No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016
Trabalho de texto
Hoje começámos o trabalho de texto da Núria.
Primeiro a Núria leu para nós fazermos algumas perguntas...
... depois descobrimos e corrigimos os erros. Colocámos os sinais de pontuação...
... e começámos a reescrever o texto, em coletivo.
Primeiro a Núria leu para nós fazermos algumas perguntas...
... depois descobrimos e corrigimos os erros. Colocámos os sinais de pontuação...
... e começámos a reescrever o texto, em coletivo.
sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016
Problema 14 (continuação)
Hoje voltámos ao Problema 14
Fizemos muitos cálculos...
e fomos registando as respostas:
Fizemos muitos cálculos...
e fomos registando as respostas:
É-nos muito difícil pensar logo de manhã!
A professora deixou-nos a sugestão de descobrirmos as outras hipóteses em casa...
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016
Problema do Rúben
Hoje a escola ofereceu 3 Yoco Tubos a cada aluno.
O Rúben estava a contar de 3 em 3...
- Que estás a fazer, Rúben? - professora
- Se a escola de 3 a cada um, quero saber quantos Yoco deu à nossa sala.
- Muito bem, vai ao quadro, nós ajudamos-te a resolver o problema de uma maneira mais rápida. Quantos somos?
- 16, faltam a Ana Sofia e a Núria. - respondeu o Rúben.
- Então escreve 16. Quantos Yocos deram a cada alun@?
- 3.
- Então, deixa um espacinho e escreve 3... Agora vamos pensar...
- É mais!
- Será?
- Não! É vezes.
- Diz-me, vamos repetir 16... o nº3, que sinal é?
- Vezes! Vamos repetir 16 vezes o nº3!
- E agora, vais continuar a tabuada até ao 16x3? Não! Como lemos o número 16?
- 1 dezena e 6 unidades.
- 1 dezena são...
- 10!
- 6 unidades...
- 6!
- Então o 16, pode-se escrever...
- 10+6!
O Rúben estava a contar de 3 em 3...
- Que estás a fazer, Rúben? - professora
- Se a escola de 3 a cada um, quero saber quantos Yoco deu à nossa sala.
- Muito bem, vai ao quadro, nós ajudamos-te a resolver o problema de uma maneira mais rápida. Quantos somos?
- 16, faltam a Ana Sofia e a Núria. - respondeu o Rúben.
- Então escreve 16. Quantos Yocos deram a cada alun@?
- 3.
- Então, deixa um espacinho e escreve 3... Agora vamos pensar...
- É mais!
- Será?
- Não! É vezes.
- Diz-me, vamos repetir 16... o nº3, que sinal é?
- Vezes! Vamos repetir 16 vezes o nº3!
- E agora, vais continuar a tabuada até ao 16x3? Não! Como lemos o número 16?
- 1 dezena e 6 unidades.
- 1 dezena são...
- 10!
- 6 unidades...
- 6!
- Então o 16, pode-se escrever...
- 10+6!
(a professora explicou que em Matemática começamos sempre por fazer as contas de vezes)
Problema 14
Nem todos descobriram a combinação mais fácil: o Rodrigo foi mostrar:
O Guilherme mostrou-nos outra hipótese e explicou como fez!
Ajudámos o Nélson a concluir a sua hipótese:
Em conjunto, começámos a ver outras hipóteses...
fomos treinando os algoritmos com transporte...
até concluirmos a cada hipótese:
Ainda há mais hipóteses, vamos descobri-las depois do Carnaval.
A princesa rica
Depois de ler à turma a Lara ajudou a Inês a escrever o texto no computador.
No momento "Nós, o blogue e os outros" lemos e respondemos a comentários e vemos e lemos o que vamos publicando aqui.
No dia 11 de fevereiro, ao lermos o texto da Inês Filipa, identificámos e corrigimos um erro:
Sabemos que precisamos errar para aprender.
Texto sem erros:
A princesa Rica
Era uma vez uma princesa muito rica que vivia feliz com o seu pai.
Mas um dia, um rei de outro país desafiou o reino da princesa para uma guerra. O pai da princesa aceitou a guerra, mas o reino da princesa perdeu a guerra, só o rei e a princesa sobreviveram.
Vitória, vitória, acabou-se a história!
Inês Filipa
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016
Sidónio Muralha
Hoje foi dia de conhecermos Sidónio Muralha!
Começámos por ver, no livro da 2ª edição, as ilustrações de Júlio Pomar e imaginar que história contaria aquele poema.
No livro da 3ª edição, as ilustrações também são de Júlio Pomar, mas tem notas musicais! No fim do livro descobrimos um CD!
Estivemos a ouvir os três poemas musicados e cantados: "Bichinho de conta", "Estrelinha" e "Macacos". Depois ouvimos "Papagaio".
Gostámos tanto que pedimos Para ouvir todos os poemas!
Todos os poemas contam a história de animais: bichos.
Rimos muito! Mas o "Grilos e grilões" fez-nos pensar... por muito que rime, não tem graça!
Pensámos e ilustrámos a nosso gosto, ao som de "Papagaio" - esta canção não nos sai da cabeça!
Começámos por ver, no livro da 2ª edição, as ilustrações de Júlio Pomar e imaginar que história contaria aquele poema.
No livro da 3ª edição, as ilustrações também são de Júlio Pomar, mas tem notas musicais! No fim do livro descobrimos um CD!
Estivemos a ouvir os três poemas musicados e cantados: "Bichinho de conta", "Estrelinha" e "Macacos". Depois ouvimos "Papagaio".
Gostámos tanto que pedimos Para ouvir todos os poemas!
Todos os poemas contam a história de animais: bichos.
Rimos muito! Mas o "Grilos e grilões" fez-nos pensar... por muito que rime, não tem graça!
Pensámos e ilustrámos a nosso gosto, ao som de "Papagaio" - esta canção não nos sai da cabeça!
papagaio
O papagaio é,
é, como muitas pessoas,
um bicho que faz banzé
e que põe no mesmo pé
coisas más e coisas boas...
E como tudo o que diz,
o diz gritando, é pedante,
e é um bichinho feliz
talvez por ser ignorante.
Diz não, mas repete sim.
Diz sim, mas repete não.
Só pensa no amendoim
e é um grande comilão.
E como põe energia
quando diz tudo e diz nada
faz parte da academia
da ilustre bicharada.
E nos discursos que faz,
faz uma tal confusão,
que nenhum bicho é capaz
de saber quem tem razão.
Porque o papagaio é,
é, como muitas pessoas,
um bicho que faz banzé
e que põe no mesmo pé
coisas más e coisas boas.
Sidónio Muralha, «Papagaio»,
in Bichos, bichinhos e bicharocos,
terça-feira, 2 de fevereiro de 2016
Orelhas de borboleta
Nós gostámos de Ler à nossa turma!
A história chama-se “Orelhas de
borboleta”. Os nossos colegas disseram que gostaram da história e também disseram
que gostaram de nos ouvir ler!
Lara
Maria e Inês Alexandra
segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016
Trabalho de texto
Hoje trabalhámos o texto do Guilherme:
Corrigimos os erros, mudámos algumas vírgulas de sítio e colocámos pontos finais.
Depois vimos as caracteristicas (adjetivo) do castelo (nome) e da menina (nome):
Nome Adjetivo
castelo| lindo
bonito
engraçado
brilhante
maravilhoso
encantado
iluminado
Nome Adjetivo
menina| amarela
tímida
linda
engraçada
divertida
brilhante
curiosa
bonita
esperta
querida
elegante
Finalmente, reescrevemos o texto do Guilherme:
Corrigimos os erros, mudámos algumas vírgulas de sítio e colocámos pontos finais.
Depois vimos as caracteristicas (adjetivo) do castelo (nome) e da menina (nome):
Nome Adjetivo
castelo| lindo
bonito
engraçado
brilhante
maravilhoso
encantado
iluminado
Nome Adjetivo
menina| amarela
tímida
linda
engraçada
divertida
brilhante
curiosa
bonita
esperta
querida
elegante
Finalmente, reescrevemos o texto do Guilherme:
A menina curiosa
Era uma vez uma menina curiosa. A menina curiosa vivia num bonito castelo com o seu pai, o rei. A menina curiosa não tinha irm@.
Um dia, houve uma guerra. O rei mandou um exército defender o reino da menina curiosa. Mas o outro reino ganhou e o rei, pai da menina curiosa, morreu. A menina curiosa ficou triste e órfã.
A menina curiosa perguntou à sua amiga Vanessa:
- Posso viver contigo?
- Claro que podes! - respondeu a Vanessa.
E com pós de perlim-pim-pim, a estória chegou ao fim!
Guilherme com todos
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