Estivemos a rever conhecimentos:
Os quadriláteros são polígonos com 4 lados.
Os quadrados são retângulos especiais porque além de 4 ângulos retos, todos os lados são iguais!
Os segmentos de reta que os compõem são perpendiculares, concorrentes e paralelas!
A pares desenhámos e ilustrámos quadrados só com o transferidor!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
quarta-feira, 23 de maio de 2018
segunda-feira, 21 de maio de 2018
Uma papoila e o Cavalinho
Na sexta-feira, a professora Rosa Costa ofereceu-nos uma papoila!
As nossas ainda não cresceram...
Lembrámo-nos do Cavalinho!
As nossas ainda não cresceram...
Lembrámo-nos do Cavalinho!
quinta-feira, 17 de maio de 2018
Obrigada!
Nem tod@s preferem ilustrar, há quem prefira escrever:
Hoje, dia 10 de maio, a Rafaela e a Núria leram à nossa sala.
O livro chama-se "Obrigada". No fim fizemos perguntas.
A escritora chama-se Charo Pita. A ilustradora Anuska Alexa.
"Pita" em trás-dos-montes é "galinha".
A professora perguntou:
- Porque é que ela agradecia?
Ela agradecia porque ficava encantada com as maravilhas.
Gostámos da história.
A Núria e a Rafaela leram bem.
Hoje, dia 10 de maio, a Rafaela e a Núria leram à nossa sala.
O livro chama-se "Obrigada". No fim fizemos perguntas.
A escritora chama-se Charo Pita. A ilustradora Anuska Alexa.
"Pita" em trás-dos-montes é "galinha".
A professora perguntou:
- Porque é que ela agradecia?
Ela agradecia porque ficava encantada com as maravilhas.
Gostámos da história.
A Núria e a Rafaela leram bem.
Texto escrito a pares
(sem ilustração)
segunda-feira, 14 de maio de 2018
O meu fim-de-semana
Na
sexta-feira, à noite, fui para casa da minha tia e dormi lá.
No dia
seguinte, acordei cedo e fui tomar o pequeno-almoço. Depois, fui-me vestir para
ir à praia.
Já na praia,
fui logo molhar os pés com a Gaby! Fizemos muita coisa. Ao fim da tarde fomos
embora, fomos para a casa da mãe do Nando para tomar banho, jantámos, brincámos
e fomos embora para a casa da minha tia.
No Domingo,
acordei cedo e fui tomar o pequeno-almoço, só depois é que a minha tia avisou
que não era para tomarmos o pequeno-almoço! Porque íamos tomar o pequeno-almoço
no shopping!
Fomos para
o shopping, mas só o Nando e a minha tia tomaram o pequeno-almoço, enquanto
eles tomavam o pequeno almoço eu e a Gaby fomos para o parque.
FIM
Cátia
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
sexta-feira, 11 de maio de 2018
Os trapalhões no café
Depois de pagarem os pratos e os cálices à Núria, nas folgas, o Rúben e o Guilherme e os seus irmãos, Renato e Martim, foram ajudar a mãe do Guilherme no café.
Em uma hora, os quatro rapazes deixaram cair cinco éclaires de chocolate, três saladas com queijo e seis massas à bolonhesa.
A mãe ralhou com os rapazes, eles tiveram que comprar os ingredientes da comida que deixaram cair, ao todo gastaram 160€. Cada um dos rapazes pagou 25% dos 160€, de acordo com as suas capacidades.
Juliana com todos
quinta-feira, 10 de maio de 2018
Rúben e o seu amigo trapalhão (III)
Finalmente começámos a correção dos problemas!
A Cátia foi ao quadro tentar responder à primeira pergunta. Respondeu fazendo só uma conta!!!
(nós tínhamos feito 6 subtrações sucessivas)
Depois foi fácil... até à terceira pergunta... mas, com alguma orientação, o Nélson conseguiu!
Nos cadernos fomos tentando e corrigindo:
A Cátia foi ao quadro tentar responder à primeira pergunta. Respondeu fazendo só uma conta!!!
(nós tínhamos feito 6 subtrações sucessivas)
Depois foi fácil... até à terceira pergunta... mas, com alguma orientação, o Nélson conseguiu!
Nos cadernos fomos tentando e corrigindo:
Rúben e o seu amigo trapalhão (II)
Para fazermos as contas dos salários e penhoras, recorremos à tabela que construímos:
Ainda relacionámos as percentagens com €, para termos a certeza que tinhamos compreendido:
Individualmente, no caderno:
Mas a professora fez mais duas perguntas!
Fazer a percentagem foi o mais fácil!
Agora, vamos verificar e dar a oportunidade à Cátia de tentar...
Ainda relacionámos as percentagens com €, para termos a certeza que tinhamos compreendido:
Individualmente, no caderno:
Mas a professora fez mais duas perguntas!
Fazer a percentagem foi o mais fácil!
Agora, vamos verificar e dar a oportunidade à Cátia de tentar...
Subscrever:
Mensagens (Atom)