domingo, 2 de abril de 2017

Ungali - texto a pares



Nós gostámos de ir à EB2,3 para ouvir ume estória chamada "Ungali". A estória se passava no Quénia e a autora é Elsa Serra, mas quem leu o livro para nós foi o professor Pedro Albuquerque!

Na estória falava de animais que estavam cheios de fome e de sede, então decidiram caminhar, até que encontraram uma árvore muito grande: os macacos subiram à árvore para tirar os frutos, mas caíram de rabo no chão! Nem o rinoceronte conseguiu fazer os frutos caírem.
Então a gazela se ofereceu e foi até ao leão. Lá disse:
- Senhor leão! Senhor Leão!
- Ah, gazela, o que é que foi?
- Queria perguntar qual é a palavra secreta para caírem os frutos.
- Ah, a palavra chave é 'Ungali'! Agora vai-te embora
A gazela foi a correr e quando chegou...
- Ups! Só me lembro que termina em 'i'...
O elefante chegou e disse:
- Vou eu, então! Eu não me esqueço!
Ele foi a correr e perguntou ao leão. O leão disse:
- já estou farto de dizer! É 'Ungali'! Agora vai-te embora!
O elefante desatou a correr, quando chegou ele disse:
- Ups! só me lembro que começa por 'U'...
Então a tartaruga disse:
- Eu vou lá!
Disseram os animais:
- Tu?! tue tens um cérebro muito pequenino!!
Mas ela não ligou e foi ter com o leão.
- Senhor leão? - e tira um bigode ao leão para o acordar.
-Aaaaaah! - gritou o leão - o que queres?
- Qual é a palavra secreta? - perguntou a tartaruga.
- A palavra secreta é 'Ungali'! Agora vai-te embora que eu quero dormir!
E lá foi a tartaruga a dizer 'Ungali' cada sempre que dava um passo, mas ela começou a ficar com a língua inchada...
O elefante percebeu o que ela estava a dizer com a sua voz e disse:
- Ungali!
E os frutos começaram a cair e nunca mais os animais sentiram fome!

Depois da estória fizemos um origami. Foi um leão. Gostámos muito!

No fim a professora Lúcia Ribeiro deu-nos uns livrinhos pequeninos, muito giros.

Obrigada professor Pedro Albuquerque e professora Lúcia Ribeiro!

Fim

Bianca e Ana Sofia

quarta-feira, 29 de março de 2017

Ungali

Na Biblioteca Escolar da E.B.2,3 de Perafita 
com a professora Lúcia Ribeiro e o professor Pedro Albuquerque:



Textos e ilustrações individuais:
 






segunda-feira, 20 de março de 2017

O Princípio - do brincar ao recreio

Durante o primeiro período trabalhámos os Direitos da Criança.

Descobrimos que o Direito mais importante é brincar.

No primeiro dia, no princípio do segundo período a nossa professora leu-nos "O Princípio".

Conversámos sobre o livro, sobre "o princípio de algo" e descobrimos que brincar é o princípio de tudo!

Durante a conversa, surgiu a ideia de fazermos um inquérito  às crianças todas da escola, sobre "brincar".

Fizemos o tratamento de dados, a pares numa folha. Depois, a pares, copiámos as tabelas de frequência absoluta para o excel e fizemos os gráficos!

Ao longo destas semanas fomos tirando conclusões, sala a sala e finalmente da escola.

Decidimos fazer um novo inquérito, sobre o recreio.




De um projeto surgiu outro projeto!

Texto coletivo

O problema

No 'Ler, mostrar e contar', o Guilherme partilhou o problema que inventou:


Em coletivo, melhorámo-lo:


Há muito, muito tempo, a menina Núria foi comprar 100 gelatinas de banana, 588 morango e 777 melancias. 

a) Quantas frutas é que ela comprou?

R: ___________________________

b) Quando chegou a casa, a Núria repartiu todas as compras com os seus quatro irmão. Que quantidade calhou a cada um?

R: ______________________________

Depois tentámos resolvê-lo individualmente, no caderno.


Pintura

Gabriel Monteiro

A história do rato, do gato e do cão


Experiências


O resumo


Resumo "Uma vaca de estimação"


Figura de urso


No fim de semana


Nós, o blogue e os outros... na Tchéquia!

Hoje descobrimos outro país!

Fomos vistos na Tchéquia, ou República Checa!


Fomos ver onde fica...



Recordámos os países do Continente Europeu que já conhecemos.