois copiámos para o caderno diário de Português:
Procurámos nos nossos textos, nos nossos nomes, nossos instrumentos de trabalho...
Depois copiámos para o caderno diário de Português:
quarta-feira, 7 de janeiro de 2015
Trabalho de texto
A primeira novidade escolhida no ano 2015:
Sem palavras novas... lancei um desafio às crianças:
- Como gostais tanto de rimas, que tal reescrever este texto, mas com rimas?
Claro que o desafio foi aceite!
Precisámos esclarecer o que a Ana queria privilegiar, qual seria a personagem principal da rima?
- Personagem principal?!
- Sim. Ana de quem queres que falemos na rima? De ti ou do cão?
- Do cão. - respondeu sem hesitação.
Recordámos algumas rimas... e procurámos palavras, sílabas... novas sílabas partindo de sílabas que conheciamos... para escrever algumas palavras ou sílabas precisámos de ajuda... com ritmos diferentes, fomos escrevendo, descobrindo...
Depois de lermos, vimos o ritmo da rima. Reescrevemos o texto:
Desafio superado!
Sem palavras novas... lancei um desafio às crianças:
- Como gostais tanto de rimas, que tal reescrever este texto, mas com rimas?
Claro que o desafio foi aceite!
Precisámos esclarecer o que a Ana queria privilegiar, qual seria a personagem principal da rima?
- Personagem principal?!
- Sim. Ana de quem queres que falemos na rima? De ti ou do cão?
- Do cão. - respondeu sem hesitação.
Recordámos algumas rimas... e procurámos palavras, sílabas... novas sílabas partindo de sílabas que conheciamos... para escrever algumas palavras ou sílabas precisámos de ajuda... com ritmos diferentes, fomos escrevendo, descobrindo...
Depois de lermos, vimos o ritmo da rima. Reescrevemos o texto:
A Sofia tem um cão,
ele é muito brincalhão!
Desafio superado!
quarta-feira, 17 de dezembro de 2014
terça-feira, 16 de dezembro de 2014
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Comunicação dos nossos projetos
Estivemos a treinar a comunicação
Depois comunicámos para os nossos pais (família)
e para os nossos amigos.
Houve pais que não conseguiram vir...
Para o próximo período repetimos!
Depois comunicámos para os nossos pais (família)
e para os nossos amigos.
Bateram palmas e deram-nos os parabéns!
Houve pais que não conseguiram vir...
Para o próximo período repetimos!
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
escrita de texto coletivo
Ainda trabalhamos!
As crianças tinham decidido convidar os pais para assistirem à comunicação dos projetos (O que é uma ave?, O que é um dragão?). Para isso precisaram escrever o convite.
À vez, sabendo ou com ajuda dos colegas o texto foi escrito.
Agora só falta decorar e entregar em mão.
quarta-feira, 10 de dezembro de 2014
Em época festiva...
Continuamos a trabalhar e a criar com as mãos...
Em Conselho de Cooperação Educativa decidimos fazer um postal de Natal para enviar às crianças que estão internadas no Hospital Pedro Hispano.
Duas mãos...
Duas mãos,
Dez dedos
Dez segredos
Mão esquerda
Mão direita
Lê e ouve aqui as histórias:
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=dezdedosdezsegredos
segunda-feira, 8 de dezembro de 2014
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014
Escrita autónoma de texto livre
- Professora, não sei escrever 'gelo'...
Depois de corrigido no computador, a Inês corrigiu o texto no caderno.
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Novidades - Escrita individual
Depois de ilustrar a novidade, pensamos no que queremos escrever:
Cada tracinho é uma palavra que vamos procurar no nosso Caderno de Leitura.
Subscrever:
Mensagens (Atom)