segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O dobro, o triplo e o algoritmo da adição

Hoje estivemos a treinar o dobro, o triplo e o algoritmo da adição:






  






Trabalho de texto

Hoje começámos  o trabalho de texto da Núria.

Primeiro a Núria leu para nós fazermos algumas perguntas...

... depois descobrimos e corrigimos os erros. Colocámos os sinais de pontuação...

... e começámos a reescrever o texto, em coletivo.

Ler, mostrar e contar

Hoje o Guilherme partilhou o seu texto connosco:

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Problema do Rúben

Hoje a escola ofereceu 3 Yoco Tubos a cada aluno.

O Rúben estava a contar de 3 em 3...

- Que estás a fazer, Rúben? - professora

- Se a escola de 3 a cada um, quero saber quantos Yoco deu à nossa sala.

- Muito bem, vai ao quadro, nós ajudamos-te a resolver o problema de uma maneira mais rápida. Quantos somos?

- 16, faltam a Ana Sofia e a Núria. - respondeu o Rúben.

- Então escreve 16. Quantos Yocos deram a cada alun@?

- 3.

- Então, deixa um espacinho e escreve 3... Agora vamos pensar...

- É mais!

- Será?

- Não! É vezes.

- Diz-me, vamos repetir 16... o nº3, que sinal é?

- Vezes! Vamos repetir 16 vezes o nº3!

- E agora, vais continuar a tabuada até ao 16x3? Não! Como lemos o número 16?

- 1 dezena e 6 unidades.

- 1 dezena são...

- 10!

- 6 unidades...

- 6!

- Então o 16, pode-se escrever...

- 10+6!

(a professora explicou que em Matemática começamos sempre por fazer as contas de vezes)


Problema 14


Nem todos descobriram a combinação mais fácil: o Rodrigo foi mostrar: 

O Guilherme mostrou-nos outra hipótese e explicou como fez!

Ajudámos o Nélson a concluir a sua hipótese:

Em conjunto, começámos a ver outras hipóteses...


fomos treinando os algoritmos com transporte...

até concluirmos a cada hipótese:



Ainda há mais hipóteses, vamos descobri-las depois do Carnaval.

Regras de Trânsito




A Inês Alexandra e o Rúben Gil fizeram um ficheiro para podermos responder no TTA.






Tarte de mamute





A princesa rica

Depois de ler  à turma a Lara ajudou a Inês  a escrever o texto no computador.

No momento "Nós, o blogue e os outros" lemos e respondemos a comentários e vemos e lemos o que vamos publicando aqui.
No dia 11 de fevereiro, ao lermos o texto da Inês Filipa, identificámos e corrigimos um erro:

Sabemos que precisamos errar para aprender.

Texto sem erros:

A princesa Rica

Era uma vez uma princesa muito rica que vivia feliz com o seu pai.
Mas um dia, um rei de outro país desafiou o reino da princesa para uma guerra. O pai da princesa aceitou a guerra, mas o reino da princesa perdeu a guerra, só o rei e a princesa sobreviveram.
Vitória, vitória, acabou-se a história!
Inês Filipa

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Sidónio Muralha

Hoje foi dia de conhecermos Sidónio Muralha!

Começámos por ver, no livro da 2ª edição, as ilustrações de Júlio Pomar e imaginar que história contaria aquele poema.

No livro da 3ª edição, as ilustrações também são de Júlio Pomar, mas tem notas musicais! No fim do livro descobrimos um CD!

Estivemos a ouvir os três poemas musicados e cantados: "Bichinho de conta", "Estrelinha" e "Macacos". Depois ouvimos "Papagaio".

Gostámos tanto que pedimos Para ouvir todos os poemas!

Todos os poemas contam a história de animais: bichos.

Rimos muito! Mas o "Grilos e grilões" fez-nos pensar... por muito que rime, não tem graça!

Pensámos e ilustrámos a nosso gosto, ao som de "Papagaio" - esta canção não nos sai da cabeça!

papagaio

O papagaio é,
é, como muitas pessoas, 
um bicho que faz banzé
e que põe no mesmo pé
coisas más e coisas boas...

E como tudo o que diz,
o diz gritando, é pedante,
e é um bichinho feliz
talvez por ser ignorante.

Diz não, mas repete sim.
Diz sim, mas repete não.
Só pensa no amendoim
e é um grande comilão.

E como põe energia
quando diz tudo e diz nada
faz parte da academia 
da ilustre bicharada.

E nos discursos que faz,
faz uma tal confusão,
que nenhum bicho é capaz
de saber quem tem razão.

Porque o papagaio é,
é, como muitas pessoas,
um bicho que faz banzé 
e que põe no mesmo pé
coisas más e coisas boas.

Sidónio Muralha, «Papagaio»,
 in Bichos, bichinhos e bicharocos
2ª edição, Lisboa, Livros Horizonte, 1977

As nossas ilustrações:



terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Orelhas de borboleta

Nós gostámos de Ler à nossa turma!
A história chama-se “Orelhas de borboleta”. Os nossos colegas disseram que gostaram da história e também disseram que gostaram de nos ouvir ler!


Lara Maria e Inês Alexandra

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Trabalho de texto

Hoje trabalhámos o texto do Guilherme:

Corrigimos os erros, mudámos algumas vírgulas de sítio e colocámos pontos finais.

Depois vimos as caracteristicas (adjetivo) do castelo (nome) e da menina (nome):

Nome   Adjetivo
castelo| lindo
             bonito
             engraçado
             brilhante
             maravilhoso
             encantado
             iluminado


Nome    Adjetivo
menina| amarela
              tímida
              linda
              engraçada
              divertida
              brilhante
              curiosa
              bonita
              esperta
              querida
              elegante


Finalmente, reescrevemos o texto do Guilherme:

A menina curiosa

Era uma vez uma menina curiosa. A menina curiosa vivia num bonito castelo com o seu pai, o rei. A menina curiosa não tinha irm@.
Um dia, houve uma guerra. O rei mandou um exército defender o reino da menina curiosa. Mas o outro reino ganhou e o rei, pai da menina curiosa, morreu. A menina curiosa ficou triste e órfã.
A menina curiosa perguntou à sua amiga Vanessa:
- Posso viver contigo?
- Claro que podes! - respondeu a Vanessa.

E com pós de perlim-pim-pim, a estória chegou ao fim!

Guilherme com todos