terça-feira, 15 de novembro de 2016

Texto livre - Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


Eu gostei de fazer, em Língua Gestual Portuguesa, "Bom dia!"
Nós fizemos "Bom dia" em Língua Gestual Portuguesa, na escola, porque dia 15 de novembro é o Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa.
Bianca


A Susana

Era uma vez uma menina chamada Susana. A Susana disse à mãe:
- Mãe, posso ir passear o nosso cão? E depois posso ir brincar com a Sofia, a Juliana, a Lara Maria e a Cátia?
- Claro que podes!
A Susana, quando chegou a casa tomou banho, depois foi-se vestir porque ia a um restaurante com a mãe e o pai.
Quando chegaram a casa, a Susana vestiu o pijama e escovou os dentes, depois foi para a cama.
De manhã, a Susana tomou o pequeno-almoço, foi-se vestir e foi ao parque brincar com as amigas. Quando a Susana acabou de brincar com as amigas foi para casa. 
Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)
Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

A Joana e os animais

Era uma vez uma menina que se chamava Joana. A Joana era uma menina muito simpática e gostava muito de animais, era muito gentil com eles e nunca lhes fazia mal.
Um dia, a Joana encontrou umas meninas muito más que faziam mal aos animais .

A Joana começou a fazer frente às meninas, a não ter medo delas, para defender os animais.  As meninas viram que a Joana era simpática com os animais e deixaram de fazer mal aos animais. E assim ficaram todos amigos!

Ana Sofia e Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

A estória da menina Núria

Era uma vez uma menina que se chamava  Núria. A Núria foi para a escola ter com as suas amigas para brincar. Quando chegou a casa a Núria pensou um bocadinho e disse:
-Mãe, para a semana faço anos! As minhas amigas podem ir à festa?
-Claro filha! Vamos buscar os convites.
As amigas ficaram contentes quando receberam o convite, que agradeceram.
No dia dos anos da Núria divertiram-se todo o dia!

Ana Sofia
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Bom dia!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Nós, o blogue e os outros... e a Matemática

Escrita de textos livres

Ontem, eu gostei muito de ter brincado com a minha prima. Fui às 11 horas e diverti-me muito, estivemos a brincar às gatinhas e gostei. Quando foi hora de ir embora atiramos fitinhas!
Ana Sofia
(texto escrito na sala de aula,

enviado por e-mail)



Eu gostei que a minha mãe me comprasse um peluche de brincar! É muito fofinho e eu dei-lhe o nome “Bu” porque está sempre a assustar a minha mãe!
Eu gosto muito do Bu!!
Ana Beatriz
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ler para os outros/ Todos a ler


Momentos







Direitos da Criança

Tudo começou quando escrevemos a Carta a Todos os Presidentes, a pedir PAZ porque a PAZ É UM DIREITO!
Conversámos, pensámos e escrevemos os Direitos que nós (crianças) achávamos importantes.
Em coletivo, aprendemos os 10 Princípios dos Direitos da Criança e fizemos uma interpretação em Língua Gestual Portuguesa desses Princípios – nós não sabemos o suficiente de Língua Gestual Portuguesa para fazermos os 10 Princípios dos Direitos da Criança, por isso fizemos as palavras-chave de cada Princípio.
Descobrimos que não fizemos, em Língua Gestual Portuguesa, a palavra-chave mais importante do Princípio 1º: BRINCAR!
Tal como a Mafalda, esperamos que os Direitos da Criança sejam respeitados!

Respeitar não é obedecer.
Respeitar é:
. pensar (também nos outros);
. cumprir regras (sem magoar);
. saber justificar a nossa ideia.

Para sermos respeitados devemos respeitar.
Se queremos dizer a nossa opinião devemos ouvir a opinião dos outros.
Se queremos comer em silêncio devemos fazer silêncio.
Se fazemos alguma coisa, os outros têm o direito de a fazer.

Faz aos outros o que queres que te façam a ti!

Texto coletivo
9/11/2016

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ler para os outros/ Todos a ler


Direitos da Criança - uma interpretação em LGP




Direitos da Criança - Princípio 10º


Princípio 10º:
A criança gozará proteção contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.


Direitos da Criança - Princípio 9º


Princípio 9º:
A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma. Não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; de nenhuma forma será levada a ou ser-lhe-á permitido empenhar-se em qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral.





O H perdeu a perna



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Aprender Matemática

'No tempo dos Reis' é um dos nossos projetos coletivos.

Estivemos a partilhar o que já tínhamos descoberto...

Entre outras coisas:

Já sabemos quando nasceu o primeiro Rei de Portugal.

Já sabemos quando morreu o primeiro Rei de Portugal.

Quantos anos tinha o primeiro Rei de Portugal quando morreu?

Foi assim que aprendemos a fazer o algoritmo da subtração com empréstimo!

Há vizinhos que precisam sempre de alguma coisa!

Hoje estivemos a ver o blogue, os comentários, os países onde somos vistos e não só.

Aproveitámos e calculámos a diferença entre as visualizações do nosso blogue da semana passada para esta semana:



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Direitos da Criança - Princípio 8º



Princípio 8º:
A criança figurará, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.



Direitos da Criança - Princípio 7º


Princípio 7º:
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário. Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.