sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Projeto coletivo - Sementes

Há dez dias iniciámos o projeto Sementes II, no dia 19 fizemos a 3ª observação e o seu registo:




Cada grupo informou a turma do que aconteceu à sua semente.
Todos vimos a semente do grupo 1.

Depois registámos a conclusão no nosso caderno e levantámos uma nova questão:

Agora vamos verificar se o Sol faz falta às sementes, vamos para o projeto Sementes III.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Cozinhando



Ontem, depois de cozinharmos, recordámos e escrevemos o que fizemos.




O meu amor

O meu amor é:

fofinha/ fofinho
engraçado/ engraçada
meiguinho/ meiguinha
gentil
bonita/ bonito
amigo/ amiga


Amigo/ amiga é:

ajudar
ser simpático/ simpática
fazer companhia (brincar com)
partilhar
conversar (ouvir/ falar)
nem sempre concordar


Projeto coletivo - Sementes

Sementes II
Grupo 1 - Sem Sol.

Grupo 2 - sem terra.

Grupo 3 - sem ar.

Grupo 4 - sem água




com Sol

Observando e registando:







Trabalho de texto

O Morais partilhou a sua novidade com a turma.

Para responder a algumas perguntas pediu ajuda à Rafaela e ao Freitas. O Freitas ajudou.

Todos juntos vimos imagens do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e melhorámos o texto:

Escrita de textos livres


segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Projeto coletivo - Sementes

No dia 4 de fevereiro abrimos os nossos frascos.

Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!

Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.



Por fim registamos individualmente o que vimos.

Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Trabalho de texto

Depois de escrevermos as nossas novidades individualmente, partilhámo-las com a turma.
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:


Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...

Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.



Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...



quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Escrita de textos livres

No 'Ler, mostrar e contar':

- Só há grilos no Verão. - Renato

- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?

- pode ser inventado. - outra criança.

- Onde viste o grilo? - Renato

- Ao vir para a escola. - Guilherme

(silêncio)

- Ontem, quando escreveste o texto? - professora

- Sim. - Guilherme

- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora

domingo, 1 de fevereiro de 2015

Projeto Coletivo - Sementes

No último Conselho de Cooperação do 1º período um aluno questionou:

" A semente pode crescer com Sol?"

Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.

Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.

A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.

Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.

1ª observação:


1º registo:


Após a 2ª observação, 2º registo:


Número 9