quinta-feira, 21 de maio de 2015

A Flor vai ver o mar

Depois de ouvirmos a história de Alves Redol conversamos muito, recordamos outras histórias ("Há coisas assim", "A ovelhinha preta"...) e o que aprendemos na visita de estudo. Depois ilustramos.



Ainda tivemos tempo de ouvir "Pronúncia do Norte"... 'corre o rio para o mar'

Conjunto de...

Ainda a propósito da visita de estudo e em jeito de revisões, com "A Flor vai ver o mar" registámos:

Conjunto de:
ovelhas – rebanho
vacas – manada
aves – bando
porcos – vara
lobos – alcateia
árvores de fruto - pomar

A fala dos animais

Ainda a propósito da visita de estudo e em jeito de revisões, com "A Flor vai ver o mar" registámos:

A fala dos animais:
O cão ladra;
O boi muge;
O galo canta;
O cavalo relincha;
A ovelha bale (balir);
O gato mia.

O moinho

A pares escrevemos sobre um dos assuntos que vimos na quinta, copiamos para o computador e no fim juntámos todos os textinhos. Ficou um texto grande!

O moinho

No dia 19 de maio, nós fomos   a   uma  quinta  ver   animais. A  quinta  “O  moinho” fica   em   Braga.
Na horta vimos alface, cenoura, pepino, couve, milho, pimento, cebola, feijão, batata e tomate.
Nós gostamos de ir ao moinho com a Sandra, com a auxiliar Rosa e com a professora Carla. Vimos a mó a girar com a força da água.
Gostamos de fazer festinhas aos coelhos e à cadela.
Também gostamos de fazer a caça ao tesouro. Formamos dois grupos de cinco meninas e cinco meninos, um grupo foi com a professora e outro com a auxiliar Joana. Ganhamos todos um saco de pipocas!

Nós  aprendemos  que:

. O  porco come de tudo, é omnívoro.

. O cavalo, a égua, o potro, as vacas, os bois, as cabras, os carneiros e os coelhos  comem erva, são herbívoros.

. O espigueiro serve para proteger  as espigas de milho dos ratos. O milho fica seco é debulhado e vai  para o moinho ser transformado em farinha.

. As   vacas, as ovelhas,  os coelhos, os porcos e os cavalos são mamíferos – bebem o leite da mãe. 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Resposta a um comentário


O Mapa dos Lanches

Fomos buscar os Mapas dos Lanches de uma semana, ditamos os números da quantidade de fruta, leite, pão, iogurte, bolo, bolacha, sumo, bolicao, barritas... que comemos...

Depois fomos fazer as contas do total da semana:


quinta-feira, 14 de maio de 2015

Projeto coletivo - jogo da macaca

Finalmente veio o Sol!

Pegámos no trabalho realizado
http://sala11ribeiras.blogspot.pt/2015/04/projeto-coletivo-jogo-da-macaca.html

e planificamos o que iríamos fazer:

E fomos para o recreio!


Voltamos à sala e registamos/ avaliamos o nosso projeto:


Agora é só brincar!

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Cinco Sentidos

Do texto escrito a pares,



saiu a nossa conclusão, da semana passada, uma semana dedicada aos sentidos, esta uma semana dedicada à escrita coletiva.








O bolo de iogurte

Hoje voltamos a trabalhar um texto - o bolo de iogurte.

A pares, as crianças, já tinham escrito partes do texto, que em coletivo lhe tinham sido destinadas:



Depois de lerem à turma, colocámos as ideias por ordem, fomos lendo e alterando, em coletivo, as ideias, tornando-as claras.

Escrita de texto a pares