Hoje nós fizemos o perímetro de qualquer objeto da nossa sala à nossa escolha. Depois fomos ao “Ler, mostrar e contar” amostrar e dizer o perímetro do objeto que cada par escolheu, a Núria ficou sozinha.
A maioria d@s menin@s escolheu um livro, o Freitas e a Lara Filipa escolheram uma caixa, a Ana Beatriz e o Nélson escolheram uma capa e a Juliana e o Martim escolheram a seta do mapa do tempo de Inglês.
No “Ler, mostrar e contar” houve pares que disseram o mesmo perímetro para coisas diferentes: lombada e capa de livros.
Fomos medir o perímetro da nossa mesa.
Descobrimos que não podemos usar palmos como unidade de medida porque começamos com o palmo grande e acabamos com o palmo pequeno – a unidade de medida precisa ser sempre a mesma.
O Gabriel mediu de outra forma, mediu com o lápis!
Para usarmos o lápis como unidade de medida todos os lápis tinham que ser iguais.
Durante a conversa com a professora, o Nélson propôs usarmos um fio para medir o perímetro da mesa.
A Juliana e o Martim não conseguiram medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês: a seta tem um triângulo e nós só sabíamos medir perímetros desenhados em papel quadriculado com linhas retas na horizontal ou na vertical.
Ajudamos a Juliana e o Martim a medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês!
Conclusão:
Podemos continuar a medir perímetros de polígonos desenhados em papel quadriculado.
Podemos medir perímetros de polígonos com fio!
Podemos continuar a medir perímetros de polígonos desenhados em papel quadriculado.
Podemos medir perímetros de polígonos com fio!
Inês Filipa e Juliana
com a ajuda de tod@s
com a ajuda de tod@s