No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quarta-feira, 27 de janeiro de 2016
Afetos
Ainda a propósito do projeto Caminhos de igualdade, conversámos sobre o que podemos fazer quando estamos tristes:
. falar com amigos
. ler
. escrever
. fazer festinhas ao animal de estimação
. ajudar o pai a cozinhar
. ver televisão
. fazer origami
. jogar no computador
A proposta de criarmos um 'estojo de afetos' é muito interessante, lembrámo-nos das histórias que temos escolhido e ouvido a professora ler... a última O presente da costureira de colchas.
Conversámos e decidimos ter um espaço na sala de aula para podermos estar, quando estivermos tristes. O Tear dos Afetos. Quadradinho a quadradinho construiremos uma colcha, uma manta.
. falar com amigos
. ler
. escrever
. fazer festinhas ao animal de estimação
. ajudar o pai a cozinhar
. ver televisão
. fazer origami
. jogar no computador
A proposta de criarmos um 'estojo de afetos' é muito interessante, lembrámo-nos das histórias que temos escolhido e ouvido a professora ler... a última O presente da costureira de colchas.
Conversámos e decidimos ter um espaço na sala de aula para podermos estar, quando estivermos tristes. O Tear dos Afetos. Quadradinho a quadradinho construiremos uma colcha, uma manta.
terça-feira, 26 de janeiro de 2016
Brinquedos
Hoje fomos conhecer a atividade proposta pelo projeto Conectando Mundos - Caminhos de igualdade.
Ao lermos "Perguntou-me o que gostaria de receber nos meus anos, eu disse que me era indiferente, mas que se tivesse de escolher, ficaria contente com uma composição de comboios já que tenho os vagões mas não tenho a locomotiva. Ela ficou a rir como louca… ainda não entendo porquê…"
ouvimos:
- Porque os comboios são para meninos.
- Quem concorda? Não estou a dizer se está certo ou errado, quero conhecer a vossa opinião...
11 alun@s levantaram o dedo.
- Então... há brinquedos para meninos e brinquedos para meninas? Sorte a minha ter um irmão! Ora, se comboios são brinquedos de menino... as bonecas são brinquedos de menina. É assim?
- Nãããão!´
- A minha irmã brinca com os meus carrinhos.
- A minha irmã brinca com os meus legos.
- Uma pergunta só para os rapazes: qual de vocês brinca com bonecas?
Todos levantaram os dedos!
- Muito bem! E brincam a quê?
(aqui foi dificil ter uma resposta, foi preciso a professora contar: quando eu queria brincar com os meus amigos e com as minhas amigas fazia batizados de bonecas!)
- A mudar a fralda. A vestir o bebé. - respondeu um dos rapazes.
(risos)
- Vocês sabiam que há homens que precisam aprender a mudar a fralda?
....
- E sabem porquê?
-Ninguém os ensinou.
- E quem ensinou as mães a mudar as fraldas?
- Aprenderam com os filhos mais velhos.
- Quem tem aqui irmão mais velhos? Então a pergunta é para quem não tem irmãos mais velhos: Quem te mudava a fralda?
Entre o não se lembrar e os avós, a mãe.
- Se não tens irmãos mais velhos... quem ensinou a tua mãe a mudar-te a fralda?
- A avó! A tia!....
Concluímos o diálogo com a importância de os rapazes brincarem com bonecas, aprenderem a mudar a fralda, vestirem @s bebés, brincarem com @s bebés (mesmo que sejam de mentira) para assim se prepararem para serem bons pais.
Foi um diálogo longo, a que iremos voltar.
Ao lermos "Perguntou-me o que gostaria de receber nos meus anos, eu disse que me era indiferente, mas que se tivesse de escolher, ficaria contente com uma composição de comboios já que tenho os vagões mas não tenho a locomotiva. Ela ficou a rir como louca… ainda não entendo porquê…"
ouvimos:
- Porque os comboios são para meninos.
- Quem concorda? Não estou a dizer se está certo ou errado, quero conhecer a vossa opinião...
11 alun@s levantaram o dedo.
- Então... há brinquedos para meninos e brinquedos para meninas? Sorte a minha ter um irmão! Ora, se comboios são brinquedos de menino... as bonecas são brinquedos de menina. É assim?
- Nãããão!´
- A minha irmã brinca com os meus carrinhos.
- A minha irmã brinca com os meus legos.
- Uma pergunta só para os rapazes: qual de vocês brinca com bonecas?
Todos levantaram os dedos!
- Muito bem! E brincam a quê?
(aqui foi dificil ter uma resposta, foi preciso a professora contar: quando eu queria brincar com os meus amigos e com as minhas amigas fazia batizados de bonecas!)
- A mudar a fralda. A vestir o bebé. - respondeu um dos rapazes.
(risos)
- Vocês sabiam que há homens que precisam aprender a mudar a fralda?
....
- E sabem porquê?
-Ninguém os ensinou.
- E quem ensinou as mães a mudar as fraldas?
- Aprenderam com os filhos mais velhos.
- Quem tem aqui irmão mais velhos? Então a pergunta é para quem não tem irmãos mais velhos: Quem te mudava a fralda?
Entre o não se lembrar e os avós, a mãe.
- Se não tens irmãos mais velhos... quem ensinou a tua mãe a mudar-te a fralda?
- A avó! A tia!....
Concluímos o diálogo com a importância de os rapazes brincarem com bonecas, aprenderem a mudar a fralda, vestirem @s bebés, brincarem com @s bebés (mesmo que sejam de mentira) para assim se prepararem para serem bons pais.
Foi um diálogo longo, a que iremos voltar.
Trabalho de texto
Na semana passada ouvimos a história da Bianca e decidimos que a iriamos trabalhar em coletivo.
Ontem, a Bianca repetiu a leitura, fizemos a lista de nomes
Hoje, trabalhámos o texto.
Ontem, a Bianca repetiu a leitura, fizemos a lista de nomes
Hoje, trabalhámos o texto.
(texto original)
Primeiro 'caçámos' e corrigimos o erro ortográfico:
Depois pontuámos e reescrevemos com palavras de todos e a permissão da Bianca.
A história da sereia
Era uma
vez uma sereia. Ela procurava um tesouro, mas havia uma bruxa má que também
queria o tesouro.
Um dia,
a sereia saiu para passear e a bruxa se mascarou de princesa. A bruxa encontrou a sereia e lhe deu uma maçã, envenenada. Quando a princesa mordeu a maçã, caiu
num sono profundo.
A bruxa
fugiu, mas foi tarde demais: um príncipe tirou a sua espada e derrotou a bruxa!
Beijou a princesa que acordou feliz! Quanto à bruxa, nunca mais foi vista!
Vitória,
vitória, acabou-se a história!
Bianca
com todos
No fim, respondemos à pergunta
Qual seria o tesouro que a sereia procurava?
. missangas
. pérolas
. diamante
.ouro
. felicidade
. moedas
. coisas raras
. objetos humanos
. alimento
segunda-feira, 25 de janeiro de 2016
Nomes
Hoje ouvimos novamente a estória da Bianca, com muita atenção.
De seguida fizemos a lista dos nomes comuns que entram na estória - a Bianca não deu nomes próprios às suas personagens.
Alguns fomos confirmar ao dicionário.
De seguida fizemos a lista dos nomes comuns que entram na estória - a Bianca não deu nomes próprios às suas personagens.
Alguns fomos confirmar ao dicionário.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2016
Conselho de Cooperação Educativa
Em Conselho de Cooperação Educativa aprendemos a respeitar a opinião dos nossos colegas
ao resolvermos o Diário de Turma:
quando lemos a nossa Autoavaliação e ouvimos a Heteroavaliação (a avaliação dos nossos colegas):
Maruxa
Nós gostámos de ir ler à turma da
professora Conceição. A estória chama-se “Maruxa” os meninos bateram palmas!
Rafaela
e Núria
Conectando Mundos - Caminhos de Igualdade
Hoje escrevemos a nossa apresentação para o projeto coletivo: Conectando Mundos - Caminhos de Igualdade:
Nós somos 19 alun@s e temos todos 7 anos: Ana Beatriz, Ana Sofia, Bianca, Cátia, Gabriel, Guilherme, InêsAlexandra, Inês Filipa, Juliana, Lara Filipa, Lara Maria, Leandro, Martim, Nélson, Núria, Rafaela, Renato, Rodrigo, Rúben.
Somos 11 meninas e 8 meninos.
Não temos tod@s a mesma altura: o Nélson é o aluno mais alto e a Cátia é a aluna mais baixa, mas no geral as meninas são mais altas que os meninos.
Gostamos de tudo o que fazemos na sala de aula porque trabalhamos e aprendemos de maneira diferente.
Podem consultar o nosso blogue: http://sala11ribeiras.blogspot.pt/
Ilustrámos a nossa festa de anos:
Apresentação
Nós somos 19 alun@s e temos todos 7 anos: Ana Beatriz, Ana Sofia, Bianca, Cátia, Gabriel, Guilherme, InêsAlexandra, Inês Filipa, Juliana, Lara Filipa, Lara Maria, Leandro, Martim, Nélson, Núria, Rafaela, Renato, Rodrigo, Rúben.
Somos 11 meninas e 8 meninos.
Não temos tod@s a mesma altura: o Nélson é o aluno mais alto e a Cátia é a aluna mais baixa, mas no geral as meninas são mais altas que os meninos.
Gostamos de tudo o que fazemos na sala de aula porque trabalhamos e aprendemos de maneira diferente.
Podem consultar o nosso blogue: http://sala11ribeiras.blogspot.pt/
Ilustrámos a nossa festa de anos:
quinta-feira, 21 de janeiro de 2016
Problema 11
Hoje, estivemos a ler e a responder aos comentários do blogue.
O Sr. Paulo Topa mandou-nos um problema em forma de comentário ao Problema 10 e nós decidimos que seria o nosso 11º problema:
A pares tentámos responder:
E em coletivo respondemos:
Gostamos muito de ler os comentários do Sr. Paulo Topa.
O Sr. Paulo Topa mandou-nos um problema em forma de comentário ao Problema 10 e nós decidimos que seria o nosso 11º problema:
A pares tentámos responder:
E em coletivo respondemos:
Gostamos muito de ler os comentários do Sr. Paulo Topa.
A casa
Ontem, a Cátia, a Lara Filipa e o Leandro comunicaram o Projeto de Pequeno Grupo: A casa.
Explicaram o que sabiam antes de começarem a pesquisa e o que descobriram: eles perguntaram a cada um de nós onde vivemos - casa ou prédio? e contruiram um pictograma.
Gostámos muito de os ouvir, demos a nossa opinião e tirámos algumas dúvidas.
Explicaram o que sabiam antes de começarem a pesquisa e o que descobriram: eles perguntaram a cada um de nós onde vivemos - casa ou prédio? e contruiram um pictograma.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2016
O Cuquedo
Nós gostamos que a Bianca lesse
uma estória: ”O Cuquedo”.
E o Cuquedo ensinou-nos uma lição:
não acreditar em tudo o que nos dizem!
Devemos usar a cabeça para pensar!
Renato e Rúben
sexta-feira, 15 de janeiro de 2016
A Menina Verde
Nós gostamos que a
professora Diana e os seus alunos fizessem um desenho sobre “A Menina Verde” e viessem
a nossa sala oferecer o desenho.
Ana Beatriz e Guilherme Filipe
terça-feira, 12 de janeiro de 2016
Trabalho de texto
Depois da partilha de novidades, escolhemos a novidade da Bianca.
Conversámos sobre segurança na internet e alimentação saudável e o texto ficou assim:
Eu gostei que o meu primo fosse dormir em minha casa, sábado e domingo. Brincámos na minha Xbox e, no meu quarto, brincámos de Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida e Damas.
Foi um fim de semana especial, assim pudemos comer piza e beber coca-cola!
Conversámos sobre segurança na internet e alimentação saudável e o texto ficou assim:
Eu gostei que o meu primo fosse dormir em minha casa, sábado e domingo. Brincámos na minha Xbox e, no meu quarto, brincámos de Banco Imobiliário, Detetive, Jogo da Vida e Damas.
Foi um fim de semana especial, assim pudemos comer piza e beber coca-cola!
Bianca com todos
segunda-feira, 11 de janeiro de 2016
sexta-feira, 8 de janeiro de 2016
quarta-feira, 6 de janeiro de 2016
O elefante cor-de-rosa
Hoje ouvimos a história "O elefante cor-de-rosa".
Conversámos sobre a história.
"- Isso não tem importância para as crianças e além disso a tua cor é exatamente igual à dos sonhos que elas respiram."
Desenhamos e escrevemos sobre um sonho que sonhámos a dormir:
Poucos meninos e poucas meninas desenharam pesadelos... porque são feios.
Conversámos sobre a história.
"- Isso não tem importância para as crianças e além disso a tua cor é exatamente igual à dos sonhos que elas respiram."
Desenhamos e escrevemos sobre um sonho que sonhámos a dormir:
Poucos meninos e poucas meninas desenharam pesadelos... porque são feios.
Novidade
Ontem partilhámos as novidades.
Ouvimos e fizemos perguntas. Depois escolhemos a novidade da Cátia:
Ouvimos e fizemos perguntas. Depois escolhemos a novidade da Cátia:
No Natal eu gostei de receber quatro bonecas e recebi roupa e também recebi chocolates.
Festejei o Natal em casa da minha avó.
Depois fizemos listas de palavras com 'ce':
Subscrever:
Mensagens (Atom)