sexta-feira, 11 de março de 2016

Poluição - Gráficos

Estivemos a trabalhar as respostas aos questionários do nosso projeto coletivo Poluição:


Toda a gente que respondeu a este questionário (9) disse que as pessoas, quando queimam alguma coisa na fábrica, usam máscara porque durante a combustão libertam-se gases que fazem mal à saúde.





Porque é que as pessoas atiram tanto lixo para o chão?





Para a semana fazemos as conclusões.

quinta-feira, 10 de março de 2016

Quero a minha chupeta!

Nós gostámos de ir ler à sala da professora Graça. Mas é a professora Isabel que está lá, na sala azul. Fomos ler um livro chamado “Adeus Chupeta”!
A professora Isabel disse que nós lemos bem e que o Guilherme era bom fotografo!

     Inês Filipa e  Lara Maria 




Correspondentes

Já só falta enviar!


Poluição - E.T.A.R.

Estivemos a pesquisar mais duas questões para o nosso projeto coletivo Poluição:






Origami




A Bianca ajudando a Ana a fazer o envelope para os correspondentes - a Ana faltou no dia em que todos fizemos o envelope.

terça-feira, 8 de março de 2016

Tarte de mamute


  

Nós gostámos de ir ler à turma da professora Cândida a história “Tarte de mamute” e os meninos bateram palmas!   


Núria e Ana Beatriz




segunda-feira, 7 de março de 2016

Correspondentes

Hoje estivemos a acabar de escrever a carta coletiva.

Também fizemos algumas surpresas...




Livro com cheiro a baunilha

Nós gostamos de ir à sala da professora Elisa ler duas estórias do “Livro com cheiro a baunilha”. Uma chama-se “Fim do dia” e  outra chama-se “A mais bela do mundo”.
Os menin@s bateram palmas e a professora disse que nós lemos muito bem!


Rafaela Oliveira  e Bianca



Livro com cheiro a...

Nós gostamos de ir ler à sala da professora Ana Maria Mendes. Cada uma de nós leu uma história. Os livros chamam-se “Livro com cheiro a morango” e “Livro com cheiro a chocolate”. A história do “Livro com cheiro a morango” é “Chaminé” e do “Livro com cheiro a chocolate” é o “Gigante Januário“.
E a professora Ana Maria Mendes e os seus alunos também gostaram!

Inês Filipa e Lara Maria


sexta-feira, 4 de março de 2016

Nós, o blogue e os outros

Hoje lemos muitos comentários no nosso blogue.

O Sr. Paulo Topa deixou-nos um comentário que nos obrigou a ir outra vez ao dicionário!




A Lei da Flor Azul

Ontem, a professora leu "A Lei da Flor Azul". Nós não sabíamos o significado de ternura.

Hoje começámos o dia a procurar o significado no dicionário.


Depois de registarmos no caderno, conversámos e decidimos - com a ajuda das "Dez sementes" - que vamos ter 9 bolbos para cuidarmos a pares.

Seremos carinhosos e meigos uns para os outros.

Poluição - lixo

Aproveitámos a visita de estudo à Lipor para trabalhar o projeto coletivo Poluição:

Quando metemos o lixo no lixo para onde é que vai?

. Lixo orgânico (caixote preto):
Vai, num camião do lixo, para a Lipor II para ser incinerado, ou seja, queimado a altíssimas temperaturas.

A Lipor trata e recicla o lixo que nós separamos para proteger o meio ambiente!

Visita de estudo à Lipor

Visita de estudo

Nós gostamos de ir à Lipor, em Baguim do Monte.

Quem nos recebeu foi uma senhora chamada Maria, muito simpática, que nos explicou o que é o compostor, a compostagem e o composto. Depois a Maria mostrou-nos a horta da Lipor – Horta da Formiga. Vimos e aprendemos os nomes de algumas plantas medicinais, também vimos e cheiramos algumas plantas aromáticas.

Aprendemos que reciclar é muito importante!

Quando reciclamos, além da matéria prima - petróleo (plástico), árvores (papel) e areia (vidro) -, estamos a poupar água!

Mas a Lipor só pode reciclar se nós fizermos a separação do lixo de forma correta.

Atenção:
. papel utilizado em comida, não pode ser reciclado;
. papel molhado, não pode ser reciclado.

Obrigad@ Maria!
Texto coletivo

3 de março de 2016

 


 






 




quarta-feira, 2 de março de 2016

Trabalho de texto coletivo

A Inês Filipa leu-nos um texto muito engraçado, no 'Ler, mostrar e contar':

Além de dizermos à Inês que tem que escrever uma letra mais bonita, descobrimos três erros ortográficos, faltavam muitos sinais de pontuação e trocámos 'está' por 'estão':