terça-feira, 13 de março de 2018

Xico

A Cátia e a Juliana leram-nos "Xico", de Paula Carballeira.

A pares imaginámos um fim para a história...

 E ilustrámos...



Os textos vão para o 'Jornal d@s Amig@s'!

As gargalhadas


Constelação



Que estaremos nós a preparar?

Resumo “O casamento da gata”

Pedro Leitão (ilustrador) Luisa Ducla Soares (escritora)

Os pais de uma gata a queriam casar
Tinham padrinhos para apadrinhar
Mas faltava o cozinheiro para cozinhar.
Vamos lá procurar!
Não foi difícil arranjar,
Gostei muito e espero um dia também saber rimar!

Rúben 
(texto escrito na sala de aula, 
enviado por e-mail)

A leitura à sala 8

Ontem, dia 1 de março de 2018, fomos ler à sala 8.
O livro era: “Quero uma mamã robot”!
Depois de lermos o livro fizemos perguntas e os meninos fizeram um desenho sobre a história!
Gostámos muito de ir ler á sala 8 !

Rúben e Inês Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

quinta-feira, 8 de março de 2018

Dia Internacional da Mulher

Tod@s temos o Direito de sermos tod@s iguais!

Dia Internacional da Mulher

São mulheres sensíveis.
As pétalas são lágrimas.
As pétalas são vida.
As pétalas são vitórias.
São mulheres que encantam.
São mulheres delicadas.

Obrigada Dra. Rosário!

quarta-feira, 7 de março de 2018

Sementeira de Loureiro

Estivemos a observar o sementeira do loureiro , porque estávamos preocupados:

- Terão as sementes de loureiro apodrecido?

- Porque é que as sementes de loureiro ainda não germinaram?



Fomos procurar a resposta às nossas preocupações à internet:

A semente de loureiro demora muito tempo (meses) a germinar!

Temos que continuar a cuidar das nossas sementes com paciência e colocá-las em mais terra.

As sementes são como nós: cada uma tem o seu ritmo!

Texto coletivo

terça-feira, 6 de março de 2018

O croché e a Matemática

Já temos 4 quadrados de croché para a Árvore dos Compromissos!



Em grupo estivemos a medir e a calcular o Perímetro e a Área de cada quadrado.



Temos dois iguais!


Fizemos estimativas... O mais pequeno, vermelho, é um quarto do verde!

O registo:

segunda-feira, 5 de março de 2018

Dar sentido ao croché


Quando o gosto pelo croché é verdadeiro... surgem novos projetos! 


(Quem não se lembra da Mariana Machado?)

sexta-feira, 2 de março de 2018

Cabo Verde, a avaliação


No dia 26 de fevereiro, comunicámos o projeto “Cabo Verde” aos nossos pais e familiares, na nossa sala de aula.
Decidimos comunicar por ordem alfabética ao contrário: a começar no Rúben.
Depois da comunicação tentámos dançar ao som de uma música cabo-verdiana (como a professora Inês, de Música, nos ensinou), mas só sabíamos a coreografia.
Os nossos familiares deram-nos os parabéns porque adoraram o nosso projeto e a nossa comunicação!
Alguns meninos estavam distraídos.
Gostámos muito de cantar “Sodade” com os pais (não estava combinado!), de aprender sobre a História de Portugal e do Mundo.

No dia 28 de fevereiro, comunicámos o projeto “Cabo Verde” para a professora Inês, o pai do Guilherme conseguiu vir nesse dia!
Apesar de terem faltado três meninas, a apresentação correu muito bem!
A professora Inês pôs a canção “Ilha de Santiago”, de Mayra Andrade, e organizou-nos para dançarmos. Desta vez conseguimos dançar!
O pai do Guilherme deu-nos os parabéns!
A professora Inês disse que somos uma turma fantástica! Disse que vai ter saudades nossas e prometeu vir visitar-nos.

A comunicação do dia 28 correu melhor porque estávamos mais calmos e confiantes!
Texto coletivo
4ºBR

4ºBR


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Qual a importância das plantas no solo? (2)

Hoje repetimos a experiência...

 Grupo 3/ Grupo 2/ Grupo 1

 Grupo 3/ Grupo 2

Grupo 2/ Grupo 1

 Grupo 3/ Grupo 2/ Grupo 1






Conclusão:

As plantas impedem que a água da chuva (precipitação) arraste terra e cinzas para os rios, lagos..., ou seja, as plantas protegem os cursos de água (rios, lagos...).

As plantas impedem a erosão do solo (seca do solo).


Da germinação ao carvalho

Radícula e Hipocótilo 
 Caule e folhas
 Caule e folhas
 Caule e folhas

Os nossos carvalhos: 

Cabo Verde, comunicação II


Hoje, especialmente para a professora Maria Inês Lima e para um pai.

A professora Maria Inês Lima ajudou-nos!




No final escrevemos a avaliação das comunicações.

O croché, a Matemática e o Português








terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

O meu fim de semana


No sábado, brinquei com a minha prima Gabriela e com a Érica, o dia todo! À noite, a minha tia veio buscar-nos, para irmos jantar a casa da mãe do meu tio. O comer foi: arroz com carne, morangos com chantili, leite creme, melão e salada de fruta.
Voltámos para casa da minha tia. Brincámos e a Érica foi embora. Fomos dormir.
No domingo, acordamos cedo, para irmos levar a Gabriela a casa, porque ela à tarde tinha uma festa de anos.
Quando cheguei a minha casa vi que na sala tinha madeira, que é o meu guarda-roupa novo! Depois fui com o meu pai para a casa da Kátia, para ele arranjar a televisão dela. Enquanto ele arranjava a televisão eu andava, de houverboard e patins. Quando cheguei a casa, a minha tia estava lá e fomos almoçar!
FIM❤


Cátia
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)