No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sexta-feira, 22 de maio de 2015
quinta-feira, 21 de maio de 2015
A Flor vai ver o mar
Depois de ouvirmos a história de Alves Redol conversamos muito, recordamos outras histórias ("Há coisas assim", "A ovelhinha preta"...) e o que aprendemos na visita de estudo. Depois ilustramos.
Ainda tivemos tempo de ouvir "Pronúncia do Norte"... 'corre o rio para o mar'
Conjunto de...
Ainda a propósito da visita de estudo e em jeito de revisões, com "A Flor vai ver o mar" registámos:
Conjunto de:
ovelhas – rebanho
vacas – manada
aves – bando
porcos – vara
lobos – alcateia
árvores
de fruto - pomarA fala dos animais
Ainda a propósito da visita de estudo e em jeito de revisões, com "A Flor vai ver o mar" registámos:
A fala dos animais:
O cão ladra;
O boi muge;
O galo canta;
O cavalo relincha;
A ovelha bale (balir);
O gato mia.
O moinho
A pares escrevemos sobre um dos assuntos que vimos na quinta, copiamos para o computador e no fim juntámos todos os textinhos. Ficou um texto grande!
O moinho
No dia 19 de maio, nós fomos
a uma quinta ver
animais. A quinta “O moinho”
fica em Braga.
Na horta vimos alface, cenoura, pepino, couve, milho, pimento,
cebola, feijão, batata e tomate.
Nós gostamos de ir ao moinho com a Sandra, com a auxiliar Rosa e com a professora
Carla. Vimos a mó a girar com a força da água.
Gostamos de fazer festinhas aos coelhos e à cadela.
Também gostamos de fazer a caça ao tesouro. Formamos dois
grupos de cinco meninas e cinco meninos, um grupo foi com a professora e outro
com a auxiliar Joana. Ganhamos todos um saco de pipocas!
Nós aprendemos que:
. O porco come de tudo, é
omnívoro.
. O cavalo, a égua, o potro, as vacas, os bois, as cabras, os carneiros
e os coelhos comem erva, são herbívoros.
. O espigueiro serve para proteger as espigas de milho dos ratos. O milho fica
seco é debulhado e vai para o moinho ser
transformado em farinha.
. As vacas, as
ovelhas, os coelhos, os porcos e os
cavalos são mamíferos – bebem o leite da mãe.
quarta-feira, 20 de maio de 2015
O veado e a liberdade
No Dia Mundial do Livro tínhamos decidido fazer um livro:
Já está feito e publicado!
segunda-feira, 18 de maio de 2015
O Mapa dos Lanches
Fomos buscar os Mapas dos Lanches de uma semana, ditamos os números da quantidade de fruta, leite, pão, iogurte, bolo, bolacha, sumo, bolicao, barritas... que comemos...
Depois fomos fazer as contas do total da semana:
Depois fomos fazer as contas do total da semana:
sexta-feira, 15 de maio de 2015
A cozinheira do rei
Ainda a propósito dos 5 sentidos, "A cozinheira do rei", de Soledad Felloza.
Depois ouvimos e dançamos: A minha cozinheira...
quinta-feira, 14 de maio de 2015
Projeto coletivo - jogo da macaca
Finalmente veio o Sol!
Pegámos no trabalho realizado
http://sala11ribeiras.blogspot.pt/2015/04/projeto-coletivo-jogo-da-macaca.html
e planificamos o que iríamos fazer:
E fomos para o recreio!
Voltamos à sala e registamos/ avaliamos o nosso projeto:
Pegámos no trabalho realizado
http://sala11ribeiras.blogspot.pt/2015/04/projeto-coletivo-jogo-da-macaca.html
e planificamos o que iríamos fazer:
E fomos para o recreio!
Voltamos à sala e registamos/ avaliamos o nosso projeto:
Agora é só brincar!
quarta-feira, 13 de maio de 2015
Cinco Sentidos
Do texto escrito a pares,
saiu a nossa conclusão, da semana passada, uma semana dedicada aos sentidos, esta uma semana dedicada à escrita coletiva.
saiu a nossa conclusão, da semana passada, uma semana dedicada aos sentidos, esta uma semana dedicada à escrita coletiva.
O bolo de iogurte
Hoje voltamos a trabalhar um texto - o bolo de iogurte.
A pares, as crianças, já tinham escrito partes do texto, que em coletivo lhe tinham sido destinadas:
Depois de lerem à turma, colocámos as ideias por ordem, fomos lendo e alterando, em coletivo, as ideias, tornando-as claras.
A pares, as crianças, já tinham escrito partes do texto, que em coletivo lhe tinham sido destinadas:
Depois de lerem à turma, colocámos as ideias por ordem, fomos lendo e alterando, em coletivo, as ideias, tornando-as claras.
terça-feira, 12 de maio de 2015
Resposta ao comentário
Depois de lermos o comentário escrevemos o texto para a resposta em coletivo:
A Rafaela corrigiu a gralha.
Obrigada por nos ler e ajudar a crescer!
Subscrever:
Mensagens (Atom)