quarta-feira, 23 de novembro de 2016

A visita de estudo à Viarco

No dia 10 de novembro, fomos visitar a fábrica de lápis Viarco. A Núria e a Cátia, no 2º ano, fizeram o Projeto de Pequeno Grupo (P.P.G.) “Como se fazem os lápis de cor?”, propuseram-nos fazermos uma visita de estudo a uma fábrica de lápis e nós aceitámos!

Demorámos 45 minutos a chegar à Torre da Oliva, onde se concentram as visitas de estudo. Nós vestimos as batas e fomos para a fábrica de lápis Viarco com a nossa guia Mariana.

A professora tirou-nos uma fotografia. Fomos ver um vídeo sobre a Viarco. Aprendemos que a Viarco é antiga, pequena e não tem as máquinas a trabalhar todas ao mesmo tempo.
A Viarco tem 109 anos, mais do que um século! A História da Viarco cruza-se com a História de Portugal.
 

Calçámos os sapatos de plástico azul e fomos ver a fábrica!

Entrámos numa sala onde se transforma a grafite em mina. Este processo demora 7 semanas! Vimos muitas máquinas, algumas muito antigas, e só três senhores. Nesta sala estava o senhor Américo, o trabalhador mais antigo da Viarco.

A segunda sala era maior, mas tinha o mesmo número de trabalhadores: três. O Tiago estava a aromatizar lápis, a Celeste estava a trabalhar numa máquina com lápis mais finos e a Esmeralda estava a ver se os lápis estavam perfeitos.

Na terceira e última sala vimos: uma senhora junto de uma máquina que pintava lápis, uma senhora numa máquina a imprimir letras e desenhos nos lápis (numa hora imprime uma grosa!) e duas senhoras muito simpáticas, a Sandra e a Fátima, a embalar lápis perfumados. O lápis demora 3 meses a ser produzido!

Finalmente chegámos à melhor parte: a loja!


Na loja vimos, brincámos e experimentámos vários lápis: XL, pastel tipo lápis de cera que também podemos pintar com água, “copianço”, lápis íman, massa de grafite que podemos moldar, e… o lápis pião!

Ficámos a saber que há símbolos para os daltónicos saberem as cores que estão a usar: ColorADD.

Portámo-nos bem e recebemos um lápis Viarco só para visitantes!

Texto coletivo
concluído a 23/11/2016

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Recebemos duas cartas!

Hoje, mesmo antes do almoço, recebemos duas cartas!

Apesar da ansiedade e da alegria, tivemos que esperar que os envelopes secassem...


A professora abriu a sua carta... mas era para nós!

A resposta aos desenhos de boas vindas!



Depois lemos a carta da Manuela Castro Neves:


É uma carta muito divertida!


Ficámos muito contentes com as cartas que recebemos!


Convenção sobre os Direitos da Criança

Ontem, dia 20 de novembro, fez 27 anos que foi adotada a Convenção sobre os Direitos da Criança...


Quando foi escrita a Convenção dos Direitos da Criança?


quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Comunicação de Projeto de Pequeno Grupo

A Rafaela e o Renato tinham o trabalho organizado, mas é importante ouvir os colegas.Conversámos muito para clarificar as ideias...

Depois do debate, o Renato e a Rafaela leram-nos a conclusão.

No fim, a Rafaela e o Renato distribuíram o Protocolo da Experiência que foi preenchido individualmente.



Individualmente, escrevemos um texto sobre a comunicação do Projeto de Pequeno Grupo:


A coisa que mais dói no mundo

Hoje, o Guilherme e o Mário leram para nós!


terça-feira, 15 de novembro de 2016

Texto livre - Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa


Eu gostei de fazer, em Língua Gestual Portuguesa, "Bom dia!"
Nós fizemos "Bom dia" em Língua Gestual Portuguesa, na escola, porque dia 15 de novembro é o Dia Nacional de Língua Gestual Portuguesa.
Bianca


A Susana

Era uma vez uma menina chamada Susana. A Susana disse à mãe:
- Mãe, posso ir passear o nosso cão? E depois posso ir brincar com a Sofia, a Juliana, a Lara Maria e a Cátia?
- Claro que podes!
A Susana, quando chegou a casa tomou banho, depois foi-se vestir porque ia a um restaurante com a mãe e o pai.
Quando chegaram a casa, a Susana vestiu o pijama e escovou os dentes, depois foi para a cama.
De manhã, a Susana tomou o pequeno-almoço, foi-se vestir e foi ao parque brincar com as amigas. Quando a Susana acabou de brincar com as amigas foi para casa. 
Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)
Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

A Joana e os animais

Era uma vez uma menina que se chamava Joana. A Joana era uma menina muito simpática e gostava muito de animais, era muito gentil com eles e nunca lhes fazia mal.
Um dia, a Joana encontrou umas meninas muito más que faziam mal aos animais .

A Joana começou a fazer frente às meninas, a não ter medo delas, para defender os animais.  As meninas viram que a Joana era simpática com os animais e deixaram de fazer mal aos animais. E assim ficaram todos amigos!

Ana Sofia e Lara Filipa
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

A estória da menina Núria

Era uma vez uma menina que se chamava  Núria. A Núria foi para a escola ter com as suas amigas para brincar. Quando chegou a casa a Núria pensou um bocadinho e disse:
-Mãe, para a semana faço anos! As minhas amigas podem ir à festa?
-Claro filha! Vamos buscar os convites.
As amigas ficaram contentes quando receberam o convite, que agradeceram.
No dia dos anos da Núria divertiram-se todo o dia!

Ana Sofia
(texto escrito na sala,
enviado por e-mail,

melhorado com a professora)

Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa

Bom dia!


segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Nós, o blogue e os outros... e a Matemática

Escrita de textos livres

Ontem, eu gostei muito de ter brincado com a minha prima. Fui às 11 horas e diverti-me muito, estivemos a brincar às gatinhas e gostei. Quando foi hora de ir embora atiramos fitinhas!
Ana Sofia
(texto escrito na sala de aula,

enviado por e-mail)



Eu gostei que a minha mãe me comprasse um peluche de brincar! É muito fofinho e eu dei-lhe o nome “Bu” porque está sempre a assustar a minha mãe!
Eu gosto muito do Bu!!
Ana Beatriz
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Ler para os outros/ Todos a ler


Momentos







Direitos da Criança

Tudo começou quando escrevemos a Carta a Todos os Presidentes, a pedir PAZ porque a PAZ É UM DIREITO!
Conversámos, pensámos e escrevemos os Direitos que nós (crianças) achávamos importantes.
Em coletivo, aprendemos os 10 Princípios dos Direitos da Criança e fizemos uma interpretação em Língua Gestual Portuguesa desses Princípios – nós não sabemos o suficiente de Língua Gestual Portuguesa para fazermos os 10 Princípios dos Direitos da Criança, por isso fizemos as palavras-chave de cada Princípio.
Descobrimos que não fizemos, em Língua Gestual Portuguesa, a palavra-chave mais importante do Princípio 1º: BRINCAR!
Tal como a Mafalda, esperamos que os Direitos da Criança sejam respeitados!

Respeitar não é obedecer.
Respeitar é:
. pensar (também nos outros);
. cumprir regras (sem magoar);
. saber justificar a nossa ideia.

Para sermos respeitados devemos respeitar.
Se queremos dizer a nossa opinião devemos ouvir a opinião dos outros.
Se queremos comer em silêncio devemos fazer silêncio.
Se fazemos alguma coisa, os outros têm o direito de a fazer.

Faz aos outros o que queres que te façam a ti!

Texto coletivo
9/11/2016

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Ler para os outros/ Todos a ler


Direitos da Criança - uma interpretação em LGP




Direitos da Criança - Princípio 10º


Princípio 10º:
A criança gozará proteção contra atos que possam suscitar discriminação racial, religiosa ou de qualquer outra natureza. Criar-se-á num ambiente de compreensão, de tolerância, de amizade entre os povos, de paz e de fraternidade universal e em plena consciência que seu esforço e aptidão devem ser postos a serviço de seus semelhantes.


Direitos da Criança - Princípio 9º


Princípio 9º:
A criança gozará proteção contra quaisquer formas de negligência, crueldade e exploração. Não será jamais objeto de tráfico, sob qualquer forma. Não será permitido à criança empregar-se antes da idade mínima conveniente; de nenhuma forma será levada a ou ser-lhe-á permitido empenhar-se em qualquer ocupação ou emprego que lhe prejudique a saúde ou a educação ou que interfira em seu desenvolvimento físico, mental ou moral.





O H perdeu a perna



quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Aprender Matemática

'No tempo dos Reis' é um dos nossos projetos coletivos.

Estivemos a partilhar o que já tínhamos descoberto...

Entre outras coisas:

Já sabemos quando nasceu o primeiro Rei de Portugal.

Já sabemos quando morreu o primeiro Rei de Portugal.

Quantos anos tinha o primeiro Rei de Portugal quando morreu?

Foi assim que aprendemos a fazer o algoritmo da subtração com empréstimo!

Há vizinhos que precisam sempre de alguma coisa!

Hoje estivemos a ver o blogue, os comentários, os países onde somos vistos e não só.

Aproveitámos e calculámos a diferença entre as visualizações do nosso blogue da semana passada para esta semana:



quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Direitos da Criança - Princípio 8º



Princípio 8º:
A criança figurará, em quaisquer circunstâncias, entre os primeiros a receber proteção e socorro.



Direitos da Criança - Princípio 7º


Princípio 7º:
A criança terá direito a receber educação, que será gratuita e compulsória pelo menos no grau primário. Ser-lhe-á propiciada uma educação capaz de promover a sua cultura geral e capacitá-la a, em condições de iguais oportunidades, desenvolver as suas aptidões, sua capacidade de emitir juízo e seu senso de responsabilidade moral e social, e a tornar-se um membro útil da sociedade. Os melhores interesses da criança serão a diretriz a nortear os responsáveis pela sua educação e orientação; esta responsabilidade cabe, em primeiro lugar, aos pais. A criança terá ampla oportunidade para brincar e divertir-se, visando os propósitos mesmos da sua educação; a sociedade e as autoridades públicas empenhar-se-ão em promover o gozo deste direito.





segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os três terríveis porquinhos

Nós gostamos de ir ler a sala da professora Albertina.
Ensinamos o caldeirão aos meninos!
Lemos a estória “Os três terríveis porquinhos”.
Os meninos gostaram muito, bateram palmas e fizeram perguntas sobre a estória e nós também fizemos algumas perguntas!

Lara Maria e Ana Beatriz
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

Textos livres

Eu gostei de ir ao jumbo com a minha mãe e com o meu  pai, depois fomos ao mcdonald's e fomos ao parque.  À noite fomos à festa de anos do meu primo André.


Era uma vez duas irmãs chamadas Ana e Elsa. Um dia, a Ana e a Elsa perguntaram à mãe:
-Mãe, podemos ir ao Marshopping?
- O que é que vão  fazer ao mar Shoppig?
- Vamos comprar roupa.
-Sim,podem, ir ao MarShopping.
A Ana e a Elsa compram 80  camisolas, 2 pares de botas, 2 leggins.

Quanta roupa compraram a Ana e a Elsa?

R: __________________________________


Eu gostei de brincar com a Juliana, a Cátia, a Ana Sofia, a Lara Maria, o Rúben, o Martim, o Renato, a minha prima Rafaela, o meu primo André, com a minha mãe e com o meu pai.


Eu gostei de ir ao cinema ver o filme das Monster High com a minha mãe, com o meu pai e com a minha prima Rafaela.

Lara Filipa
(Textos escritos na sala de aula,
enviados por e-mail)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A história da menina Ana

Era uma vez uma menina que se chamava Ana. A Ana pediu à sua mãe para ir ao shopping e a mãe da Ana disse:
- Está bem, Ana!
Elas foram ao shopping, foram comer a um restaurante e depois foram para casa dormir.
De manhã, a Ana e a mãe foram tomar o pequeno-almoço e foram passear. Elas foram ao jardim zoológico e adotaram um gato e um cão.
A Ana e a mãe brincaram muito com os animais todos os dias!
FIM
Inês Alexandra

Símbolo da PAZ e LGP

Estivemos a desenhar outro símbolo da PAZ, com régua, compasso e transferidor... já fomos mais rápidos!


Para acabar o dia, cantamos em Língua Gestual Portuguesa!



Nós, o blogue e os outros

Estivemos a ver o nosso blogue e os comentários... aproveitamos sempre para aprender!


Perímetros

Hoje foi dia de começarmos a trabalhar para os correspondentes.

Qual a última carta que recebemos, qual a última carta que enviamos.

Lembramos-nos dos perímetros e fomos descobrir as respostas!

Primeiro tentamos medir os fios...


... mas o perímetro da seta do mapa do tempo de Inglês deu resultados diferentes a todos os grupos!

Solução: usar a régua para medir a seta!


Calculamos o perímetro da seta.


O grupo do perímetro do tampo da mesa teve mais dificuldades... o perímetro é maior que a fita métrica.

Solução 1: juntar duas fitas métricas!
Mas como?


Solução 2: medir!


Solução 3: pensar.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Direitos da Criança - Princípio 6º



Princípio 6º:
Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não será apartada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.


Direitos da Criança - Princípio 5º


Princípio 5º
À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.



O símbolo da PAZ

O símbolo da Paz começou porque nós fizemos uma actividade, o “E se fosse eu”. Nessa atividade aprendemos coisas sobre os refugiados.
Depois uma professora nos desafiou para escrevermos uma carta a todos os presidentes a pedir Paz no mundo. Nós aceitamos!
Descobrimos 2 símbolos da Paz: um é o da pomba e o outro é contra as bombas nucleares.
Com este projeto estamos a fazer os Direitos da Criança em Língua Gestual Portuguesa!!!

Ana Sofia e Bianca