A Inês Filipa e a Lara Maria chamaram e leram-nos a história!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quarta-feira, 12 de outubro de 2016
O problema da Samanta
Era uma vez uma menina que se chamava Samanta. A Samanta
pediu à mãe:
- Mãe, posso ir passear o nosso cão?
- Claro que podes, vai lá!
E assim foi. A Samanta viu 39 pessoas e voltou para casa com
o seu cão.
a) Qual o triplo das pessoas que a Samanta viu?
R:
_________________________________________
b) Um terço das pessoas fez festinhas ao cão da Samanta.
Quantas pessoas fizeram festinhas ao cão da Samanta?
R: _________________________________________
Problema inventado por
Inês Filipa,
melhorado por todos
terça-feira, 11 de outubro de 2016
segunda-feira, 10 de outubro de 2016
Direitos da Criança - Principio 4º
Um projeto coletivo, uma interpretação em LGP:
Princípio 4º
A criança gozará os benefícios da previdência social. Terá direito a crescer e criar-se com saúde; para isto, tanto à criança como à mãe, serão proporcionados cuidados e proteção especiais, inclusive adequados cuidados pré e pós-natais. A criança terá direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica adequadas.
Texto inventado
Nós gostamos de ir ao Mar Shopping ao parque da Lego! Ficamos
lá 3 horas e tiramos fotos com bonecos feitos de legos! Foi o melhor dia de
sempre! Gostamos muito!
Lara Maria e Renato
(texto escrito na sala de
aula,
enviado por e-mail)
A história da princesa e a sua mãe
Era uma vez uma princesa que andava no bosque. Ela encontrou
um pequenino coelhinho perdido e magoado, então a princesa lançou um dos seus
feitiços e curou o pobre animal! Depois foi para casa ter com a sua mãe e disse
:
-Mãe, ajudei um pobre coelhinho!
A mãe disse-lhe :
-Muito bem! Estou muito orgulhosa de ti filha!!
Fim
Ana Beatriz
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
Kidzania
Nós
gostamos de ir à Kidzania com os nossos pais!
Nós as
duas fizemos muitas profissões!
Fizemos
de: bailarinas , cabeleireiras , médicas e professoras!
Gostamos
muito desse dia!!!!
Ana Beatriz e Inês Filipa
(texto escrito a pares na sala de aula,
enviado por e-mail)
sexta-feira, 7 de outubro de 2016
Capuchinho Vermelho
Nós gostámos de ler o livro “Capuchinho Vermelho” à sala
vermelha. Os meninos gostaram de nos ouvir.
Rodrigo
Almeida e Renato
Problema inventado
Era uma vez um rei que queria 55 armaduras, 108 espadas, 95
cavalos, 89 carroças e 299 sacos de farinha.
a)
No total, quantas coisas ele queria?
R:_______________________
b)
Se o rei desse metade das coisas ao irmão, com
quantas coisas ficava cada um?
R:_______________________
Problema inventado por:
Guilherme e Rodrigo Almeida
melhorado por todos
quinta-feira, 6 de outubro de 2016
A casa de terror
No dia de Halloween havia três irmãos: Mister Gus, Bolsinha e Alexandre. Nada lhes
metia medo! E lá andavam eles.
Na rua viram uma autocaravana
que lhes parecia assustadora. Eles decidiram entrar lá dentro. Quando eles
entraram nada lhes parecia assustador e o Bolsinha disse:
- Oh, isto não é nada
assustador…
Mas a autocaravana começou
a transformar-se numa verdadeira casa de terror!
Eles fugiram cheios de medo!
E aprenderam uma lição: começaram
a ter medo.
Rodrigo Adegas Almeida
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
A minha gata
A minha gata chama-se Kiti. Tem
13 anos.
A Kiti gosta de mim e eu gosto dela!
Mário
com
a ajuda da Sofia
terça-feira, 4 de outubro de 2016
A Família Sol
Era uma vez, há muitos anos, uma família. A família Sol estava
com fome. O pai disse que não tinha nada para comer. Uma senhora ouviu e atirou
legumes, frutas, vegetais e tudo o que seja para comer ao Sol. E o sol disse:
- Obrigado !!!!!
Guilherme
com ajuda da Juliana
Texto inventado
Eu gostei de ir à piscina com a minha mãe, com o meu pai, com
a Juliana e com a Sofia. Depois fomos comer um gelado e fomos para a minha
casa brincar!
A Sofia e a Juliana dormiram em minha casa 10 dias😎!!!
Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
Textos livres - relatos
Eu gostei muito de passar o dia com a minha prima!
Fui ao parque da Lego com ela e diverti-me muito! Estive lá 2 horas e adorei!
Eu gostei muito que o meu pai me dissesse que me levava na segunda-feira ao Mc Donalds. O pokemon que eu vou pedir é o pikachu!
Ana Sofia
(textos escritos na sala de aula,
enviados por e-mail)
sexta-feira, 30 de setembro de 2016
Resumo do livro 365 pinguins
Às 9 horas da manhã ouviu-se a campainha e assim chegou o primeiro
pinguim!
Na manhã seguinte, na mesma às 9 horas da manhã, chegou o segundo
pinguim!
Na manhã seguinte chegou o terceiro pinguim!
E foi assim até chegar o pinguim número 365!
No fim, o tio Emílio levou todos os pinguins embora menos o pequeno
pinguim das patas azuis. No dia seguinte às 9 horas da manhã chegou um urso!
Fim
Cátia Couto
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail,
revisto com a professora)
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail,
revisto com a professora)
Ler para os outros
Nós gostamos de ir à sala amarela
ler “Os três terríveis porquinhos” e mostramos o truque do caldeirão!
Estivemos a falar sobre o livro.
Gostamos muito de ler!!!
Guilherme
e Leandro
Problemas inventados
Ontem foi dia de Problema.
A Inês Filipa e a Núria inventaram problemas.
Primeiro melhorámos os textos...
Depois resolvemos, individualmente no caderno.
A Inês Filipa e a Núria inventaram problemas.
Primeiro melhorámos os textos...
Depois resolvemos, individualmente no caderno.
O problema da Carolina
Era uma vez uma menina que se
chamava Carolina. A Carolina disse à mãe:
- Mãe, posso ir à loja buscar
cartas, berlindes e cromos?
- Claro que podes, filha!
A Carolina comprou 125 berlindes,
98 cartas e 120 cromos. Com quantos brinquedos ficou ela?
R:
________________________________________
Problema
inventado por:
Inês
Filipa
melhorado por todos
Fomos ao quadro:
O problema da Iara
A menina Iara estava a sair da
escola e pensou:
- Vou levar um ramo de flores,
para a minha mãe se lembrar da paz todos os dias! Vou levar 24 ramos de
oliveira, 10 girassóis e 70 rosas sem picos.
Com quantas flores ficou o ramo
da Iara?
R:
_____________________________________________________
Problema
inventado por:
Núria
Ribeiro
melhorado por todos
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
A pomba da PAZ!
No Diário de Turma:
No Conselho de Cooperação Educativa:
No momento do dia destinado à atividade:
Não foi muito fácil...
No fim:
Resultado final:
Resposta do Diretor do Agrupamento de Escolas de Perafita
O Diretor do nosso Agrupamento,
professor Óscar Pereira, escreveu-nos um comentário no blogue da sala em
resposta à nossa Carta a todos os Presidentes.
Hoje o diretor Óscar veio
visitar-nos a escola das Ribeiras, nós agradecemos-lhe o comentário.
Rafaela
Oliveira e Rúben Gil
Ler para os outros
Ontem, nós gostámos de ir à turma da
professora Conceição Dourado (1ºano). Fomos ler a história “A Bruxa Mimi e a varinha mágica”. Os meninos
gostaram muito da historia que nós lemos!
A professora Conceição Dourado
convidou-nos para voltar lá!
Lara
Maria e Inês Filipa
terça-feira, 27 de setembro de 2016
Nas férias
Nas férias eu gostei muito de ir apanhar pokémons com o meu pai e com a minha mãe.
Uma manhã fui a uma piscina e apareceu a minha prima. Brinquei muito a tarde inteira e adorei!
20/09/2016
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
segunda-feira, 26 de setembro de 2016
Língua Gestual Portuguesa
Porque ontem foi o Dia do Surdo:
Ainda tivemos tempo para uma história... em Libras (a Língua Gestual do Brasil)!
Ainda tivemos tempo para uma história... em Libras (a Língua Gestual do Brasil)!
Dia Internacional para a eliminação total das armas nucleares
Dia Internacional para a eliminação total das armas nucleares
As duas meninas e os dois príncipes
Era uma vez duas meninas
que viviam num castelo com dois príncipes. Os dois príncipes estavam
apaixonados pelas duas irmãs, que também estavam apaixonadas pelos príncipes!
Com tanto amor, as duas
meninas casaram com os príncipes e viveram felizes para sempre !!!!!!!!
Rafaela
Oliveira e Lara Oliveira
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
O Astronauta e o Extraterrestre
O Astronauta e o Extraterrestre
Num dia de sol, um astronauta foi à Lua. Quando o foguetão partiu,
ele ficou muito nervoso e quase fez xixi nas calças, mas aguentou até chegar à
lua!
Quando chegou à lua, parou o foguetão e foi fazer xixi. Saiu do
foguetão e viu um extraterrestre, teve medo, mas depois ficarão amigos!
Rodrigo Adegas Almeida
21 de Setembro de 2016
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
sexta-feira, 23 de setembro de 2016
O símbolo da Paz
O símbolo da Paz nasceu em 1958.
O símbolo da Paz apareceu porque
houve muitas guerras com armas nucleares que mataram milhares de pessoas!
Inês
Filipa e Renato
Área e Perímetro
Estivemos a verificar o desenho
da Sofia.
A cauda faz parte do desenho.
A Sofia enganou-se na área: são
109 quadradinhos.
Ana
Sofia e Ruben Gil
23/9/2016
Pablo Picasso
No dia 22 vimos o blogue.
O PauloTopa fez-nos uma pergunta e disse-nos que conhece obras de um pintor que se
chamava Pablo Picasso que fez quadros a pedir Paz no mundo.
O quadro do Pablo Picasso que
mais gostamos foi a pomba da Paz.
Também gostamos de conversar
sobre o Guernica!!!!!
Lara
Maria e Guilherme
23/09/2016
11 milhões
Paulo Topa (ver comentário Sala11):
Nós não sabemos se somos 11
milhões de portugueses.
Somos vistos no blogue por quase
25 mil pessoas.
Gostávamos ser vistos por 11
milhões de pessoas!!!
Rafaela
Oliveira e Cátia Sofia
23/09/2016
quinta-feira, 22 de setembro de 2016
A pomba da Paz
O símbolo da pomba quer dizer Paz
porque o ramo de oliveira veio da terra e a pomba levou-o para a Arca de Noé.
Rodrigo
Almeida e Nélson
22/09/2016
quarta-feira, 21 de setembro de 2016
Dia Internacional da Paz
A Paz é tão importante que tem dois símbolos e dois dias no calendário!
Estivemos a desenhar o símbolo da Paz, mais parecido com o que nós nos lembrávamos:
Estivemos a desenhar o símbolo da Paz, mais parecido com o que nós nos lembrávamos:
A pares, usamos a régua e o compasso. Recordámos a circunferência e o diâmetro.
Dia Internacional da Paz
Nós sabemos que a Paz é um Direito! (ver Carta a todos os Presidentes)
Mas, será que temos mais Direitos?
Estivemos a conversar sobre
Mas, será que temos mais Direitos?
Estivemos a conversar sobre
Os nossos Direitos
Os Direitos da Criança, de todas as crianças!
Alguns menin@s explicaram melhor a sua ideia...
Será algum destes o símbolo da Paz?
Área e Perímetro
Ontem fizemos um desenho livre, em papel quadriculado, para recordarmos o que é a 'Área' e o 'Perímetro'.
Será que este trabalho está correto? Porquê?
Será que este trabalho está correto? Porquê?
segunda-feira, 19 de setembro de 2016
Sala 11
Estivemos a atualizar o nosso blogue:
O responsável do blogue e uma colega escreveram o texto no computador:
Já não somos 18 alun@s, somos 24: 18 do 3º ano e 6 do 4º ano!
Gostamos de tudo o que fazemos na sala de aula porque trabalhamos e aprendemos de maneira diferente.
Gostamos de tudo o que fazemos na sala de aula porque trabalhamos e aprendemos de maneira diferente.
Também
já não estamos na sala 11,estamos na sala 5! A sala 5 é maior do que a sala 11.
Vamos
manter o nome do blogue porque:
começamos este projeto no nosso primeiro ano;
começamos este projeto no nosso primeiro ano;
somos
vistos em quase todos os países.
Somos
a sala 11 para 11… milhões!
Texto coletivo
Subscrever:
Mensagens (Atom)