quarta-feira, 19 de abril de 2017

O 1º dia


 Hoje de manhã estivemos em C.C.E. [Conselho de Cooperação Educativa] para decidirmos o tempo para tudo o que vamos fazer.
Vamos começar o projeto "Timor Leste", vamos cantar em Língua Gestual Portuguesa a música 'Mai fali e'.
Vamos apresentar o projeto "Timor Leste" à Manuela Castro Neves, talvez no dia 22 de maio!!!
Vamos continuar o projeto 'O Princípio' e vamos fazer "Os óculos do leão" em Origami!
Guilherme
 C.C.E.

'Ata' individual 

No Tempo de Trabalho Autónomo:






No 'Ler, mostrar e contar', partilhando

quinta-feira, 6 de abril de 2017

'Mai fali e' para os pais



Cada um se encarregou de convidar os pais/ familiares.


Também cantámos a canção que aprendemos com a professora Susana, de Música.

Alguns pais não puderam vir, vamos combinar melhor para a próxima!

Todos a ler, na E.B. 2,3 de Perafita

Porque gostamos de ler e aceitámos o convite da professora Lúcia, fomos atá à Biblioteca Escolar da E.B. 2,3!


O livro escolhido foi:


A Bianca e a Inês Filipa leram para o 8º ano.


O alunos ficaram gostaram muito e surpreendidos: elas leram muito bem!


Depois do intervalo e de termos surpreendido a professora Lúcia e o professor Pedro Albuquerque, o Guilherme e a Inês Filipa leram para o 5º ano.


Vimos muitos colegas/ amigos nossos, por isso quisemos cantar-lhes 'Mai fali e'!


No fim, traduzimos a letra da canção e explicámos o nosso projeto 'Timor Leste'!

terça-feira, 4 de abril de 2017

'Mai fali e' na Biblioteca Escolar

Aproveitámos e surpreendemos o professor Pedro Albuquerque e a professora Lúcia Ribeiro!


O Rúben e o Rodrigo Almeida leram-nos e entregaram um postal que tinham escrito durante o Tempo de Trabalho Autónomo ao professor Pedro!


O Princípio - A CARTA foi entregue!

Fomos à E.B. 2,3 e entregámos a carta ao 
Excelentíssimo Senhor Diretor do nosso Agrupamento de Escolas.

segunda-feira, 3 de abril de 2017

"Mai fali e" para a professora Susana


Hoje surpreendemos a professora Susana, de Música!


Amanhã será a vez dos pais!

Sala 3


Nós, o blogue e... as leituras!

Em Conselho de Cooperação Educativa lemos o comentário da professora Lúcia Ribeiro.

Decidimos que iriamos aceitar o seu convite!

Vamos à E.B.2,3 no dia 4 de abril!

Nós e Timor Leste

No Diário de Turma surgiram duas propostas:
 "Eu proponho que nós cantemos
'Mai fali e'
para os pais e colegas."
Gabriel e Guilherme

"Eu proponho cantar a música
'Mai fali e'
à professora de Música."
Leonardo Silva

No Conselho de Cooperação Educativa conversámos e decidimos:

As propostas foram aceites.

O Princípio - a carta




domingo, 2 de abril de 2017

Ungali - texto a pares



Nós gostámos de ir à EB2,3 para ouvir ume estória chamada "Ungali". A estória se passava no Quénia e a autora é Elsa Serra, mas quem leu o livro para nós foi o professor Pedro Albuquerque!

Na estória falava de animais que estavam cheios de fome e de sede, então decidiram caminhar, até que encontraram uma árvore muito grande: os macacos subiram à árvore para tirar os frutos, mas caíram de rabo no chão! Nem o rinoceronte conseguiu fazer os frutos caírem.
Então a gazela se ofereceu e foi até ao leão. Lá disse:
- Senhor leão! Senhor Leão!
- Ah, gazela, o que é que foi?
- Queria perguntar qual é a palavra secreta para caírem os frutos.
- Ah, a palavra chave é 'Ungali'! Agora vai-te embora
A gazela foi a correr e quando chegou...
- Ups! Só me lembro que termina em 'i'...
O elefante chegou e disse:
- Vou eu, então! Eu não me esqueço!
Ele foi a correr e perguntou ao leão. O leão disse:
- já estou farto de dizer! É 'Ungali'! Agora vai-te embora!
O elefante desatou a correr, quando chegou ele disse:
- Ups! só me lembro que começa por 'U'...
Então a tartaruga disse:
- Eu vou lá!
Disseram os animais:
- Tu?! tue tens um cérebro muito pequenino!!
Mas ela não ligou e foi ter com o leão.
- Senhor leão? - e tira um bigode ao leão para o acordar.
-Aaaaaah! - gritou o leão - o que queres?
- Qual é a palavra secreta? - perguntou a tartaruga.
- A palavra secreta é 'Ungali'! Agora vai-te embora que eu quero dormir!
E lá foi a tartaruga a dizer 'Ungali' cada sempre que dava um passo, mas ela começou a ficar com a língua inchada...
O elefante percebeu o que ela estava a dizer com a sua voz e disse:
- Ungali!
E os frutos começaram a cair e nunca mais os animais sentiram fome!

Depois da estória fizemos um origami. Foi um leão. Gostámos muito!

No fim a professora Lúcia Ribeiro deu-nos uns livrinhos pequeninos, muito giros.

Obrigada professor Pedro Albuquerque e professora Lúcia Ribeiro!

Fim

Bianca e Ana Sofia

quarta-feira, 29 de março de 2017

Ungali

Na Biblioteca Escolar da E.B.2,3 de Perafita 
com a professora Lúcia Ribeiro e o professor Pedro Albuquerque:



Textos e ilustrações individuais:
 






segunda-feira, 20 de março de 2017

O Princípio - do brincar ao recreio

Durante o primeiro período trabalhámos os Direitos da Criança.

Descobrimos que o Direito mais importante é brincar.

No primeiro dia, no princípio do segundo período a nossa professora leu-nos "O Princípio".

Conversámos sobre o livro, sobre "o princípio de algo" e descobrimos que brincar é o princípio de tudo!

Durante a conversa, surgiu a ideia de fazermos um inquérito  às crianças todas da escola, sobre "brincar".

Fizemos o tratamento de dados, a pares numa folha. Depois, a pares, copiámos as tabelas de frequência absoluta para o excel e fizemos os gráficos!

Ao longo destas semanas fomos tirando conclusões, sala a sala e finalmente da escola.

Decidimos fazer um novo inquérito, sobre o recreio.




De um projeto surgiu outro projeto!

Texto coletivo

O problema

No 'Ler, mostrar e contar', o Guilherme partilhou o problema que inventou:


Em coletivo, melhorámo-lo:


Há muito, muito tempo, a menina Núria foi comprar 100 gelatinas de banana, 588 morango e 777 melancias. 

a) Quantas frutas é que ela comprou?

R: ___________________________

b) Quando chegou a casa, a Núria repartiu todas as compras com os seus quatro irmão. Que quantidade calhou a cada um?

R: ______________________________

Depois tentámos resolvê-lo individualmente, no caderno.


Pintura

Gabriel Monteiro

A história do rato, do gato e do cão