Há dez dias iniciámos o projeto Sementes II, no dia 19 fizemos a 3ª observação e o seu registo:
Cada grupo informou a turma do que aconteceu à sua semente.
Todos vimos a semente do grupo 1.
Depois registámos a conclusão no nosso caderno e levantámos uma nova questão:
Agora vamos verificar se o Sol faz falta às sementes, vamos para o projeto Sementes III.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015
O meu amor
O meu amor é:
fofinha/ fofinho
engraçado/ engraçada
meiguinho/ meiguinha
gentil
bonita/ bonito
amigo/ amiga
Amigo/ amiga é:
ajudar
ser simpático/ simpática
fazer companhia (brincar com)
partilhar
conversar (ouvir/ falar)
nem sempre concordar
Projeto coletivo - Sementes
Sementes II
Grupo 1 - Sem Sol.
Grupo 2 - sem terra.
Grupo 3 - sem ar.
Grupo 4 - sem água
com Sol
Observando e registando:
Trabalho de texto
O Morais partilhou a sua novidade com a turma.
Para responder a algumas perguntas pediu ajuda à Rafaela e ao Freitas. O Freitas ajudou.
Todos juntos vimos imagens do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e melhorámos o texto:
Para responder a algumas perguntas pediu ajuda à Rafaela e ao Freitas. O Freitas ajudou.
Todos juntos vimos imagens do Centro de Recuperação do Lobo Ibérico e melhorámos o texto:
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Projeto coletivo - Sementes
No dia 4 de fevereiro abrimos os nossos frascos.
Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!
Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.
Por fim registamos individualmente o que vimos.
Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:
Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!
Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.
Por fim registamos individualmente o que vimos.
Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:
domingo, 8 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Trabalho de texto
Depois de escrevermos as nossas novidades individualmente, partilhámo-las com a turma.
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:
Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...
Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.
Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:
Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...
Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.
Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Escrita de textos livres
No 'Ler, mostrar e contar':
- Só há grilos no Verão. - Renato
- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?
- pode ser inventado. - outra criança.
- Onde viste o grilo? - Renato
- Ao vir para a escola. - Guilherme
(silêncio)
- Ontem, quando escreveste o texto? - professora
- Sim. - Guilherme
- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora
- Só há grilos no Verão. - Renato
- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?
- pode ser inventado. - outra criança.
- Onde viste o grilo? - Renato
- Ao vir para a escola. - Guilherme
(silêncio)
- Ontem, quando escreveste o texto? - professora
- Sim. - Guilherme
- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
domingo, 1 de fevereiro de 2015
Projeto Coletivo - Sementes
No último Conselho de Cooperação do 1º período um aluno questionou:
" A semente pode crescer com Sol?"
Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.
Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.
A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.
Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.
1ª observação:
1º registo:
Após a 2ª observação, 2º registo:
" A semente pode crescer com Sol?"
Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.
Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.
A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.
Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.
1ª observação:
1º registo:
Após a 2ª observação, 2º registo:
Subscrever:
Mensagens (Atom)