No dia 5 de fevereiro conhecemos o António Mota!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
terça-feira, 10 de fevereiro de 2015
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015
Projeto coletivo - Sementes
No dia 4 de fevereiro abrimos os nossos frascos.
Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!
Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.
Por fim registamos individualmente o que vimos.
Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:
Os frascos dos grupos 2 e 3 cheiravam muito mal!
Cortei as sementes ao meio e que cada criança visualizou com a lupa.
Por fim registamos individualmente o que vimos.
Antes de continuarmos o projeto, concluimos a primeira fase:
domingo, 8 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015
Trabalho de texto
Depois de escrevermos as nossas novidades individualmente, partilhámo-las com a turma.
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:
Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...
Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.
Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...
Respondemos a perguntas que os ouvintes nos fizeram e escolhemos uma novidades para trabalharmos:
Conversámos muito à volta desta novidade: a Madeira é uma ilha; o Leandro foi de avião...
Fomos procurar palavras com sílabas ou sons parecidos aos que procuravamos... brincámos um bocadinho.
Madeira escreve-se com letra maiúscula porque é um nome próprio...
quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015
Escrita de textos livres
No 'Ler, mostrar e contar':
- Só há grilos no Verão. - Renato
- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?
- pode ser inventado. - outra criança.
- Onde viste o grilo? - Renato
- Ao vir para a escola. - Guilherme
(silêncio)
- Ontem, quando escreveste o texto? - professora
- Sim. - Guilherme
- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora
- Só há grilos no Verão. - Renato
- E o que queres dizer com isso? - professora - Será que queres saber onde ou quando o teu colega viu o grilo?
- pode ser inventado. - outra criança.
- Onde viste o grilo? - Renato
- Ao vir para a escola. - Guilherme
(silêncio)
- Ontem, quando escreveste o texto? - professora
- Sim. - Guilherme
- Então o Renato tem razão. Vinte um bicharoco que te parecia um grilo, mas não era um grilo. - professora
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015
domingo, 1 de fevereiro de 2015
Projeto Coletivo - Sementes
No último Conselho de Cooperação do 1º período um aluno questionou:
" A semente pode crescer com Sol?"
Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.
Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.
A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.
Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.
1ª observação:
1º registo:
Após a 2ª observação, 2º registo:
" A semente pode crescer com Sol?"
Quando voltámos, em janeiro, retomámos a questão.
Conversamos e registámos no quadro o que sabíamos sobre o assunto, levantámos questões e fizemos previsões.
A questão de um aluno tornou-se num projeto de todos.
Organizámos-nos por grupos - cada grupo ficou responsável por monitorizar e registar as observações.
1ª observação:
1º registo:
Após a 2ª observação, 2º registo:
sábado, 31 de janeiro de 2015
sexta-feira, 30 de janeiro de 2015
Trabalho de texto
Depois de ouvirmos a leitura das novidades, escolhemos a novidade da Lara Filipa:
- Tem uma palavra nova: 'bicicleta'
Fomos à procura dos bocadinhos, dos sons que já conhecíamos...
Deixámos algumas meninas escreverem as sílabas que elas sabem e:
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
terça-feira, 27 de janeiro de 2015
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Tantos animais - Gato
Hoje foi a vez de o Guilherme ler à turma a lengalenga 'Gato', de Manuela Castro Neves:
Trabalho de texto
A novidade escolhida esta semana foi a do Nélson:
Depois de sabermos que o Nélson queria reescrever o texto, em rima, dissemos palavras que rimassem com pardal.
O pardal é uma ave pequena.
- E como chamamos a um pardal pequeno?
- Pardalinho.
...
- Pardalito! - Juliana
Então dissemos palavras que rimam com pardalito.
- Nélson, queres que seja pardal ou pardalito?
Depois foi só escrever:
"Eu vi um canário."
Durante o momento das perguntas/respostas ao autor descobri que havia um engano e ajudei a esclarecer...
- De que cor era o canário?
- Castanho.
- Onde estava o canário?
- Na rua.
- Quem te disse que era um canário?
- O Morais.
- Mas, o Morais viu o canário?
- Não.
Mostrei imagens de canários e de pardais e perguntei qual deles o Nélson viu.
Concluimos que o Nélson queria escrever:
Depois de sabermos que o Nélson queria reescrever o texto, em rima, dissemos palavras que rimassem com pardal.
O pardal é uma ave pequena.
- E como chamamos a um pardal pequeno?
- Pardalinho.
...
- Pardalito! - Juliana
Então dissemos palavras que rimam com pardalito.
- Nélson, queres que seja pardal ou pardalito?
Depois foi só escrever:
O Nélson viu um pardalito
aos saltinhos no chão
pequenino e bonito
cabe na sua mão.
Nélson
com todos
Subscrever:
Mensagens (Atom)