Primeiro escreveram a pares, depois leram no 'Ler, mostrar e contar' e responderam às perguntas dos colegas, finalmente, escreveram no computador:
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quarta-feira, 22 de abril de 2015
terça-feira, 21 de abril de 2015
Tempo de Trabalho Autónomo
Ontem, no Tempo de Trabalho Autónomo:
(A Beatriz (responsável do computador/blogue) pediu ajuda à Inês para escrever a resposta a um comentário no nosso blogue)
(escrita de texto livre a pares)
(ficheiro de simetrias)
(o responsável do Diário de Turma)
(escrita de texto livre)
(escrita de texto livre a pares)
(processamento de texto - resposta para o blogue)
segunda-feira, 20 de abril de 2015
Projeto coletivo - O jogo da macaca
Hoje, começámos um novo projeto coletivo: o jogo da macaca.
Estivemos à espera do Sol.
Em casa, 3 meninos perguntaram como se joga a macaca. Vieram ao quadro mostrar-nos a macaca que trouxeram de casa.
Depois mais meninos e meninas foram desenhas as macacas que conhecem.
Observámos e apontámos para a macaca mais bem desenhada.
Em conjunto descobrimos: A nossa macaca. Registámo-la no nosso caderno diário.
Agora faltam as regras e desenhas A nossa macaca no recreio!
Estivemos à espera do Sol.
Em casa, 3 meninos perguntaram como se joga a macaca. Vieram ao quadro mostrar-nos a macaca que trouxeram de casa.
Depois mais meninos e meninas foram desenhas as macacas que conhecem.
Observámos e apontámos para a macaca mais bem desenhada.
Vimos que todas as macacas têm quadrados e que os quadrados são figuras geométricas desenhadas com linhas retas.
Em conjunto descobrimos: A nossa macaca. Registámo-la no nosso caderno diário.
Agora faltam as regras e desenhas A nossa macaca no recreio!
sexta-feira, 17 de abril de 2015
Uma flor
- Professora, fiz uma flor! - disse-me a Inês Filipa, mostrando-me a apara do lápis.
- Falta-lhe qualquer coisa... vai buscar cola e uma folha. - respondi.
...
- Cola a apara na folha... O que lhefalta?
- O caule.
- E se fizeres a terra, o que falta?
- A semente.
- Só?
- A radícula e o hipocó...tilo, é difícil dizer este nome!
- Então vai desenhar...
...
- Sabes, podias fazer como fizemos para as nuvens do ciclo do tempo de Inglês... - propus.
- OK. - respondeu a Inês Filipa, dirigindo-se para a sua mesa.
...
O Freitas foi ajudá-la.
...
- Vamos fazer a flor mais bonita do mundo!
(note-se que a semente tem a radícula e o hipocótilo já transformado em caule)
Geoplano
Hoje trabalhámos no geoplano, para podermos fazer ficheiros no Tempo de Trabalho Autónomo.
Para aprendermos com o trabalho dos outros:
quinta-feira, 16 de abril de 2015
Um dia diferente
Ontem tivemos meninos de outra sala (1º ano) na nossa sala.
Hoje, o M. veio ao 'Ler, mostrar e contar' partitlhar connosco a atividade de plasticina que fez com a Rafaela: um bolo de chocolate.
Hoje, o M. veio ao 'Ler, mostrar e contar' partitlhar connosco a atividade de plasticina que fez com a Rafaela: um bolo de chocolate.
Ainda nada?
Semeámos cabaças no dia 7 de abril...
A nossa cabaça já tem caule e folhas.
Descobrimos que a ilustração não tem radícula, só tem hipocótilo.
A nossa cabaça já tem caule e folhas.
Ler para os outros
Na quarta-feira, o Guilherme foi ler à sala da sua Educadora, como haviamos decidido em Conselho de Cooperação Educativa. A Rafaela foi fazer-lhe companhia.
A Educadora Albertina cedeu-nos as fotos.
A Educadora Albertina cedeu-nos as fotos.
quarta-feira, 15 de abril de 2015
Trabalho de texto
Hoje trabalhámos o texto da Ana Beatriz.
A Ana Beatriz leu o seu texto, fizemos perguntas e fomos escrevendo as ideias...
Fomos descobrindo que nos estavamos a esquecer de registar ideias...
E descobrimos palavras repetidas....
No Tempo de Trabalho Autónomo, A Ana Beatriz, com a ajuda da Cátia, copiou o texto para o computador.
A Ana Beatriz leu o seu texto, fizemos perguntas e fomos escrevendo as ideias...
Procurámos sílabas nas palavras que conhecemos para nos ajudar a escrever palavras novas...
Procurámos palavras em vários suportes escritos...
(ficheiro de leitura)
Fomos descobrindo que nos estavamos a esquecer de registar ideias...
No Tempo de Trabalho Autónomo, A Ana Beatriz, com a ajuda da Cátia, copiou o texto para o computador.
Ontem de
manhã,
a Beatriz
foi a casa
da madrinha,
de carro
com os pais.
Almoçaram, mas
não dormiram lá.
não dormiram lá.
A Beatriz gostou
de visitar
a madrinha dela.
a madrinha dela.
Ana Beatriz
com todos
terça-feira, 14 de abril de 2015
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Subscrever:
Mensagens (Atom)