segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Emoções, emojis e cocas...

Hoje foi dia de trabalharmos no projeto do Conectando mundos!

Já tínhamos refletido individualmente sobre as 'Emoções' e as 'Ações', hoje combinámos os emojis e ações a eles associados...





Fomos para o recreio jogar com @s noss@s amig@s!

Ferdinando, o livro

Eu gostei de ler o livro Ferdinando.
Era um touro que só queria estar debaixo de um sobreiro a cheirar as flores e estar sossegado.
Um dia uns homens foram ver qual era o touro mais feroz e mais valente. Eles levaram Ferdinando.


Gabriel
(Texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

A amizade da minha gata

No Domingo, a minha gata fez um amigo novo! Ele estava no muro, do pátio da minha casa. A minha gata estava na janela da lavandaria. A minha mãe achava que a minha gata estava a namorar! Mas não! O gato estava à espera  da minha gata porque ele pensava que ela ia sair e eu descobri que o gato tinha os olhos da mesma cor dos olhos da minha gata.       
              FIM

Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

domingo, 4 de fevereiro de 2018

O meu Herói/ A minha Heroína

Individualmente ilustrámos o nosso herói/ a nossa heroína.


Cada um apresentou o seu herói/heroína à turma:

7 menin@s escolheram a mãe/o pai.
8 menin@s escolheram heróis de B.D.
3 meninos escolheram cantores.

Vamos medir

A Inês Filipa, a Núria e a Lara Maria comunicaram o seu Projeto de Pequeno Grupo: Vamos medir.


Mas...


Precisámos rever o que é MODA

 e MÉDIA

Para isso precisámos aprender o algoritmo da divisão por dois algarismos...
 Transformámos metros em centimetros.
  aproximámos ao número inteiro mais proximo....

 Em coletivo, completámos o 'Plano de Projeto': Conteúdos do Programa obrigatórios.

O cartaz foi corrigido.

E fomos corrigir a moda e a média dos nossos mapas do leite e do tempo!


sábado, 3 de fevereiro de 2018

Mais uma cor nova



A comida falante


Três com Tango




A leitura à nossa sala

Ontem, dia 1 de fevereiro de 2018, o Guilherme e a Juliana leram-nos a história "Três com Tango", na Biblioteca da escola.
No fim, fizemos perguntas e dissemos se gostámos, depois a nossa professora mostrou-nos as imagens e estivemos a falar sobre a história.


Lara Maria
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

Matilde e o gato

Era uma vez… sim é outra das histórias que começam por era uma vez…
Um dia, uma menina chamada Matilde encontrou um gato com uma pata partida. Então a Matilde levou-o para casa e tratou dele. Passados 7 meses, o gato estava melhor e, ela disse:
- Anda, vai ter com @ tua/teu don@!
Mas o gato não foi. Então a Matilde percebeu que o gato era abandonado e decidiu ficar com ele!
Levou-o para dentro de casa, deu-lhe o nome de Bliv e viveram felizes para sempre.

❤FIM❤

Cátia
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Marcadores de livros

Hoje começámos o dia com uma surpresa boa:

a Dra. Rosário ofereceu-nos marcadores de livros com frases que nos fizeram pensar!


Cada um de nós recebeu um marcador, leu-o à turma e interpretámos o significado da frase. Algumas frases vieram de encontro ao que estamos a trabalhar no Conectando Mundos!

Obrigada Dra. Rosário!

Treinando SuperTmatik



Expressão Fisíco-Motora




Preparando a comunicação

Hoje a preparação para a comunicação do Projeto de Pequeno Grupo foi no recreio.


Minha, a coelhinha

"Era uma vez, sim esta é uma daquelas histórias que começam por era uma vez..."


Resposta ao comentário do Paulo Topa

"São todas as diferenças realmente positivas?"

Não, porque há pessoas infelizes que fazem @s outr@s infelizes de propósito.

Umas pessoas fazem guerra e outr@s a paz e a liberdade. Não se deve fazer a guerra porque destrói a paz e a liberdade (Trump).

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

As diferenças como uma riqueza

Hoje ao trabalharmos no projeto Conectando Mundo...


Todos os dias, na nossa sala de aula, aprendemos a ver as diferenças como uma riqueza:
. trabalhamos em cooperação – aprendemos uns com os outros!
. ouvimos e partilhamos ideias/ conhecimentos.