segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto coletivo - Sementes

No dia 4 de fevereiro abrimos os nossos frascos.

Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!

Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.



Por fim registamos individualmente o que vimos.

Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Trabalho de texto

Depois de escrevermos as nossas novidades individualmente, partilhámo-las com a turma.
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:


Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...

Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.



Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Escrita de textos livres

No 'Ler, mostrar e contar':

- Só há grilos no Verão. - Renato

- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?

- pode ser inventado. - outra criança.

- Onde viste o grilo? - Renato

- Ao vir para a escola. - Guilherme

(silêncio)

- Ontem, quando escreveste o texto? - professora

- Sim. - Guilherme

- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Projeto Coletivo - Sementes

No último Conselho de Cooperação do 1º período um aluno questionou:

" A semente pode crescer com Sol?"

Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.

Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.

A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.

Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.

1ª observação:


1º registo:


Após a 2ª observação, 2º registo:


Número 9


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

A galinha vadia

Ontem, a Inês Filipa leu 'A galinha vadia', de António Mota, na Hora do Conto.

Escrita individual


Trabalho de texto

Depois de ouvirmos a leitura das novidades, escolhemos a novidade da Lara Filipa:
- Tem uma palavra nova: 'bicicleta'

Fomos à procura dos bocadinhos, dos sons que já conhecíamos...








Deixámos algumas meninas escreverem as sílabas que elas sabem e:



quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Tantos animais - Gato

Hoje foi a vez de o Guilherme ler à turma a lengalenga 'Gato', de Manuela Castro Neves:


Tempo de Trabalho Autónomo




Trabalho de texto

A novidade escolhida esta semana foi a do Nélson:
"Eu vi um canário."
Durante o momento das perguntas/respostas ao autor descobri que havia um engano e ajudei a esclarecer...
- De que cor era o canário?
- Castanho.
- Onde estava o canário?
- Na rua.
- Quem te disse que era um canário?
- O Morais.
- Mas, o Morais viu o canário?
- Não.

Mostrei imagens de canários e de pardais e perguntei qual deles o Nélson viu.

Concluimos que o Nélson queria escrever:

Depois de sabermos que o Nélson queria reescrever o texto, em rima, dissemos palavras que rimassem com pardal.
O pardal é uma ave pequena.
- E como chamamos a um pardal pequeno?
- Pardalinho.
...
- Pardalito! - Juliana

Então dissemos palavras que rimam com pardalito.

- Nélson, queres que seja pardal ou pardalito?

Depois foi só escrever:

O Nélson viu um pardalito
aos saltinhos no chão
pequenino e bonito
cabe na sua mão.
Nélson 
com todos



Escrita de textos


segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

O pão que comemos

Pegámos nos mapas do lanche da semana passada e fomos descobrir


Primeiro lemos o dia do mês de cada 'Mapa do Lanche'


- Os números estão baralhados!
Depois de os ordenarmos colocámos o sinal correto e... estão por Ordem Crescente.

Recordámos os dias da semana, concluímos que são cinco mapas porque só vamos à escola nos cinco dias úteis da semana. descobrimos a relação entre o dia do mês e o dia da semana.

Cada responsável de grupo e o responsável do mapa dos lanches da semana passada ditaram o número de pães que comemos em cada dia:

Descobrimos em que dia comemos mais pão e em que dia comemos menos pão... depois fizemos outras descobertas:


Finalmente, fizemos o pictograma no caderno diário (recordámos).

Nota: o 'Mapa do Lanche' é um dos instrumentos de trabalho que usamos na sala.


domingo, 18 de janeiro de 2015

O coelhinho branco

Ouvimos a história e o reconto.
O coelhinho branco viu 5 animais...
Quantos olhos viu o coelhinho branco?

Primeiro tentámos responder no caderno:


Depois ouvimos três colegas explicarem como chegaram à resposta:

Um problema não tem uma única forma de resolução, desde que a consigamos explicar.