domingo, 18 de fevereiro de 2018

A maior flor do mundo

A Lara Filipa aceitou o desafio de José Saramago: contou a história à sua maneira.

Num dia de sol um rapaz foi com o seu cão passear.
O rapaz viu uma flor arco-íris no topo de um monte e disse:
- Calma, vou-te ajudar!
Quando ele chegou ao topo do monte viu que a flor estava presa. Ele viu uma piscina e uma chave, desceu o monte e foi buscar a chave. Voltou a subir ao monte e libertou a flor! 

Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

Slymi e a Mini Galáxia

Numa galáxia distante...
- Miau, que linda galáxia! Mas eu queria ser um gatocornio (gato unicórnio) como tod@s @s outr@s habitantes! Eu vou partir numa missão e vou precisar dos meus amigos! Miau!
Então a Slymi partiu nessa missão mágica com @s amig@s...
Eles entraram numa nave e foram para a Mini Galáxia. Lá encontraram um lindo castelo de estrelas.
Entraram e encontraram um cristal com uma linda joia! Eles precisaram partir o cristal para conseguir a joia. Quando partiram o cristal a Slymi pegou na joia e...
-Miau! Finalmente eu sou um gatocórnio!
-Viva❤❤❤gritaram tod@s.

E CRIARAM MUITAS AVENTURAS JUNT@S

Bianca e Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
envidado por e-mail)

Paz! Peace!


Obrigada teacher Carla Silva!
Obrigada professora Maria Inês Lima!

A Maior Flor do Mundo

Depois de ouvirmos a história aceitámos o desafio de José Saramago: contámos a história à nossa maneira! Ilustrámos e alguns escreveram...


Partilhámos as ilustrações e só depois vimos as ilustrações originais de João Caetano.

Vimos outra forma de contar a história:

A Maior Flor do Mundo from Fundação Jose Saramago on Vimeo.



Conversámos sobre o que vimos e sobre a história que ouvimos...


"As crianças aprendem com o exemplo d@s adult@s.

O menino foi o Herói da Flor: assumiu a missão de salvar a flor porque quis." 

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Herói? Heroína?

Depois de alguma discussão, fomos ao dicionário para compreendermos quem poderá ser herói/heroína.

Continuamos a discussão e escrevemos, em coletivo, por palavras nossas quem é herói/ heroína:

Croché

Tudo começou quando a Núria leu um texto sobre a corda que a mãe dela lhe ensinou a fazer.

No Diário de turma o Guilherme propôs que a Núria nos ensinasse a fazer croché e nós aceitámos!



Tudo veio de encontro ao projeto "Árvore dos compromissos"!
Ana Sofia e Bianca
com todos



quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Um dia sem a minha GATA KIKA

 Na sexta-feira de manhã, a minha avó vai levar a minha gata ao veterinário para ser castrada. 

Quando eu sair da escola, talvez eu e a minha avó vamos buscar a minha gata ao veterinário ou vou eu e a minha mãe à noite. Depois vou tomar banho e vou  jantar.
Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

domingo, 11 de fevereiro de 2018

A minha caneta nova!

Ontem eu fui ao Jumbo!
Eu fui comprar o eu fato de carnaval, leite , batatas fritas e uma caneta Rosa de gel muito bonita!
Depois eu fui à minha tia para entregar umas ligaduras porque a minha prima partiu o braço.
Depois fomos para casa jantar!
Núria
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

O dia de Carnaval

No dia 9 de fevereiro festejámos o Carnaval!

Foi muito divertido!

Guilherme

Antes do desfile:

Preparar, ao ritmo de "Hoje estou feliz demais/ Hoje estou sorrindo à toa..."

Depois do desfile:


Os dois poemas



Hoje, dia 8 de fevereiro de 2018, duas meninas da sala 8 vieram ler à nossa sala! Elas leram “O gato de 7 vidas” e “Centopeia”, do livro “Mãos no chão e pés no ar”.
Adorei os poemas!
Núria
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

A leitura à nossa sala



Hoje, dia 7 de fevereiro de 2018, duas meninas da sala 8 vieram ler o poema “Rimar” à nossa sala! Leram bem, mas precisam ler mais alto.
Gostei muito!
Núria
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

A pequena Lila


O cocas


Ontem, dia 5 de fevereiro, nós (a turma do 4ºBR) estivemos a fazer cocas.

Eu levei o meu cocas para o recreio e joguei com o Daniel e o Marco do professor Helder, com a Bianca, a Rafaela, a Lara Filipa e o Gabriel da minha sala. Também joguei com a Ritinha da sala da professora Emília.
Inês Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

A leitura à sala amarela


Hoje, dia 5 de fevereiro, nós gostámos de ir ler à sala amarela.

A professora Albertina disse que lemos bem e agradeceu!

Lemos o livro “Ombela”, fizemos perguntas e @s menin@s gostaram!
Inês Filipa e Núria
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)