sexta-feira, 4 de março de 2016

Nós, o blogue e os outros

Hoje lemos muitos comentários no nosso blogue.

O Sr. Paulo Topa deixou-nos um comentário que nos obrigou a ir outra vez ao dicionário!




A Lei da Flor Azul

Ontem, a professora leu "A Lei da Flor Azul". Nós não sabíamos o significado de ternura.

Hoje começámos o dia a procurar o significado no dicionário.


Depois de registarmos no caderno, conversámos e decidimos - com a ajuda das "Dez sementes" - que vamos ter 9 bolbos para cuidarmos a pares.

Seremos carinhosos e meigos uns para os outros.

Poluição - lixo

Aproveitámos a visita de estudo à Lipor para trabalhar o projeto coletivo Poluição:

Quando metemos o lixo no lixo para onde é que vai?

. Lixo orgânico (caixote preto):
Vai, num camião do lixo, para a Lipor II para ser incinerado, ou seja, queimado a altíssimas temperaturas.

A Lipor trata e recicla o lixo que nós separamos para proteger o meio ambiente!

Visita de estudo à Lipor

Visita de estudo

Nós gostamos de ir à Lipor, em Baguim do Monte.

Quem nos recebeu foi uma senhora chamada Maria, muito simpática, que nos explicou o que é o compostor, a compostagem e o composto. Depois a Maria mostrou-nos a horta da Lipor – Horta da Formiga. Vimos e aprendemos os nomes de algumas plantas medicinais, também vimos e cheiramos algumas plantas aromáticas.

Aprendemos que reciclar é muito importante!

Quando reciclamos, além da matéria prima - petróleo (plástico), árvores (papel) e areia (vidro) -, estamos a poupar água!

Mas a Lipor só pode reciclar se nós fizermos a separação do lixo de forma correta.

Atenção:
. papel utilizado em comida, não pode ser reciclado;
. papel molhado, não pode ser reciclado.

Obrigad@ Maria!
Texto coletivo

3 de março de 2016

 


 






 




quarta-feira, 2 de março de 2016

Trabalho de texto coletivo

A Inês Filipa leu-nos um texto muito engraçado, no 'Ler, mostrar e contar':

Além de dizermos à Inês que tem que escrever uma letra mais bonita, descobrimos três erros ortográficos, faltavam muitos sinais de pontuação e trocámos 'está' por 'estão':


segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Poluição - Petróleo

Continuando o projeto coletivo Poluição, hoje fomos à internet procurar resposta para a pergunta:

O que é o petróleo?

Lemos, conversámos e vimos imagens. Em coletivo Escrevemos:


O petróleo é um liquido fóssil formado por restos de animais e plantas há milhões de anos.

É muito valioso e necessário para o funcionamento de fábricas, automóveis e veículos motorizados.

MAS é muito poluente!

Caracterizando


Escrevendo a caracterização.


Maruxa

Nós gostámos de ir à sala do professor Helder ler a estória “Maruxa”. Os meninos bateram palmas e disseram que nós lemos bem!
O professor Helder disse que nós podíamos ir lá ler quando quisermos!

Rafaela Oliveira e Guilherme Filipe  




quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Caracterização II


Era uma vez um cão





Poluição - fumo

Voltámos à internet para procurar respostas às nossas perguntas.

Lemos e, em conjunto, compreendemos o que lemos. Escrevemos as respostas usando palavras nossas.

Porque é que as fábricas têm que deitar sempre fumo?

O que é o fumo das fábricas?


Caracterização



Poluição - Questionário

Continuando o nosso trabalho de projeto coletivo 'Poluição'.

Vamos fazer 3 questionários, por isso escrevemos um texto comum:






Já temos as perguntas, vamos pedir ajuda à nossa família e amigos. 

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Poluição

Este período, o tema da Oferta Complementar é "Poluição".

Fomos à procura de resposta para a pergunta:

O que é poluição?

Descobrimos que

Hoje, procurámos o significado de 'contaminação' e 'degradação', a pares ou individualmente.



Contaminação - contaminar - contagiar - espalhar

Degradação - estragar

Depois reescrevemos o que é poluição:

Poluição é quando as pessoas espalham lixo e estragam o meio ambiente fazendo mal à vida.

. Poluição sonora: barulho
. Poluição térmica: aumento da temperatura do ar e da água
. Poluição do ar
. Poluição do solo
. Poluição da água