terça-feira, 12 de abril de 2016

Um problema

Hoje, em Matemática, estivemos a responder ao problema do Sr. Paulo Topa, deixado no comentário do texto da Bianca.

Lemos o comentário/problema.




A menina Clara

Era uma vez uma menina chamada Clara, ela tinha 37 rebuçados e ganhou 16. Com quantos rebuçados ela ficou?
Depois chegou o Paulo Topa e comeu só um... mas, como é muito guloso, não resistiu e acabou por comer metade dos que sobravam. Contudo, como é adulto e ainda tem alguma vergonha, foi comprar dois sacos de rebuçados com 77 rebuçados cada um.... Finalmente, chegou a professora Carla e distribui-os por todos os seus alunos, com quantos rebuçados ficou cada um de vós?

Primeiro resolvemos no caderno:
 


















Depois corrigimos no quadro:







 

R: Cada um de nós recebeu 10 rebuçados.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Pokémon

Era uma vez um Pokémon chamado Pikachu,  ele foi ao shopping e comprou: um gelado, uma cenoura e uma banana e foi dormir!

Continua a minha história!!!

Bianca
(escrito na sala de aula, enviado por e-mail)

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Áreas e simetrias

Hoje estivemos a desenhar simetrias.

A professora deu-nos um quadrado com 100 quadradinhos.

Depois de fazermos o eixo de simetria fizemos o desenho - alguns meninos inventaram um desenho, outros copiaram do ficheiro de simetrias.

No fim partilhámos o nosso desenho e o número de quadradinhos que o nosso desenho ocupou no quadrado que a professora nos deu.



A área do quadrado é 100 quadradinhos.

A área dos desenhos variava.

Descobrimos que alguns desenhos ocupavam a mesma área, mas eram diferentes.

A Lei da Flor Azul

Para colocarmos o bolbo da Flor Azul usámos terra e vasos que a coordenadora da nossa escola nos deu. Os vasos já tinham sido usados, reutilizámos.

Para a água não molhar tudo a professora cortou um balde/copo de iogurte, reduzimos.


O tema da Oferta Complementar deste período é "A política dos 4 R's". 



Aproveitámos e vamos saber como é a germinação do bolbo!


Homem Distraído


quinta-feira, 7 de abril de 2016

O problema 17


O senhor Paulo Topa deixou-nos um problema sobre coelhos num comentário:



Deixo-vos um problema sobre coelhos, está em português do Brasil, mas, de qualquer modo, dá para perceber:

Você tem um casal de coelhos. Na primeira semana, eles têm um par de coelhos (total: 4 coelhos). Na segunda semana, eles têm outros par de coelhos (total: 6 coelhos). Na terceira semana, o casal tem mais dois coelhos, mas o primeiro par já tem idade o bastante, para ter outro coelho (total: 10 coelhos). E na quarta semana, já são 16 coelhos, sendo 26 na quinta semana. Então, quantos coelhos você tem em um ano inteiro, e como chegou a este número?

Se calhar um ano inteiro é muito tempo, mas podem sempre reduzir para 6 meses...



Descobrimos que podíamos resolver o problema com uma sequência numérica, o Renato descobriu como podíamos continuar essa sequência. Fizemos muitos algoritmos.




Conseguimos descobrir quantos coelhos nasceram ao fim de 12 semanas (3 meses).
Não continuamos a sequência porque somos alunos do 2º ano!



A Lei da Flor Azul

Estivemos a semear o nosso bolbo da Flor Azul.





quarta-feira, 6 de abril de 2016

E se fosse eu? - a minha mochila

Os nossos vídeos:

Primeiro tirámos tudo da nossa mochila.

Depois dissemos o que levaríamos e porquê. Foi mais fácil para uns que para outros falar sobre a sua mochila.
















Fomos ver as mochilas dos nossos colegas: havia muitas coisas iguais, mas levaríamos coisas diferentes.



Durante o Conselho de Cooperação Educativa (para resolver conflitos) dizemos muitas vezes "E se fosses tu? Gostavas que te fizessem isso?"

Desta vez foi mais difícil imaginarmo-nos no lugar do outro, um refugiado.

Principalmente quando vimos os filmes e os testemunhos de refugiados.

Um problema

A menina Clara

Era uma vez uma menina chamada Clara, ela tinha 37 rebuçados e ganhou 16. Com quantos rebuçados ela ficou?



Bianca 

História do Homem Distraído

Ilustração da Ana Sofia:


O homem distraído


E se fosse eu? Fazer a mochila e partir

Hoje estivemos na pele de refugiados. Trouxemos uma mochila com aquilo que achamos importante. Para uns foi fácil fazer a mochila porque tiveram a ajuda da mãe ou de familiares. Para outros, mesmo com a ajuda da mãe ou de familiares, não foi fácil decidir o que levar na mochila.




Depois cada um de nós mostrou e explicou o que trouxe na sua mochila.


Vimos o que cada um trouxe...



Em silêncio, vimos os testemunhos de refugiados.




Ficámos muito tristes, fizemos muitas perguntas.

Chorámos.


quinta-feira, 24 de março de 2016

Mani e a amiga-sombra

Temos conversado muito sobre os nossos comportamentos e atitudes, não só nos Conselhos de Cooperação Educativa, mas também na Hora do Conto.

Desta vez ouvimos Mani e a amiga-sombra.

Aqui ficam as nossas ilustrações individuais.


sexta-feira, 18 de março de 2016

Conectando Mundos - Caminhos de Igualdade

Gostámos muito de conhecer a Abigail!

Com a Abigail aprendemos que:

·       quando estamos tristes ou zangados podemos fazer o ‘Tear dos Afetos’, ler…, mas não bater nem gritar com @s nosso@s colegas;

·       não há brinquedos só para meninos ou só para meninas;

·       não há cores só para meninas ou só para meninos;

·       não há profissões só para mulheres ou só para homens;

·       as tarefas de casa devem ser feitas por tod@s;

·       devemos ser tod@s amig@s!


Gostámos muito de inventar uma letra nova para o jogo ‘A tod@s fica bem’!




Sabemos que ainda temos muito para aprender porque os ‘Caminhos para a igualdade’ são longos e difíceis: é muito difícil mudar!

Países

Porque fizeram este projeto?


Todos sabíamos: Ninguém lutou para voltar a ser independente? - Paulo Topa

- Se queres saber a resposta, faz um Projeto de Pequeno Grupo! - professora em resposta ao Rúben

A Ana Beatriz e o Rúben comunicaram o Projeto de Pequeno Grupo "Países"


No fim conversámos e até sabíamos que o 1º Rei de Portugal foi D. Afonso Henriques!

A mãe da Ana Beatriz veio assistir!

O Kiko

A Lara Filipa propôs trazer o seu coelho à nossa sala. Nós aceitámos. O Kiko veio hoje à nossa sala de aula!

No fim, fizemos perguntas e escrevemos um texto individual.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Poluição

Um projeto nunca está acabado, projeto coletivo Poluição.


A Tod@s fica bem!

Para o Conectando Mundos - Caminhos de Igualdade - inventámos uma letra diferente de um jogo que todos conhecemos:



O professor Nuno Maia deu-nos uma ajuda no ritmo, obrigad@!

Canídeos e felinos

Ontem, a Núria e o Gilherme comunicaram o seu Projeto de Pequeno Grupo!

A avó do Guilherme e a irmã da Núria vieram assistir!



No fim, avaliámos o projeto e a comunicação.

Todos sabemos que canídeos e felinos são mamiferos.



Escrita de textos livres


quarta-feira, 16 de março de 2016

Todos a ler!

A propósito da Semana da Leitura...











Todos a ler
Ontem tivemos uma tarde diferente: fomos ler a duas turmas do sétimo ano (7ºA e 7ºC), na Biblioteca escolar da E.B. 2,3 de Perafita!
A Lara Maria e a Rafaela, a Núria e a Lara Filipa leram a lengalenga “Pares”,  de Manuela Castro Neves.
A Ana Sofia e o Rúben, a Inês Alexandra e a Inês Filipa leram “Tarte de mamute”.
A Cátia e o Guilherme, a Bianca e o Nélson leram “Maruxa”.
Os meninos gostaram e agradeceram termos lido para eles. Os professores também gostaram muito e ofereceram-nos uma tulipa a cada um de nós!
Foi uma experiência bonita e nem a chuva nos impediu de ir!
Nós gostamos mesmo de ler!
Texto coletivo
16 de março de 2016


Boto

Ontem, dia de Comunicação de Projeto de Pequeno Grupo, duas avós vieram assistir!




E tivemos uma surpresa!


No fim conversámos, tirámos dúvidas e escrevemos um pequeno texto individual no caderno.

sexta-feira, 11 de março de 2016

A menina verde

Nós gostamos de ler à turma “ A menina verde”.
Depois os meninos disseram que o Nélson leu bem.

Gabriel e Nélson