Eu gostei de começar a ler para o meu cão.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quarta-feira, 27 de setembro de 2017
Os mil pássaros de Sadako
Andamos a ler, em casa e à vez, “Os mil pássaros de Sadako”.
"Os mil pássaros de Sadako" é uma história triste, mas intensa, porque
se passou em Hiroxima, uma cidade devastada pela guerra.
Em Hiroxima vivia uma menina que disse:
- Vou fazer mil grous em origami e pedir um desejo!
Nós e “Os mil pássaros de
Sadako”
Este ano letivo, o Projeto Conectando Mundos é sobre a PAZ, Nós
vamos participar!
Enquanto o Projeto não começa, vamos pedir ajuda a todos os
professores e professoras do nosso Agrupamento para fazermos mil grous em
origami para realizar um desejo:
PAZ PARA O MUNDO!
Texto
coletivo
27/09/2017
terça-feira, 26 de setembro de 2017
Nas férias
Eu
gostei de ir a Amarante. Fui de carro com a minha mãe e com uma amiga, o meu pai
e os amigos foram de mota.
Vi
um cão que me perseguiu. Ele estava abandonado e eu fiquei com ele! Chama se
Hulk. Brinca muito com a minha cadela!
Gabriel Monteiro
Nas
férias fui a Espanha com os meus avós e gostei que o meu tio do Brasil viesse
cá. Também gostei de ver o Redbul!
Gabriel Monteiro
(textos enviados por e-mail,
revistos com a professora)
segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Aves
Eu e a minha turma gostámos que a professora, na sexta-feira,
lesse um livro que se chama “Aves”. É muito bonito!
Depois chegou a mãe da Núria com um bolo delicioso e cantámos parabéns!
Uma das coisas de que o livro ”Aves” fala é:
Que o homem criou veículos de transporte, deixou de andar e movimentar
o corpo. Sem movimentar o corpo perdemos resistência e ganhamos peso.
Também falamos doutra coisa, falamos do “explicar tudo” e do “aprender
a voar”:
O “explicar tudo” é não nos deixar descobrir as coisas por nós
mesmos, o “aprender a voar” é o que a nossa professora faz: não nos dá logo a
resposta, nós descobrimo-la!
Fim
Texto do Gabriel,
revisto com a Bianca
25/09/2017
quinta-feira, 21 de setembro de 2017
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Como iniciámos o projeto “Brasil”
Tudo começou quando, ontem, a Bianca nos disse que a mãe dela
é voluntária na Associação Mais Brasil.
Vimos a página da Associação Mais Brasil:
O que é a Associação Mais Brasil?
A Associação Mais Brasil é uma associação para as pessoas do
Brasil irem lá matar saudades: quando os brasileiros sentem falta das comidas,
das festas e muitas outras coisas do Brasil, vão lá.
Mas também serve para os brasileiros tirarem dúvidas!
Onde é a Associação Mais Brasil?
Descobrimos que fica em Matosinhos, na Rua da Cruz de Pau.
Depois começámos a escrever as perguntas do que queremos saber
sobre o Brasil.
Texto coletivo
19/09/2017
sexta-feira, 15 de setembro de 2017
O nosso segundo dia de aulas
Hoje de manhã falámos sobre o Trabalho Autónomo.
A seguir ao recreio vimos um filme chamado "O homem que plantava árvores" para sabermos porque vamos plantar árvores. Depois fizemos o desenho.
Guilherme e Rúben
quinta-feira, 14 de setembro de 2017
O que vamos fazer ao longo do ano letivo
Hoje, de manhã, estivemos a combinar o que vamos fazer ao longo do ano letivo.
A nossa professora informou-nos que a professora Mónica, a professora dos nossos correspondentes, mudou de escola.
A nossa professora deu-nos quatro opções:
. ser a nossa professora a falar com a nova professora dos nossos correspondentes;
. sermos nós a escrever aos nossos correspondentes;
. sermos correspondentes da nova turma da professora Mónica;
. desistirmos.
Escolhemos sermos nós a escrever aos nossos correspondentes. Queremos continuar a correspondência que começámos no 1ºano!
CORRESPONDENTES
A nossa professora informou-nos que a professora Mónica, a professora dos nossos correspondentes, mudou de escola.
A nossa professora deu-nos quatro opções:
. ser a nossa professora a falar com a nova professora dos nossos correspondentes;
. sermos nós a escrever aos nossos correspondentes;
. sermos correspondentes da nova turma da professora Mónica;
. desistirmos.
Escolhemos sermos nós a escrever aos nossos correspondentes. Queremos continuar a correspondência que começámos no 1ºano!
PAZ!
Recordámos o incêndio de Pedrógão Grande. Gostámos de saber que a nossa professora nos inscreveu no Projeto Futuro (para plantarmos árvores numa zona ardida).
Vamos continuar a falar de PAZ, do desarmamento nuclear.
Vamos continuar a trabalhar os Caminhos para a Igualdade.
A nossa professora mostrou-nos jornais que fez com as suas turmas antigas. Gostámos e vamos fazer um jornal da nossa turma!
Estivemos a mostrar o blogue à Inês (a menina nova da nossa turma).
Inês Filipa, Guilherme, Nélson e Núria
com todos
terça-feira, 5 de setembro de 2017
Informação
Informação aos Encarregados de Educação do 4ºBR
A receção aos alunos e E.E. será no próximo dia 13 de setembro pelas 11 horas, nas sala 5.
Bom ano!
segunda-feira, 4 de setembro de 2017
terça-feira, 8 de agosto de 2017
terça-feira, 25 de julho de 2017
No Congresso do MEM
Este ano o Congresso do Movimento da Escola Moderna foi em Faro.
O nosso trabalho esteve presente.
A Manuela Castro Neves conheceu a árvore de natal do André!
quarta-feira, 5 de julho de 2017
História Ajudaris
Saiu hoje a lista das histórias selecionadas para o livro da Ajudaris.
A nossa história não foi selecionada, mas a dos nossos correspondentes foi!
Esta é a nossa história, que nos deu muito prazer escrever, refletir sobre o porquê das ações...
A nossa história não foi selecionada, mas a dos nossos correspondentes foi!
Esta é a nossa história, que nos deu muito prazer escrever, refletir sobre o porquê das ações...
A
caminho de Bragança
Uma
família formada por 7 elementos: pai, mãe, filho, filha, avó, avô e tia, foi de
férias para Bragança.
A meio
do caminho o carro deles ficou sem gasolina… e não havia rede para os
telemóveis!
-
Temos que encontrar alguém para nos ajudar! – disse o pai.
Conversaram
e decidiram que era o pai que iria procurar ajuda. Não podiam ir todos porque
os filhos e os avós podiam ficar cansados pelo caminho.
O pai
caminhou, caminhou, caminhou… e encontrou um senhor, perto de uma aldeia:
- Bom
dia! – disse o pai.
- Bom
dia! – respondeu o senhor – Está perdido?
- Não,
não estou perdido. O meu carro ficou sem gasolina, a caminho de Bragança…
- Está
com sorte! Há uma bomba de gasolina aqui perto!
O
senhor deu boleia ao pai até à bomba de gasolina. O pai comprou um garrafão de
gasolina e o senhor deu boleia ao pai até ao carro.
- Até
que enfim, pai! – disseram os filhos, felizes.
A
família agradeceu ao senhor por os ter ajudado.
E
retomaram a viagem para Bragança.
Texto coletivo – 3ºBR –
Escola Básica das
Ribeiras, Agrupamento de Escolas de Perafita
Subscrever:
Mensagens (Atom)