No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sexta-feira, 13 de maio de 2016
Escrita de textos livres
Eu adoro a minha turma!
Adoro a minha professora e gosto
dos meus colegas!
Inês
Filipa
Escrita de textos livres
Nós gostamos de ir a Matosinhos com os nossos pais, às 15:30, e gostámos de andar
de skate.
Lara Filipa e Martim
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
quinta-feira, 12 de maio de 2016
O Livro da Paz
Eu gostei que a Juliana e o Gabriel lessem "O Livro da Paz" na nossa sala, foi na quarta-feira, foi um livro bonito.
Gostamos muito!!!
Gostamos muito!!!
Núria
terça-feira, 10 de maio de 2016
Perímetros
Hoje nós fizemos o perímetro de qualquer objeto da nossa sala à nossa escolha. Depois fomos ao “Ler, mostrar e contar” amostrar e dizer o perímetro do objeto que cada par escolheu, a Núria ficou sozinha.
A maioria d@s menin@s escolheu um livro, o Freitas e a Lara Filipa escolheram uma caixa, a Ana Beatriz e o Nélson escolheram uma capa e a Juliana e o Martim escolheram a seta do mapa do tempo de Inglês.
No “Ler, mostrar e contar” houve pares que disseram o mesmo perímetro para coisas diferentes: lombada e capa de livros.
Fomos medir o perímetro da nossa mesa.
Descobrimos que não podemos usar palmos como unidade de medida porque começamos com o palmo grande e acabamos com o palmo pequeno – a unidade de medida precisa ser sempre a mesma.
O Gabriel mediu de outra forma, mediu com o lápis!
Para usarmos o lápis como unidade de medida todos os lápis tinham que ser iguais.
Durante a conversa com a professora, o Nélson propôs usarmos um fio para medir o perímetro da mesa.
A Juliana e o Martim não conseguiram medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês: a seta tem um triângulo e nós só sabíamos medir perímetros desenhados em papel quadriculado com linhas retas na horizontal ou na vertical.
Ajudamos a Juliana e o Martim a medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês!
Conclusão:
Podemos continuar a medir perímetros de polígonos desenhados em papel quadriculado.
Podemos medir perímetros de polígonos com fio!
Podemos continuar a medir perímetros de polígonos desenhados em papel quadriculado.
Podemos medir perímetros de polígonos com fio!
Inês Filipa e Juliana
com a ajuda de tod@s
com a ajuda de tod@s
Salta Folhinhas
A professora trouxe um livro que se chama “O Capuchinho” que foi uma oferta da Livraria Salta Folhinhas que fica no Porto.
Nós gostamos muito deste livro, a história é muito divertida!
Obrigad@ Salta Folhinhas!
Nós gostamos muito deste livro, a história é muito divertida!
Obrigad@ Salta Folhinhas!
Nélson e Renato
com tod@s
com tod@s
A Lei da Flor Azul
Nós gostámos que a doutora Rosário nos mandasse um poema. Nós
gostámos muito do poema que falava de sementes e nós estamos a fazer um
projecto e o titulo é “A lei da flor azul”!!!!
Guilherme
e Rodrigo
Ler para os outros/ Todos a ler
Nós gostámos de ir ler à sala
da professora Albertina. Lemos o livro “MARUXA ”. @s menin@s gostaram, bateram
palmas e disseram que nós lemos muito bem!!!!
Ana Beatriz e Inês Filipa
segunda-feira, 9 de maio de 2016
Língua Gestual Portuguesa - L.G.P.
No dia 6 de maio, a professora Clara veio à nossa sala porque no Conselho de Cooperação Educativa, de dia 26 de fevereiro, tínhamos decidido aprender Língua Gestual Portuguesa.
Ficamos a saber que a professora Clara trabalha com menin@s invisuais, é professora de Educação Especial em Braga, mas já trabalhou com menin@s surd@s.
A professora Clara ensinou-nos o abecedário e saudações em L.G.P.
Não aprendemos mais palavras ou expressões porque aprender Língua Gestual Portuguesa é difícil. A professora Clara disse que voltaria cá se precisarmos.
Explicação do club Penguin
No caso de nos perdemos temos o
mapa: temos um iglu, também temos paffs que são: o gato, o cão, o vermelho e o
azul. Os jogadores (nós) podem ser amigos uns dos outros. Nós as duas somos
amigas!!!
Bianca
e Núria
sexta-feira, 6 de maio de 2016
Tanto açúcar!
Ontem, ao lermos os comentários, lemos outro problema que o Paulo Topa nos deixou...
A Núria resolveu-o durante o Tempo de Trabalho Autónomo.
Hoje, no 'Ler, mostrar e contar', partilhou connosco como problema.
O Guilherme e o Nélson ajudaram todos a compreender, resolvendo no quadro, a Núria ficou muito atenta pois os meninos podiam-se enganar!
Depois vimos quanto pão é preciso para fazer 600 gramas:
E quantos pacotes de açúcar?
Vimos que, em média, 2 rebuçados é 1 pacote de açúcar!
Ficámos muito admirados porque conseguimos comer dois ou três rebuçados seguidos, mas não conseguimos comer um pacote de açúcar!
Vamos imaginar que ela tinha 200
rebuçados. Em média, um rebuçado pode ter mais de 3 gramas de açúcar (mas vamos imaginar que tinha só 3), quanto
açúcar é que eu comia se os comesse todos?
A Núria resolveu-o durante o Tempo de Trabalho Autónomo.
Hoje, no 'Ler, mostrar e contar', partilhou connosco como problema.
O Guilherme e o Nélson ajudaram todos a compreender, resolvendo no quadro, a Núria ficou muito atenta pois os meninos podiam-se enganar!
Depois vimos quanto pão é preciso para fazer 600 gramas:
E quantos pacotes de açúcar?
Vimos que, em média, 2 rebuçados é 1 pacote de açúcar!
Ficámos muito admirados porque conseguimos comer dois ou três rebuçados seguidos, mas não conseguimos comer um pacote de açúcar!
quinta-feira, 5 de maio de 2016
Momentos
Adoramos o trabalho a pares!
Preparando a leitura para ir 'Ler para os outros', a outras salas de aula, também no âmbito do Projeto do A.E. Perafita: 'Todos a ler'.
Preparando a leitura para ir 'Ler para os outros', a outras salas de aula, também no âmbito do Projeto do A.E. Perafita: 'Todos a ler'.
Nós, o blogue e os outros
O Paulo Topa deixou-nos outro problema:
A Jéssica ficou com 132 rosas. Depois, decidiu fazer ramos com uma dúzia de rosas. Quantos ramos fez?
Primeiro tentámos fazer individualmente:
A Jéssica ficou com 132 rosas. Depois, decidiu fazer ramos com uma dúzia de rosas. Quantos ramos fez?
Primeiro tentámos fazer individualmente:
O Gabriel foi explicar como pensou:
O Rodrigo também:
Ficámos com dois raciocínios.
O exército
Era uma vez um exército e ladrões. O exército tinha mais
armas e mais tropas que os ladrões e conseguiu matar os ladrões. O rei gostou
que o seu exército matasse os ladrões.
E o rei viveu feliz para sempre!
Gabriel
Souto Pinto Monteiro
(escrito
na sala de aula,
Enviado
por e-mail)
O problema da Verónica (reescrito)
Ao lermos os comentários, o Paulo Topa alertou-nos para uma questão n'O problema da Verónica, por isso reescrevemos o problema da Inês Filipa:
O problema da Verónica (reescrito)
Era uma vez
uma menina que se chamava Verónica, a Verónica e o Joel faziam anos no mesmo
dia. Combinaram fazer uma festa. O Joel convidou 75 amigos dele e a Verónica
convidou 49 amigos dela. Os dois convidaram um terço dos amigos do Joel.
Quantos
amigos convidaram os dois?
R:_____________________________________
Para a
festa, a Verónica levou 92 rebuçados e o Joel 105.
Quantos
rebuçados havia na festa?
R:_____________________________________
terça-feira, 3 de maio de 2016
Foto de grupo
Depois de comermos a farofa, fotografia com o grupo de resistentes (alguns já tinham ido brincar):
Obrigada, Vládia!
segunda-feira, 2 de maio de 2016
Escrita de textos livres
Eu gostei de ir a uma escola de dança com a minha prima Rafaela,
o meu padrinho levou-nos. Eu gostei muito de ir à escola de dança.
Eu vou ao Alentejo com
a minha mãe e com o meu pai! Vamos passar 5 noites numa casa de lá, que tem uma
piscina e uma praia.
Era uma vez uma menina que se chamava Jéssica, ela tinha 150
rosas, a Jéssica deu 6 rosas à mãe, deu 5 rosas ao pai e à irmã
deu 7 rosas.
Com quantas rosas
ficou a Jéssica?
Lara Filipa
(escritos na sala de aula,
enviados por e-mail)
Escrita de textos livres
Ana Sofia
27/04/2016
Eu gostei de ir à festa de anos da Alice. O bolo era de
chocolate. Apareceram pessoas vestidas como os five nights at freddy's, e eu
adorei!
29/04/2016
Eu ontem gostei muito de ir a casa da amiga da minha avó,
tinha lá um cãozinho muito bonito e eu brinquei com ele. A minha avó recebeu 3
sofás de prenda!
(escritos na sala de aula,
enviados por e-mail)
Nós, o blogue e os outros
Nós estamos prontos para ouvir as lengalengas, e tenho a
certeza que vamos achar piada.
Ana Sofia
29/04/2016
(escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
Escrita de textos livres
Eu gostei de ir com a minha mãe ao parque da cidade, divertimo-nos muito e eu adorei! Depois fomos
comer a um restaurante e fomos para casa descansar!
Ana Beatriz
Eu gostei de fazer uma árvore de natal com a minha mãe depois
decoramos e pusemos as bolinhas!
Ana Beatriz
(escritos na sala de
aula,
enviados por e-mail)
Subscrever:
Mensagens (Atom)