segunda-feira, 11 de maio de 2015

Trabalho de texto - blogue

Hoje começámos o dia a responder a um comentário, aqui deixado.

O trabalho de texto é muito mais do que aquilo que fica registado.

Oralmente todos queriam agradecer, dizer "Olá!". Registámos em coletivo o mais importante:


Uma pequena amostra de como construímos o texto:

Amanhã corrigimos a gralha. Obrigada ao nosso leitor!

domingo, 10 de maio de 2015

sexta-feira, 8 de maio de 2015

O dinheiro e as contas

Vamos fazer uma visita de estudo e falta três meninos entregarem a autorização e o valor da visita.

- Quanto dinheiro trouxe cada um de vós?
- 12€!

- Então... e quanto dinheiro me falta receber? Teremos de fazer uma conta de mais ou de menos?
- De mais!



- Mas há outra maneira de fazer esta conta... alguém sabe?

Conversámos e descobrimos que alguns meninos trouxeram uma nota e duas moedas, outros trouxeram uma nota e uma moeda.



- Então vamos lá descobrir como podemos fazer!


Fomos conversando... como é que os adultos contam o dinheiro?
- Juntam as notas!
- E como contam as notas?
- Assim... - mimicamente mostravam os dedos a contar notas.
- Assim como?
- 10, 20, 30...
- E as moedas?
- 2,...
-Então?! Lembrem-se do coelhinho calabois...
- 2, 4, 6!

- Quantas notas são?
- 3.
- Então se juntarmos 3 notas de 10€, quanto dinheiro temos?
- 30€
e em moedas, quanto dinheiro temos?
- 6€
- Então... quanto dinheiro temos?
... 

As notas de 10€ são Dezenas... as moedas são Unidades.

- Então, quanto dinheiro ainda me falta receber?
- 36€!

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Caturras

Ontem escrevemos o texto coletivo sobre as caturras.


Todas as crianças foram ao quadro escrever. Procurámos as palavras e as sílabas em todos os documentos produzidos por nós. 


Aqui descobrimos que afinal era um macho e uma fêmea. Precisámos reescrever o primeiro parágrafo...








  







terça-feira, 5 de maio de 2015

Tempo de Trabalho Autónomo





Bolo para a mãe

Ontem fizemos um bolo de iogurte.

Seguimos os passos que aprendemos: pôr o barrete e desinfetar as mãos.


Batemos as claras em castelo e misturámos todos ingredientes.

 

Fomos levar o bolo à cozinha para a D. Isabel pôr no forno.
 

Enquanto o bolo cozia, começámos a escrever a receita:




Cada mãe recebeu uma fatia do nosso bolo!





Conselho de Cooperação Educativa

Ontem começamos a semana com o Conselho.
O Secretário faltou, a Sub-secretária escreveu a Ata 17.