No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quinta-feira, 19 de abril de 2018
Ângulos
- Professora, fiz estas figuras geométricas, estão bem?
- Vamos ver... o que é um retângulo?
...
- Vamos lá medir os ângulos...
- Estão mal... como posso fazer para ficar bem?
(as várias tentativas foram para o papelão, antes que eu as pudesse registar)
- Vamos ver... o que é um retângulo?
...
- Vamos lá medir os ângulos...
- Estão mal... como posso fazer para ficar bem?
(as várias tentativas foram para o papelão, antes que eu as pudesse registar)
BioBlitz
No dia 16 de abril fomos ao Parquede Serralves.
Uma menina, chamada Mafalda
levou-nos até ao Campo de Ténis.
Nós não conseguimos estar quietos,
por isso fomos dar uma voltinha. Passámos por um sobreiro, por uma fonte que
tinha água muito azul e à frente tinha uma casa cor-de-rosa.
Voltámos ao Campo de Ténis e fomos
ter com a nossa cientista, Inês Lima!
Falámos um pouco de uma planta
Briófita: o musgo. O musgo é uma planta primitiva. O musgo reproduz-se através de esporos, não de flores.
Fizemos uma atividade!
A nossa cientista tinha feito uma
pasta, misturando com a varinha mágica musgo, iogurte natural açucarado e água.
Com essa pasta pintámos desenhos. Trouxemos os desenhos e agora vamos continuar
a atividade: temos que ir molhando a pasta.
Para nós a visita foi muito divertida.
Gostámos muito de fazer o desenho e de conhecer o Parque de Serralves.
Gostámos de saber que nos dias 21 e 22 de abril podemos voltar!
Rafaela e Gabriel
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
quarta-feira, 18 de abril de 2018
A visita do Filipe Pinto!
No dia 11 de abril, o Filipe Pinto veio à nossa Biblioteca Escolar falar do seu livro "O Planeta limpo do Filipe Pinto".
O Filipe Pinto é um cantor, engenheiro florestal e escritor!
O Filipe Pinto e o Fábio contaram-nos o primeiro capítulo do livro. Fizeram-nos perguntas e cantámos "Mundo a reciclar": o Fábio esteve a fazer a dança e nós estivemos a imitá-lo.
6 menin@s da nossa turma ficaram na Biblioteca, à espera que o Filipe Pinto autografasse os livros.
A Lara Maria foi vender um jornal e o Filipe Pinto pediu-lhe 10!
A Ana Beatriz, a nossa Presidente, ofereceu um carvalho do nosso viveiro ao Filipe Pinto.
O Filipe Pinto vai plantar o nosso carvalho!
O Filipe Pinto é um cantor, engenheiro florestal e escritor!
O Filipe Pinto e o Fábio contaram-nos o primeiro capítulo do livro. Fizeram-nos perguntas e cantámos "Mundo a reciclar": o Fábio esteve a fazer a dança e nós estivemos a imitá-lo.
6 menin@s da nossa turma ficaram na Biblioteca, à espera que o Filipe Pinto autografasse os livros.
A Lara Maria foi vender um jornal e o Filipe Pinto pediu-lhe 10!
A Ana Beatriz, a nossa Presidente, ofereceu um carvalho do nosso viveiro ao Filipe Pinto.
O Filipe Pinto vai plantar o nosso carvalho!
Texto coletivo
A Buxinha da cabana de doces
Numa manhã 24 meninas e meninos passearam na floresta da Buxinha . Andaram e viram uma cabana de doces com uma bela mulher na porta, mas não sabiam que a mulher era a Bruxinha. Os meninos e as meninas comeram a cabana começando no telhado de chocolate e acabando no chão de goma . Então, com fome a Bruxinha tentou comer as crianças, mas elas foram mais inteligentes e meteram a Bruxinha no forno.
FIM
Juliana
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
quinta-feira, 12 de abril de 2018
quarta-feira, 11 de abril de 2018
sexta-feira, 23 de março de 2018
Semana da Leitura - Todos a Ler
Fomos à Biblioteca Escolar da E.B.2,3 ler e ouvir ler, hoje recebemos três familiares (mães e irmã) que vieram ler para nós!
Ouvimos...
"Gui e descoberta da magia do faz-de-conta"
"O dia em que o mar desapareceu"
"A horta do Simão"
Conversámos sobre cada história. Aceitámos desafios!
Acabámos o segundo período a refletir sobre a importância da leitura e da escrita; a importância de protegermos o mar e a natureza e sobre a importância da partilha!
Ouvimos...
"Gui e descoberta da magia do faz-de-conta"
"O dia em que o mar desapareceu"
"A horta do Simão"
Conversámos sobre cada história. Aceitámos desafios!
Acabámos o segundo período a refletir sobre a importância da leitura e da escrita; a importância de protegermos o mar e a natureza e sobre a importância da partilha!
quinta-feira, 22 de março de 2018
Todos a Ler, na E.B.2,3
Hoje, dia 20 de março, fomos à Biblioteca Escolar da E.B.2,3 ler a nossa história "A cobra, o tigre e o passarinho" em kamishibai.
Primeiro uma turma de 6º ano leu para nós "O Sapo Apaixonado". Quando acabaram pediram para nós lhes lermos a nossa história!
Ainda tivemos tempo para uma surpresa: cantámos, à capela, 'Mai fali e' e 'PAZ'.
@s menin@s gostaram muito!
Depois do recreio lemos para outra turma de 6º ano. Também cantámos para el@s!
Ensinámos algumas palavras em Língua Gestual Portuguesa.
Passado um bocado lemos para duas turmas de 5º ano, três colegas nossos do ano passado estavam lá!
Com os nossos colegas cantámos 'Mai fali e' e, depois, 'PAZ'.
Primeiro uma turma de 6º ano leu para nós "O Sapo Apaixonado". Quando acabaram pediram para nós lhes lermos a nossa história!
Ainda tivemos tempo para uma surpresa: cantámos, à capela, 'Mai fali e' e 'PAZ'.
@s menin@s gostaram muito!
Depois do recreio lemos para outra turma de 6º ano. Também cantámos para el@s!
Ensinámos algumas palavras em Língua Gestual Portuguesa.
Passado um bocado lemos para duas turmas de 5º ano, três colegas nossos do ano passado estavam lá!
Com os nossos colegas cantámos 'Mai fali e' e, depois, 'PAZ'.
Lara Maria e Juliana
Dia da Árvore
Hoje, dia 21 de março de 2018, fomos à E.B.2,3 plantar o nosso querido carvalho!
Tivemos ajuda dos alunos do 6º ano e da professora Fátima, demorou algum tempo, mas ficámos contentes com o resultado!
Tivemos ajuda dos alunos do 6º ano e da professora Fátima, demorou algum tempo, mas ficámos contentes com o resultado!
Para o próximo ano, vamos cuidar muitíssimo bem do nosso carvalho!
Guilherme e Cátia
quarta-feira, 21 de março de 2018
quinta-feira, 15 de março de 2018
A cobra, o tigre e o passarinho
No próximo dia 20 de março vamos 'Ler para os outros', a propósito da Semana da Leitura.
Vamos ler a duas turmas de 5º ano (onde esperamos encontrar colegas do ano passado).
Vamos ler a duas turmas de 5º ano (onde esperamos encontrar colegas do ano passado).
Levamos a nossa história!
Estamos a treiná-la...
A vinda da Mariana Machado e da Talita à nossa sala deu-nos ideias!
quarta-feira, 14 de março de 2018
O cavalinho e os três amigos
Era uma vez um cavalinho que estava à procura de amigos para brincar. Apareceram três animais: um lobo, uma raposa e um coelhinho, os três animais eram amigos e quando viram o cavalinho disseram:
- Olá!
- Olá! - respondeu o cavalinho.
Passado algum tempo, os três amigos conheceram melhor o cavalinho e perguntaram:
- Queres ser nosso amigo?
- Sim!!!
Então ficaram amigos para sempre e brincaram muito!
- Olá!
- Olá! - respondeu o cavalinho.
Passado algum tempo, os três amigos conheceram melhor o cavalinho e perguntaram:
- Queres ser nosso amigo?
- Sim!!!
Então ficaram amigos para sempre e brincaram muito!
Fim
Inês Almendra
terça-feira, 13 de março de 2018
Xico
A Cátia e a Juliana leram-nos "Xico", de Paula Carballeira.
A pares imaginámos um fim para a história...
E ilustrámos...
Os textos vão para o 'Jornal d@s Amig@s'!
Resumo “O casamento da gata”
Pedro Leitão (ilustrador) Luisa
Ducla Soares (escritora)
Os pais de uma gata a queriam casar
Tinham padrinhos para apadrinhar
Mas faltava o cozinheiro para
cozinhar.
Vamos lá procurar!
Não foi difícil arranjar,
Gostei muito e espero um dia também
saber rimar!
Rúben
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
A leitura à sala 8
Ontem, dia 1 de março de 2018,
fomos ler à sala 8.
O livro era: “Quero uma mamã
robot”!
Depois de lermos o livro fizemos
perguntas e os meninos fizeram um desenho sobre a história!
Gostámos muito de ir ler á sala 8 !
Rúben e
Inês Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
sexta-feira, 9 de março de 2018
quinta-feira, 8 de março de 2018
Dia Internacional da Mulher
São mulheres sensíveis.
As pétalas são lágrimas.
As pétalas são vida.
As pétalas são vitórias.
São mulheres que encantam.
São mulheres delicadas.
Obrigada Dra. Rosário!
quarta-feira, 7 de março de 2018
Sementeira de Loureiro
Estivemos a observar o sementeira do loureiro , porque estávamos preocupados:
- Terão as sementes de loureiro apodrecido?
- Porque é que as sementes de loureiro ainda não germinaram?
Fomos procurar a resposta às nossas preocupações à internet:
A semente de loureiro demora muito tempo (meses) a germinar!
Temos que continuar a cuidar das nossas sementes com paciência e colocá-las em mais terra.
As sementes são como nós: cada uma tem o seu ritmo!
- Terão as sementes de loureiro apodrecido?
- Porque é que as sementes de loureiro ainda não germinaram?
Fomos procurar a resposta às nossas preocupações à internet:
A semente de loureiro demora muito tempo (meses) a germinar!
Temos que continuar a cuidar das nossas sementes com paciência e colocá-las em mais terra.
As sementes são como nós: cada uma tem o seu ritmo!
Texto coletivo
terça-feira, 6 de março de 2018
O croché e a Matemática
Já temos 4 quadrados de croché para a Árvore dos Compromissos!
Em grupo estivemos a medir e a calcular o Perímetro e a Área de cada quadrado.
Temos dois iguais!
Fizemos estimativas... O mais pequeno, vermelho, é um quarto do verde!
O registo:
segunda-feira, 5 de março de 2018
Dar sentido ao croché
Quando o gosto pelo croché é verdadeiro... surgem novos projetos!
(Quem não se lembra da Mariana Machado?)
sexta-feira, 2 de março de 2018
Cabo Verde, a avaliação
No dia 26 de fevereiro, comunicámos o projeto “Cabo Verde” aos
nossos pais e familiares, na nossa sala de aula.
Decidimos comunicar por ordem alfabética ao contrário: a começar
no Rúben.
Depois da comunicação tentámos dançar ao som de uma música cabo-verdiana
(como a professora Inês, de Música, nos ensinou), mas só sabíamos a
coreografia.
Os nossos familiares deram-nos os parabéns porque adoraram o
nosso projeto e a nossa comunicação!
Alguns meninos estavam distraídos.
Gostámos muito de cantar “Sodade” com os pais (não estava combinado!),
de aprender sobre a História de Portugal e do Mundo.
No dia 28 de fevereiro, comunicámos o projeto “Cabo Verde” para
a professora Inês, o pai do Guilherme conseguiu vir nesse dia!
Apesar de terem faltado três meninas, a apresentação correu
muito bem!
A professora Inês pôs a canção “Ilha de Santiago”, de Mayra
Andrade, e organizou-nos para dançarmos. Desta vez conseguimos dançar!
O pai do Guilherme deu-nos os parabéns!
A professora Inês disse que somos uma turma fantástica! Disse
que vai ter saudades nossas e prometeu vir visitar-nos.
A comunicação do dia 28 correu melhor porque estávamos mais
calmos e confiantes!
Texto
coletivo
4ºBR
Subscrever:
Mensagens (Atom)