quinta-feira, 9 de abril de 2015

A borboleta amarela

Hoje, o Morais e o Rúben leram para a turma.


No fim batemos palmas.

Depois de vimos as ilustrações.

Aproveitamos para aprender o que é uma simetria construindo um borboleta em origami.



Decorámos as borboletas...



E elas voaram à procura de flores... encontraram a nossa árvore que ficou feliz!





Trabalho de texto

Ontem de manhã partilhamos as nossas novidades.

A novidade do Rúben não tinha erros ortográficos, mas estava confuso.


Em coletivo, melhorámos o texto do Rúben.

À tarde, durante o T.T.A., o Rúben e a Inês Filipa copiaram o texto para o computador.

Escrita de textos livres


quarta-feira, 8 de abril de 2015

Coelhinho Calabois - o jogo

Depois de um dia de trabalho... jogámos o nosso jogo com os nossos coelhinhos!
Cumprimos as regras e no fim, desta vez, ganhou a Núria, mas a felicidade foi de todos: todos saltamos cinco vezes com os braços no ar!

Tempo de Trabalho Autónomo

Voltámos das férias!
Já estamos em abril e estavamos com muitas saudades do T.T.A.!











sexta-feira, 20 de março de 2015

O jogo do coelhinho de Calabois

Depois de ouvirmos a lengalenga, da Manuela Castro Neves, trabalhámos os números de 2 em 2 até vinte e continuámos a reta numérica até 50!
 




Descobrimos o que são números pares!

Desafiei as crianças a construirmos um jogo, com regras deles a partir do número 22.
Claro que aceitaram o desafio!

As regras foram escritas por todos, no quadro e copiadas para o caderno diário.


Posteriormente transcritas para o computador.


Construímos o coelhinho Calabois, para ser o nosso peão.

http://sala11ribeiras.blogspot.pt/2015/03/coelhinho-calabois.html

Combinámos como seria o caminho do jogo e desenhámo-lo.


E pronto!



Há coisas assim - António Torrado


- Como é que a árvore de encheu de flores? - professora
- Sonhou! - Morais
- E basta sonhar? - professora
- Não, é preciso trabalhar. - Juliana
- E, na história, o que terá acontecido para a árvore se encher de flores? - professora
- Chegou a Primavera!

E a nossa árvore encheu-se de flores e de sonhos.







quarta-feira, 18 de março de 2015

Autoavaliação

Individualmente estivemos a fazer a nossa autoavaliação.

Escrevemos o que gostámos e o que não gostámos...



segunda-feira, 16 de março de 2015

Coelhinho Calabois

Hoje fizemos o nosso Coelhinho Calabois "que dá saltos de dois em dois".

Propus que fosse uma pirâmide retangular...

- Vamos por partes: pirâmide... Alguém me sabe explicar o que é uma pirâmide? - professora
- É um triângulo de areia. - Martim
- ???
(viamos as mãos do Martim a formar uma pirâmide, mas não conseguia explicar a imagem)
- É das múmias... - Rúben
- Sim, há as pirâmides do Egipto, mas... O que é uma pirâmide?
- Um triângulo....
- Ou bem que é um triângulo ou bem que é uma pirâmide,,, E retangular?
- Retângulo! (coro)
- Então uma pirâmide retangular tem tringulos e retângulos... quantos retângulos?
- Um! (coro)
- Onde?
- Em baixo!
- Alguém sabe como se chama o "em baixo"?
....
(recorri ao material que tenho na sala e mostrei bases de copos)
- Como se chama isto?
- Base. - Juliana
- E orque é que se chamará base?
- Porque pomos o copo em cima!
- Então a pirâmide retangular tem um retângulo...
- Na base!(coro)

(distribui a planificação e orientei o trabalho)
- Afinal, quantos triângulos tem a pirâmide retangular?
- Quatro! (coro)

Mãos à obra!