No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
segunda-feira, 3 de abril de 2017
domingo, 2 de abril de 2017
Ungali - texto a pares
Nós gostámos de ir à EB2,3 para ouvir ume estória chamada "Ungali". A estória se passava no Quénia e a autora é Elsa Serra, mas quem leu o livro para nós foi o professor Pedro Albuquerque!
Na estória falava de animais que estavam cheios de fome e de sede, então decidiram caminhar, até que encontraram uma árvore muito grande: os macacos subiram à árvore para tirar os frutos, mas caíram de rabo no chão! Nem o rinoceronte conseguiu fazer os frutos caírem.
Então a gazela se ofereceu e foi até ao leão. Lá disse:
- Senhor leão! Senhor Leão!
- Ah, gazela, o que é que foi?
- Queria perguntar qual é a palavra secreta para caírem os frutos.
- Ah, a palavra chave é 'Ungali'! Agora vai-te embora
A gazela foi a correr e quando chegou...
- Ups! Só me lembro que termina em 'i'...
O elefante chegou e disse:
- Vou eu, então! Eu não me esqueço!
Ele foi a correr e perguntou ao leão. O leão disse:
- já estou farto de dizer! É 'Ungali'! Agora vai-te embora!
O elefante desatou a correr, quando chegou ele disse:
- Ups! só me lembro que começa por 'U'...
Então a tartaruga disse:
- Eu vou lá!
Disseram os animais:
- Tu?! tue tens um cérebro muito pequenino!!
Mas ela não ligou e foi ter com o leão.
- Senhor leão? - e tira um bigode ao leão para o acordar.
-Aaaaaah! - gritou o leão - o que queres?
- Qual é a palavra secreta? - perguntou a tartaruga.
- A palavra secreta é 'Ungali'! Agora vai-te embora que eu quero dormir!
E lá foi a tartaruga a dizer 'Ungali' cada sempre que dava um passo, mas ela começou a ficar com a língua inchada...
O elefante percebeu o que ela estava a dizer com a sua voz e disse:
- Ungali!
E os frutos começaram a cair e nunca mais os animais sentiram fome!
Depois da estória fizemos um origami. Foi um leão. Gostámos muito!
No fim a professora Lúcia Ribeiro deu-nos uns livrinhos pequeninos, muito giros.
Obrigada professor Pedro Albuquerque e professora Lúcia Ribeiro!
Fim
quarta-feira, 29 de março de 2017
Ungali
Na Biblioteca Escolar da E.B.2,3 de Perafita
com a professora Lúcia Ribeiro e o professor Pedro Albuquerque:
Textos e ilustrações individuais:
terça-feira, 28 de março de 2017
O Príncípio - O Recreio
E agora?
Vamos mandar uma carta à Associação de Pais e à Direção do nosso Agrupamento porque dos 54 alun@s a moda é 'baloiços'.
No 3º período vamos pintar as macacas e a pista de atletismo.
sexta-feira, 24 de março de 2017
quinta-feira, 23 de março de 2017
segunda-feira, 20 de março de 2017
O Princípio - do brincar ao recreio
Durante o primeiro período trabalhámos os Direitos da Criança.
Descobrimos que o Direito mais importante é brincar.
No primeiro dia, no princípio do segundo período a nossa professora leu-nos "O Princípio".
Conversámos sobre o livro, sobre "o princípio de algo" e descobrimos que brincar é o princípio de tudo!
Durante a conversa, surgiu a ideia de fazermos um inquérito às crianças todas da escola, sobre "brincar".
Fizemos o tratamento de dados, a pares numa folha. Depois, a pares, copiámos as tabelas de frequência absoluta para o excel e fizemos os gráficos!
Ao longo destas semanas fomos tirando conclusões, sala a sala e finalmente da escola.
Decidimos fazer um novo inquérito, sobre o recreio.
De um projeto surgiu outro projeto!
Descobrimos que o Direito mais importante é brincar.
No primeiro dia, no princípio do segundo período a nossa professora leu-nos "O Princípio".
Conversámos sobre o livro, sobre "o princípio de algo" e descobrimos que brincar é o princípio de tudo!
Durante a conversa, surgiu a ideia de fazermos um inquérito às crianças todas da escola, sobre "brincar".
Fizemos o tratamento de dados, a pares numa folha. Depois, a pares, copiámos as tabelas de frequência absoluta para o excel e fizemos os gráficos!
Ao longo destas semanas fomos tirando conclusões, sala a sala e finalmente da escola.
Decidimos fazer um novo inquérito, sobre o recreio.
De um projeto surgiu outro projeto!
Texto coletivo
O problema
No 'Ler, mostrar e contar', o Guilherme partilhou o problema que inventou:
Em coletivo, melhorámo-lo:
Há muito, muito tempo, a menina Núria foi comprar 100 gelatinas de banana, 588 morango e 777 melancias.
a) Quantas frutas é que ela comprou?
R: ___________________________
b) Quando chegou a casa, a Núria repartiu todas as compras com os seus quatro irmão. Que quantidade calhou a cada um?
R: ______________________________
Depois tentámos resolvê-lo individualmente, no caderno.
Nós, o blogue e os outros... na Tchéquia!
Hoje descobrimos outro país!
Fomos vistos na Tchéquia, ou República Checa!
Fomos ver onde fica...
Recordámos os países do Continente Europeu que já conhecemos.
quinta-feira, 16 de março de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)