Hoje ouvimos dois segredos: o do dedo mindinho e o do anelar!
Ouvimos a 1ª e a 2ª história da Maria Alberta Menéres no CD.
http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/bibliotecadigital/elivro.php?id=dezdedosdezsegredos
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quinta-feira, 13 de novembro de 2014
quarta-feira, 12 de novembro de 2014
segunda-feira, 10 de novembro de 2014
Ler, mostrar e contar
No Tempo de Trabalho Autónomo as crianças podem trabalhar a pares. Quando assim é, o trabalho partilha-se a pares.
Ficheiro de tangram:
Comentários dos colegas:
- Que número é?
- Está bem feito!
- Está bem pintado!
- Fizeram um bom trabalho!
Ficheiro de tangram:
Comentários dos colegas:
- Que número é?
- Está bem feito!
- Está bem pintado!
- Fizeram um bom trabalho!
sexta-feira, 7 de novembro de 2014
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
Hora do conto
Depois de ouvirem 'A Galinha Ruiva ", de António Torrado, as crianças concluiram que os animais deveriam ajudar a galinha e ouviram' O Burro e o Grão", de Shila.
'Os animais em reunião', como nós em Conselho de Cooperação Educativa.
Ao ajudarmos os outros ficamos felizes e aprendemos.
'Os animais em reunião', como nós em Conselho de Cooperação Educativa.
Ao ajudarmos os outros ficamos felizes e aprendemos.
Feira de Outono
Ontem foi a Feira de Outono na nossa escola!
Depois de termos ido à feira comprar e vender, voltámos para a sala de aula.
Conversámos muito.
No quadro escrevi:
'Na nossa Feira de Outono havia:'
As crianças foram enriquecendo a lista.
Aproveitando a mistura de bens e produtos existentes perguntei:
- Afinal não era uma Feira da Alimentação... Desta lista, o que pertence ao grupo dos alimentos?
As crianças diziam, eu registava, utilizando a simbologia Matemática.
As 'gomas' geraram confusão. Pertencem ao grupo dos alimentos, mas não são saudáveis.
Conversámos e concluímos que as gomas pertencem ao grupo dos alimentos como as castanhas, mas são diferentes pois as castanhas são frutos, são saudáveis e as gomas não são saudáveis.
Depois de termos ido à feira comprar e vender, voltámos para a sala de aula.
Conversámos muito.
No quadro escrevi:
'Na nossa Feira de Outono havia:'
As crianças foram enriquecendo a lista.
Aproveitando a mistura de bens e produtos existentes perguntei:
- Afinal não era uma Feira da Alimentação... Desta lista, o que pertence ao grupo dos alimentos?
As crianças diziam, eu registava, utilizando a simbologia Matemática.
As 'gomas' geraram confusão. Pertencem ao grupo dos alimentos, mas não são saudáveis.
Conversámos e concluímos que as gomas pertencem ao grupo dos alimentos como as castanhas, mas são diferentes pois as castanhas são frutos, são saudáveis e as gomas não são saudáveis.
quarta-feira, 5 de novembro de 2014
Escrita de textos
No sábado de manhã,
eu estive
no meu quarto
a ver
desenhos animados
no canal Panda
com a minha mãe
e gostei.
Rafaela
com
todos
29-10-2014
terça-feira, 4 de novembro de 2014
sábado, 1 de novembro de 2014
Pictograma
Para fazermos o Pictograma do tempo que fez em três semanas começámos por saber quantos dias tem uma semana e quais são.
(ficámos a saber duas canções sobre os dias da semana)
Depois perguntei:
- Então quantos dias são três semanas?
Enquanto algumas crianças contavam os dias nos mapas do tempo, outras adivinhavam.
- Eu sei outra canção que nos vai ajudar... - disse eu.
Quando comecei a cantar 'As pombinhas da Cat'rina' algumas crianças disseram logo:
- 21! 21!
Quando transformámos a canção em conta:
- Estamos a fazer Matemática! - disse a Juliana.
Construímos o nosso pictograma, com a participação de todos.
Por fim, organizámos os desenhos do Pictograma por ordem crescente.
(ficámos a saber duas canções sobre os dias da semana)
Depois perguntei:
- Então quantos dias são três semanas?
Enquanto algumas crianças contavam os dias nos mapas do tempo, outras adivinhavam.
- Eu sei outra canção que nos vai ajudar... - disse eu.
Quando comecei a cantar 'As pombinhas da Cat'rina' algumas crianças disseram logo:
- 21! 21!
Quando transformámos a canção em conta:
- Estamos a fazer Matemática! - disse a Juliana.
Construímos o nosso pictograma, com a participação de todos.
Por fim, organizámos os desenhos do Pictograma por ordem crescente.
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
quarta-feira, 29 de outubro de 2014
Trabalho de texto - continuação
Hoje começámos o dia lendo o texto da Rafaela.
Descobrimos as palavras e as sílabas que já conhecíamos, vimos as diferenças e semelhanças entre palavras: por todos conseguimos ler o texto da Rafaela!
Depois, a Rafaela, assinou e ilustrou o seu texto que foi afixado no parede.
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Uma experiência divertida
Como tinhamos combinado no Conselho de Cooperação Educativa de sexta feira, a Ana Sofia trouxe dez canetas de tinta para nós experimentarmos.
Começámos por lembrar o protocolo:
Previmos que a tinta se ia espalhar na folha (aprendemos com a última experiência).
A Ana distribuiu as canetas:
E experimentámos:
Depois de vermos os resultados...
Conversámos e vimos o desenho da Ana Sofia:
E concluimos:
Começámos por lembrar o protocolo:
Previmos que a tinta se ia espalhar na folha (aprendemos com a última experiência).
A Ana distribuiu as canetas:
E experimentámos:
Depois de vermos os resultados...
Conversámos e vimos o desenho da Ana Sofia:
E concluimos:
Trabalho de texto
Depois de terem ouvido as novidades, as crianças escolheram a novidades da Rafaela para trabalharmos.
Copiei o texto (o sublinhado foi escrito por mim no caderno da Rafaela):
As crianças voltaram a fazer perguntas à Rafaela, pois as palavras novas são poucas e nós temos muitas para aprender!
No fim, o texto ficou assim:
Copiei o texto (o sublinhado foi escrito por mim no caderno da Rafaela):
As crianças voltaram a fazer perguntas à Rafaela, pois as palavras novas são poucas e nós temos muitas para aprender!
No fim, o texto ficou assim:
Algumas novidades
Hoje foi dia de partilhar as novidades.
As crianças leram e responderam a questões colocadas pelos colegas.
As crianças leram e responderam a questões colocadas pelos colegas.
Novidade do Renato
A novidade do Renato foi especial: o pai fez-lhe uma surpresa e veio festejar os anos com ele!
O Renato quis partilhar a sua felicidade connosco e trouxe um bolo para festejar connosco!
O Renato quis partilhar a sua felicidade connosco e trouxe um bolo para festejar connosco!
Subscrever:
Mensagens (Atom)