Hoje lemos muitos comentários no nosso blogue.
O Sr. Paulo Topa deixou-nos um comentário que nos obrigou a ir outra vez ao dicionário!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sexta-feira, 4 de março de 2016
A Lei da Flor Azul
Ontem, a professora leu "A Lei da Flor Azul". Nós não sabíamos o significado de ternura.
Hoje começámos o dia a procurar o significado no dicionário.
Depois de registarmos no caderno, conversámos e decidimos - com a ajuda das "Dez sementes" - que vamos ter 9 bolbos para cuidarmos a pares.
Seremos carinhosos e meigos uns para os outros.
Hoje começámos o dia a procurar o significado no dicionário.
Depois de registarmos no caderno, conversámos e decidimos - com a ajuda das "Dez sementes" - que vamos ter 9 bolbos para cuidarmos a pares.
Seremos carinhosos e meigos uns para os outros.
Poluição - lixo
Aproveitámos a visita de estudo à Lipor para trabalhar o projeto coletivo Poluição:
Quando metemos o lixo no lixo para onde é que vai?
. Lixo orgânico (caixote preto):
Vai, num camião do lixo, para a Lipor II para ser incinerado,
ou seja, queimado a altíssimas temperaturas.
A Lipor trata e recicla o lixo que
nós separamos para proteger o meio ambiente!
Visita de estudo à Lipor
Visita de
estudo
Nós gostamos de ir à Lipor, em
Baguim do Monte.
Quem nos recebeu foi uma senhora
chamada Maria, muito simpática, que nos explicou o que é o compostor, a
compostagem e o composto. Depois a Maria mostrou-nos a horta da Lipor – Horta
da Formiga. Vimos e aprendemos os nomes de algumas plantas medicinais, também
vimos e cheiramos algumas plantas aromáticas.
Aprendemos que reciclar é muito
importante!
Quando reciclamos, além da matéria
prima - petróleo (plástico), árvores (papel) e areia (vidro) -, estamos a
poupar água!
Mas a Lipor só pode reciclar se nós
fizermos a separação do lixo de forma correta.
Atenção:
. papel utilizado em comida, não
pode ser reciclado;
. papel molhado, não pode ser
reciclado.
Obrigad@ Maria!
Texto coletivo
3 de março de 2016
quarta-feira, 2 de março de 2016
Trabalho de texto coletivo
A Inês Filipa leu-nos um texto muito engraçado, no 'Ler, mostrar e contar':
Além de dizermos à Inês que tem que escrever uma letra mais bonita, descobrimos três erros ortográficos, faltavam muitos sinais de pontuação e trocámos 'está' por 'estão':
Além de dizermos à Inês que tem que escrever uma letra mais bonita, descobrimos três erros ortográficos, faltavam muitos sinais de pontuação e trocámos 'está' por 'estão':
terça-feira, 1 de março de 2016
segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Pequeno Projeto de Pequeno Grupo
A Ana Sofia e a Inês Filipa propuseram-se a responder à pergunta do Sr. Paulo Topa.
Hoje comunicaram-nos o que descobriram:
Hoje comunicaram-nos o que descobriram:
quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016
Poluição - Petróleo
Continuando o projeto coletivo Poluição, hoje fomos à internet procurar resposta para a pergunta:
Lemos, conversámos e vimos imagens. Em coletivo Escrevemos:
O petróleo é um liquido fóssil formado por restos de animais e plantas há milhões de anos.
É muito valioso e necessário para o funcionamento de fábricas, automóveis e veículos motorizados.
MAS é muito poluente!
O
que é o petróleo?
Lemos, conversámos e vimos imagens. Em coletivo Escrevemos:
O petróleo é um liquido fóssil formado por restos de animais e plantas há milhões de anos.
É muito valioso e necessário para o funcionamento de fábricas, automóveis e veículos motorizados.
MAS é muito poluente!
Maruxa
Nós gostámos de ir à sala do
professor Helder ler a estória “Maruxa”. Os meninos bateram palmas e disseram
que nós lemos bem!
O professor Helder disse que nós
podíamos ir lá ler quando quisermos!
Rafaela
Oliveira e Guilherme Filipe
quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016
Poluição - fumo
Voltámos à internet para procurar respostas às nossas perguntas.
Lemos e, em conjunto, compreendemos o que lemos. Escrevemos as respostas usando palavras nossas.
Lemos e, em conjunto, compreendemos o que lemos. Escrevemos as respostas usando palavras nossas.
Porque
é que as fábricas têm que deitar sempre fumo?
O
que é o fumo das fábricas?
Poluição - Questionário
Continuando o nosso trabalho de projeto coletivo 'Poluição'.
Vamos fazer 3 questionários, por isso escrevemos um texto comum:
Já temos as perguntas, vamos pedir ajuda à nossa família e amigos.
terça-feira, 23 de fevereiro de 2016
Poluição
Este período, o tema da Oferta Complementar é "Poluição".
Fomos à procura de resposta para a pergunta:
Descobrimos que
Hoje, procurámos o significado de 'contaminação' e 'degradação', a pares ou individualmente.
Depois reescrevemos o que é poluição:
Poluição é quando as pessoas espalham lixo e estragam o meio ambiente fazendo mal à vida.
. Poluição sonora: barulho
. Poluição térmica: aumento da temperatura do ar e da água
. Poluição do ar
. Poluição do solo
. Poluição da água
Fomos à procura de resposta para a pergunta:
O que é poluição?
Descobrimos que
Hoje, procurámos o significado de 'contaminação' e 'degradação', a pares ou individualmente.
Contaminação - contaminar - contagiar - espalhar
Degradação - estragar
Depois reescrevemos o que é poluição:
Poluição é quando as pessoas espalham lixo e estragam o meio ambiente fazendo mal à vida.
. Poluição sonora: barulho
. Poluição térmica: aumento da temperatura do ar e da água
. Poluição do ar
. Poluição do solo
. Poluição da água
Subscrever:
Mensagens (Atom)