Na sexta-feira observámos e registámos a evolução das nossas sementes.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
segunda-feira, 16 de março de 2015
terça-feira, 10 de março de 2015
Escrita de textos livres
- Fizeste-lhe festinhas?
- Eu não. - Inês
- Eu fiz a um coelhinho. - Núria
- Mas de que fala o texto? - professora
- De pássaros! - todos
- Então a pergunta é se fizeste festinhas a coelhos ou a pássaros?
- A pássaros. - Núria
- E qual é a tua resposta? - professora
- Não, não fiz festinhas a pássaros. - Núria
Escrita de textos livres
- Tem tudo... o quê? - professora
- Biblioteca, pintura, plasticina... - Guilherme
- ... ficheiros, textos livres.... - Rúben
segunda-feira, 9 de março de 2015
sexta-feira, 6 de março de 2015
quinta-feira, 5 de março de 2015
Pinguins e Matemática
quarta-feira, 4 de março de 2015
Escrita de textos livres
O livro influenciou algumas ilustrações:
Registamos no caderno diário a rima:
Pormenores de uma das ilustrações:
A casa do filho
O diálogo (com notas musicais) entre o lobo e a cabacinha!
A casa da velhinha.
Tempo de Trabalho Autónomo
Antes de copiar para o computador, o texto tem que ser escrito no papel.
Quer uma atividade quer outra, pode ser individual ou a pares.
Ficheiro de leitura/ plasticina
Lista de palavras
Para escrevermos a data, na segunda-feira, pensei alto:
- 'mar' de....
- Martim! - respondeu um aluno.
Assim, na terça-feira, fizemos a lista de palavras de 'mar'
Ainda tivemos tempo de brincar com as sílabas!
segunda-feira, 2 de março de 2015
Jogo do galo
Tínhamos previsto construir um jogo do galo.
No 'Ler, mostrar e contar' a Núria falou no jogo do galo.
A Núria explicou o que era e como se joga.
Contámos as 'casas' de cada jogo. Concluímos que poderíamos fazer dois jogos.
Observámos a figura que a Núria desenhou no quadro e concluímos que cada 'casa' poderia ser um quadrado,
E deitámos mãos à obra:
No 'Ler, mostrar e contar' a Núria falou no jogo do galo.
A Núria explicou o que era e como se joga.
A Núria lembrava-se de ter feito, no Jardim de Infância, um jogo do galo com peças diferentes...
Contámos as 'casas' de cada jogo. Concluímos que poderíamos fazer dois jogos.
Observámos a figura que a Núria desenhou no quadro e concluímos que cada 'casa' poderia ser um quadrado,
E deitámos mãos à obra:
Já temos dois jogos!
Amanhã vamos experimentar!
Recreio
Hoje, na hora do recreio estava a chover por isso ficámos na nossa sala de aula a brincar com os puzzles que a mãe da Ana Sofia nos ofereceu:
Subscrever:
Mensagens (Atom)