Hoje fizemos o nosso Coelhinho Calabois "que dá saltos de dois em dois".
Propus que fosse uma pirâmide retangular...
- Vamos por partes: pirâmide... Alguém me sabe explicar o que é uma pirâmide? - professora
- É um triângulo de areia. - Martim
- ???
(viamos as mãos do Martim a formar uma pirâmide, mas não conseguia explicar a imagem)
- É das múmias... - Rúben
- Sim, há as pirâmides do Egipto, mas... O que é uma pirâmide?
- Um triângulo....
- Ou bem que é um triângulo ou bem que é uma pirâmide,,, E retangular?
- Retângulo! (coro)
- Então uma pirâmide retangular tem tringulos e retângulos... quantos retângulos?
- Um! (coro)
- Onde?
- Em baixo!
- Alguém sabe como se chama o "em baixo"?
....
(recorri ao material que tenho na sala e mostrei bases de copos)
- Como se chama isto?
- Base. - Juliana
- E orque é que se chamará base?
- Porque pomos o copo em cima!
- Então a pirâmide retangular tem um retângulo...
- Na base!(coro)
(distribui a planificação e orientei o trabalho)
- Afinal, quantos triângulos tem a pirâmide retangular?
- Quatro! (coro)
Mãos à obra!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!