quinta-feira, 4 de maio de 2017

Unidades de medida

Hoje recordámos o que aprendemos com a Reta de Atletismo e o que já tínhamos aprendido sobre a massa.

Relacionámos as duas e lembrámo-nos de outra unidade de medida: o litro!

Relacionámos as três, sabendo que cada uma é uma Unidade de Medida diferente da outra...


Cada um de nós procurou e encontrou a capacidade de cada embalagem...

e registámos na tabela e respondemos a muitas perguntas:

No fim, a professora mostrou-nos duas garrafas: uma com capacidade para 1 litro e a outra não sabíamos (sem rótulo):

Qual é a capacidade da garrafa mais pequena?

Fizemos algumas estimativas e depois verificámos...










E registámos em linguagem Matemática:


Ao lancharmos todos vimos a capacidade dos nossos pacotes de leite e de iogurte (sem a professora mandar!)!

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Origami

Já fizemos mais quatro personagens para a história em origami!

Um bando de pássaros com as tulipas:


Um conjunto de cobras:


Uma manada de elefantes:



Uma alcateia de leões:




A coisa estranha


Quando o Rúben partilhou "A coisa estranha" com a turma, aproveitámos para classificar palavras!

"Estranha" é um adjetivo.

terça-feira, 2 de maio de 2017

A história para os origamis

Em Conselho de Cooperação Educativa, na sexta-feira, decidimos inventar uma história com as personagens do livro "Os óculos do leão".

Hoje surgiram quatro, com temas diferentes!
Já escolhemos o tema...

Continuamos a pesquisa sobre Timor Leste

Hoje continuámos a procurar as respostas às nossas perguntas em livros, revistas, manuais e internet!





Descobrimos algumas respostas e descobrimos que para descobrir a resposta temos que saber o que estamos a perguntar.

Entretanto, surgiram novas questões...

domingo, 30 de abril de 2017

Na feira de Espinho

No dia 17 de Abril, eu gostei de ir à feira de Espinho, com a minha avó, as minhas duas tias, os meus dois tios, o meu primo e a minha prima de 18 meses! Ela chama-se Nádia e gosto muito dela!

Na feira vi a Joana Monteiro da nossa escola, da biblioteca. Vi-a quando estava a ver um vestido para a minha prima mais nova, a Nádia!

Gostei muito!                                        
                                                            FIM
Inês Filipa
(texto escrito na sala de aula,

enviado por e-mail)

Origamis


 Juliana                                    



A ida à sala vermelha!


Hoje, dia 20 de Abril nós gostamos de ir ler à sala vermelha.
O livro foi "O Pote Pinote".
A professora Amélia disse que o livro era giro e engraçado, a professora Amélia gostou de nos ouvir e os meninos também gostaram.
                                                   FIM
Inês Filipa e Rodrigo Almeida
(texto enviado por e-mail)

O Princípio - a reta de atletismo

Em coletivo fizemos o ponto de situação da 'Reta de atletismo':
. Não sabemos quantos metros que comprimento vai ter.
. Apesar de se chamar 'reta' é um 'segmento de reta' porque tem princípio e fim.
. Sabemos que cada 'corredor' vai ter 1m de largura.

A pares, fomos dizendo o que sabiamos e descobriamamos sobre a fita métrica que tinhamos à nossa frente:

. tem 100 centimetros, ou seja, 100 centimetros = 1 metro

. tem 1000 milimetros, ou seja, 1000 milimetros = 1 metro

. tem 10 risquinhos mais compridos, são os decimetros
10 centimetros = 1 decimetro
10 decimetros = 1 metro












Com a tabela podemos compreender melhor a relação entre as medidas.

 metro| decimetro | centimetro | milimetro

m    |      dm    |     cm    |      mm