quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Jornal d@s Amig@s

Uma amostra do que estamos a organizar...

Criatividade

No dia 20 estivemos a dar asas à imaginação...






O resultado:
















A criatividade é um Direito!

Agora, vamos usar estas 'ilustrações' no Jornal d@s Amig@s!

Rimas

A cana é bacana!
A casa tem uma asa!
O oito comeu um biscoito!
O pato partiu o prato!
O urso entrou num concurso!
Portugal é brutal!

Rúben Gil

Problema da Marinete


Alguns meses atrás, numa cidade, uma menina chamada Marinete queria oferecer 3610  sementes de loureiro a várias associações, mas pelo caminho caiu e perdeu a quinta parte das sementes. Conseguiu entregar metade das sementes a duas escolas e o resto a uma associação.
       a)     Quantas sementes perdeu a Marinete?
       b)    Quantas semente entregou na associação?
       c)     Finalmente, quantas sementes a Marinete entregou a cada associação?


Bianca

terça-feira, 21 de novembro de 2017

A Marta e a flor Mágica

Era uma vez uma menina chamada Marta. A Marta estava a passear perto de um jardim com muitas flores, quando cheirou uma flor. A flor enfeitiçou a Marta e a Marta ficou mágica!

A Marta não sabia que a flor era mágica, foi ao jardim, pegou na flor que se transformou numa varinha mágica!

A Marta foi muito rápido contar aos pais o que tinha acontecido! Os pais disseram à Marta que ela tinha muita sorte porque tinha uma varinha mágica para fazer coisas boas!


Ana Beatriz
(texto escrito e revisto na sala de aula,
enviado por e-mail) 

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Tiqui e as crianças

Há 1000 ano atrás vivia, numa vila, uma menina chamada Tiqui.
Tiqui foi às compras com a mãe. Elas foram comprar brinquedos para oferecer a crianças pobres, de várias associações.
Compraram 200000 bonecas; 100250 chávenas; 300500 livros de histórias; 400200 lápis e 400000 cadernos.

1)     Faz a leitura de cada número por extenso, classes e ordens:
1000 – extenso
            classes
            ordens
200000 –

100250 –

300500 –

400200 –

400000 –

2)     Ao todo quantos brinquedos compraram a Tiqui e a mãe?
Faz a leitura do resultado por extenso, classes e ordens.


3)     Calcula a diferença entre o maior e o menor número de brinquedos que a Tiqui comprou.



 Juliana com todos

A propósito do

Dia Universal dos Direitos da Criança 


Os aniversários!

Quarta-feira, dia 15 de novembro, o meu irmão fez anos, ele fez 1 aninho! Ele recebeu muitas prendas!!  
Adorei aquele dia, foi o meu melhor dia de sempre porque passei o dia todo a brincar com ele!!
Lara Maria

Hoje, dia 13 de novembro de 2017, a minha irmã Letícia faz 7 anos! Ontem, quando eu estava em casa da Ana, a madrinha da Letícia, chegou e deu-lhe um conjunto de roupa, deu-lhe uma caixa com pulseiras para fazer. A minha avó Cristina deu-lhe um conjunto de fato de treino e a minha mãe deu-lhe uma cadela que se chama Lucy e a mim deu-me uma manta da Minnie!
Lara Maria
(textos escritos na sala de aula,

enviados por e-mail) 

domingo, 19 de novembro de 2017

Ser indígena

Registos individuais escritos durante a visualização do “Demarcação Já!

. Os índios são atacados.
. Os índios divertem-se.
. Os índios têm coisas na cara.
. Os índios querem proteger todos os seres vivos.
. Todos os índios têm família.
. Não é preciso viver na Amazónia para ser índio!
. Um senhor tem primeiro o nome do meu pai e depois o meu! (Gilberto Gil)
. Diversidade.
. Pacto com a mata.
. Diversos povos.
. Desumana.

Eu penso que um Índio é…

… uma pessoa que cuida das outras. – N.
… uma pessoa que cuida da floresta e quer PAZ. – B.
… uma pessoa que cuida da floresta. – G.
… uma pessoa que cuida da sua vida e das crianças. – I.A.
… uma pessoa que está a sofrer porque lhe estão a destruir a casa. – I.F.
… uma pessoa que gosta do lugar onde está e de cuidar dele. – J.
… uma pessoa que cuida da floresta. – M.
… uma pessoa que ama a sua floresta. – N.
… uma pessoa que cuida da floresta e das crianças. – R.
… uma pessoa que trata da floresta. – R.
… uma pessoa protetora, calma e que não quer sair daquele lugar, o seu. – R.

Vimos dois documentários de um índio Kayapó e sobre o que é ser índio.

Chamamos índio ao indígena brasileiro

NÃO PODEMOS FALAR DO INDÍGENA SEM FALAR DA AMAZÓNIA.


NÃO PODEMOS FALAR DA AMAZÓNIA SEM FALAR DO INDÍGENA.

O Lity e a Gelly

Era uma vez dois lobos, o Lity e a Gelly. Eles eram super irmãos porque estavam sempre juntos!

Às vezes discutiam, mas pronto, a Gelly ía sempre buscar comida porque o Lity tinha medo!

Eles fizeram uma toca numa árvore e todas as manhãs tomavam o pequeno almoço e iam passear.

 Ao final do dia voltavam para a toca, mas sentiam-se sozinhos.

Por sorte, uma menina viu-os sozinhos na toca, achou-os fofinhos e adotou-os!

FIM!

Ana Sofia e Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,

enviado por e-mail)

O caranguejo pobre

Era uma vez um caranguejo que morava na “Atlântida” e era o mais rico, mas num acidente o caranguejo ficou muito, mas muito pobre porque só lhe restava 1€ e ainda perdeu esse 1€.
Nélson
(texto escrito na sala de aula,
envido por e-mail)


sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Sementeira de Loureiro

As sementes chegaram!

Mãos na terra!


Agora vamos cuidar das sementes! 
Aguardamos a germinação...

Brasil



Pesquisando

Continuamos a pesquisa, a pares, nos Projetos de Pequeno Grupo!


A avaliação do trabalho realizado não é esquecida!

As mil penas de tsuru

No passado dia 24 de outubro, a professora bibliotecária Lúcia Ribeiro veio à nossa sala de aula contar-nos a lenda japonesa "As mil penas de tsuru".

Conversámos sobre a lenda.

No fim ilustrámo-la.


sexta-feira, 10 de novembro de 2017

Magusto!



Nós, o blogue e os outros países!

Hoje estivemos a ler os novos comentários no nosso blogue.

Descobrimos alguns erros, mas não tivemos tempo de os corrigir no blogue: fomos descobrir no mapa mais dois países!

 Cingapura ou Singapura!



Ainda passámos pelas Filipinas e Emirados Árabes Unidos (que já tínhamos visto) só pela diversão!