Hoje faltaram muit@s meni@s, devem estar doentes.
Não fizemos o Conselho de Cooperação Educativa, aproveitámos para fazer Trabalho Autónomo.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sexta-feira, 15 de abril de 2016
quarta-feira, 13 de abril de 2016
A história do problema dos rebuçados
(todos os problemas têm uma história)
Ontem, o Paulo Topa deu-nos os parabéns por resolvermos o problema que ele nos mandou! Ficou tão contente que conversou com a professora Carla e combinaram que cada um nos iria dar um rebuçado.
O Paulo Topa e a professora Carla combinaram gastar o mesmo dinheiro.
Havia três qualidades de rebuçados: um rebuçados a dez cêntimos e dois rebuçados de diferentes qualidades a cinco cêntimos cada um.
A professora chegou à sala com dois sacos: um do Paulo Topa e outro dela.
Cada um de nós recebeu três rebuçados!
terça-feira, 12 de abril de 2016
Um problema
Hoje, em Matemática, estivemos a responder ao problema do Sr. Paulo Topa, deixado no comentário do texto da Bianca.
Lemos o comentário/problema.
Lemos o comentário/problema.
A menina
Clara
Era uma vez uma menina chamada Clara, ela tinha 37 rebuçados
e ganhou 16. Com quantos rebuçados ela ficou?
Depois
chegou o Paulo Topa e comeu só um... mas, como é muito guloso, não resistiu e
acabou por comer metade dos que sobravam. Contudo, como é adulto e ainda tem
alguma vergonha, foi comprar dois sacos de rebuçados com 77 rebuçados cada
um.... Finalmente, chegou a professora Carla e distribui-os por todos os seus
alunos, com quantos rebuçados ficou cada um de vós?
Primeiro resolvemos no caderno:

Depois corrigimos no quadro:
R: Cada um de nós recebeu 10 rebuçados.
segunda-feira, 11 de abril de 2016
Pokémon
Era uma vez um Pokémon chamado Pikachu, ele foi ao shopping e comprou: um gelado, uma cenoura e uma banana e foi dormir!
Continua a minha história!!!
Bianca
(escrito na sala de aula, enviado por e-mail)
sexta-feira, 8 de abril de 2016
Áreas e simetrias
Hoje estivemos a desenhar simetrias.
A professora deu-nos um quadrado com 100 quadradinhos.
Depois de fazermos o eixo de simetria fizemos o desenho - alguns meninos inventaram um desenho, outros copiaram do ficheiro de simetrias.
No fim partilhámos o nosso desenho e o número de quadradinhos que o nosso desenho ocupou no quadrado que a professora nos deu.
A área do quadrado é 100 quadradinhos.
A área dos desenhos variava.
Descobrimos que alguns desenhos ocupavam a mesma área, mas eram diferentes.
A professora deu-nos um quadrado com 100 quadradinhos.
Depois de fazermos o eixo de simetria fizemos o desenho - alguns meninos inventaram um desenho, outros copiaram do ficheiro de simetrias.
No fim partilhámos o nosso desenho e o número de quadradinhos que o nosso desenho ocupou no quadrado que a professora nos deu.
A área do quadrado é 100 quadradinhos.
A área dos desenhos variava.
Descobrimos que alguns desenhos ocupavam a mesma área, mas eram diferentes.
A Lei da Flor Azul
Para colocarmos o bolbo da Flor Azul usámos terra e vasos que a coordenadora da nossa escola nos deu. Os vasos já tinham sido usados, reutilizámos.
Para a água não molhar tudo a professora cortou um balde/copo de iogurte, reduzimos.
Para a água não molhar tudo a professora cortou um balde/copo de iogurte, reduzimos.
O tema da Oferta Complementar deste período é "A política dos 4 R's".
quinta-feira, 7 de abril de 2016
O problema 17
O senhor Paulo Topa deixou-nos um problema sobre coelhos num
comentário:
Deixo-vos
um problema sobre coelhos, está em português do Brasil, mas, de qualquer modo,
dá para perceber:
Você tem um casal de coelhos. Na primeira semana, eles têm um par de coelhos (total: 4 coelhos). Na segunda semana, eles têm outros par de coelhos (total: 6 coelhos). Na terceira semana, o casal tem mais dois coelhos, mas o primeiro par já tem idade o bastante, para ter outro coelho (total: 10 coelhos). E na quarta semana, já são 16 coelhos, sendo 26 na quinta semana. Então, quantos coelhos você tem em um ano inteiro, e como chegou a este número?
Se calhar um ano inteiro é muito tempo, mas podem sempre reduzir para 6 meses...
Você tem um casal de coelhos. Na primeira semana, eles têm um par de coelhos (total: 4 coelhos). Na segunda semana, eles têm outros par de coelhos (total: 6 coelhos). Na terceira semana, o casal tem mais dois coelhos, mas o primeiro par já tem idade o bastante, para ter outro coelho (total: 10 coelhos). E na quarta semana, já são 16 coelhos, sendo 26 na quinta semana. Então, quantos coelhos você tem em um ano inteiro, e como chegou a este número?
Se calhar um ano inteiro é muito tempo, mas podem sempre reduzir para 6 meses...
Descobrimos que podíamos resolver o problema com uma sequência
numérica, o Renato descobriu como podíamos continuar essa sequência. Fizemos
muitos algoritmos.
Conseguimos descobrir quantos coelhos nasceram ao fim de 12
semanas (3 meses).
Não continuamos a sequência porque somos alunos do 2º ano!
quarta-feira, 6 de abril de 2016
E se fosse eu? - a minha mochila
Os nossos vídeos:
Primeiro tirámos tudo da nossa mochila.
Depois dissemos o que levaríamos e porquê. Foi mais fácil para uns que para outros falar sobre a sua mochila.
Fomos ver as mochilas dos nossos colegas: havia muitas coisas iguais, mas levaríamos coisas diferentes.
Durante o Conselho de Cooperação Educativa (para resolver conflitos) dizemos muitas vezes "E se fosses tu? Gostavas que te fizessem isso?"
Desta vez foi mais difícil imaginarmo-nos no lugar do outro, um refugiado.
Principalmente quando vimos os filmes e os testemunhos de refugiados.
Um problema
A menina Clara
Era uma vez uma menina chamada Clara,
ela tinha 37 rebuçados e ganhou 16. Com quantos rebuçados ela ficou?
Bianca
E se fosse eu? Fazer a mochila e partir
Hoje estivemos na pele de refugiados. Trouxemos uma mochila com aquilo que achamos importante. Para uns foi fácil fazer a mochila porque tiveram a ajuda da mãe ou de familiares. Para outros, mesmo com a ajuda da mãe ou de familiares, não foi fácil decidir o que levar na mochila.
Depois cada um de nós mostrou e explicou o que trouxe na sua mochila.
Vimos o que cada um trouxe...
Em silêncio, vimos os testemunhos de refugiados.
Ficámos muito tristes, fizemos muitas perguntas.
Chorámos.
terça-feira, 5 de abril de 2016
Projetos de Pequeno Grupo
Hoje foi dia de reiniciarmos trabalhos de projeto: escolhemos temas/assuntos a partir dos nossos interesses e/ou do Programa do 2º ano de escolaridade.
segunda-feira, 4 de abril de 2016
Subscrever:
Mensagens (Atom)