segunda-feira, 16 de maio de 2016

O problema da Verónica, versão final


Quando Lemos o comentário do senhor Paulo Topa, descobrimos que o problema da Verónica não estava claro: @s menin@s da nossa sala resolveram o problema de maneira diferente.





Hoje, ajudamos a Inês a escrever o texto de forma clara:

Era uma vez uma menina que se chamava Verónica, a Verónica e o Joel faziam anos no mesmo dia. Combinaram fazer uma festa em conjunto. O Joel convidou 75 amigos só dele, a Verónica convidou 49 amigos só dela, os dois convidaram um terço dos amigos do Joel.


Quantos amigos foram convidados para a festa?


terça-feira, 10 de maio de 2016

Perímetros

Hoje nós fizemos o perímetro de qualquer objeto da nossa sala à nossa escolha. Depois fomos ao “Ler, mostrar e contar” amostrar e dizer o perímetro do objeto que cada par escolheu, a Núria ficou sozinha.









A maioria d@s menin@s escolheu um livro, o Freitas e a Lara Filipa escolheram uma caixa, a Ana Beatriz e o Nélson escolheram uma capa e a Juliana e o Martim escolheram a seta do mapa do tempo de Inglês.


No “Ler, mostrar e contar” houve pares que disseram o mesmo perímetro para coisas diferentes: lombada e capa de livros.

Fomos medir o perímetro da nossa mesa.




Descobrimos que não podemos usar palmos como unidade de medida porque começamos com o palmo grande e acabamos com o palmo pequeno – a unidade de medida precisa ser sempre a mesma.


O Gabriel mediu de outra forma, mediu com o lápis!

Para usarmos o lápis como unidade de medida todos os lápis tinham que ser iguais.

Durante a conversa com a professora, o Nélson propôs usarmos um fio para medir o perímetro da mesa.




A Juliana e o Martim não conseguiram medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês: a seta tem um triângulo e nós só sabíamos medir perímetros desenhados em papel quadriculado com linhas retas na horizontal ou na vertical. 

Ajudamos a Juliana e o Martim a medir o perímetro da seta do mapa do tempo de inglês!



Conclusão:
Podemos continuar a medir perímetros de polígonos desenhados em papel quadriculado.
Podemos medir perímetros de polígonos com fio!

Inês Filipa e Juliana
com a ajuda de tod@s

Salta Folhinhas

A professora trouxe um livro que se chama “O Capuchinho” que foi uma oferta da Livraria Salta Folhinhas que fica no Porto.
Nós gostamos muito deste livro, a história é muito divertida!
Obrigad@ Salta Folhinhas!

Nélson e Renato
com tod@s




A Lei da Flor Azul



Nós gostámos que a doutora Rosário nos mandasse um poema. Nós gostámos muito do poema que falava de sementes e nós estamos a fazer um projecto e o titulo é “A lei da flor azul”!!!!          
Guilherme e Rodrigo

Ler para os outros/ Todos a ler

Nós gostámos de ir ler à sala da professora Albertina. Lemos o livro “MARUXA ”. @s menin@s gostaram, bateram palmas e disseram que nós lemos muito bem!!!!


Ana Beatriz e Inês Filipa 

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Língua Gestual Portuguesa - L.G.P.



 
 
 

No dia 6 de maio, a professora Clara veio à nossa sala porque no Conselho de Cooperação Educativa, de dia 26 de fevereiro, tínhamos decidido aprender Língua Gestual Portuguesa.
Ficamos a saber que a professora Clara trabalha com menin@s invisuais, é professora de Educação Especial em Braga, mas já trabalhou com menin@s surd@s.
A professora Clara ensinou-nos o abecedário e saudações em L.G.P.
Não aprendemos mais palavras ou expressões porque aprender Língua Gestual Portuguesa é difícil. A professora Clara disse que voltaria cá se precisarmos.





Explicação do club Penguin


No caso de nos perdemos temos o mapa: temos um iglu, também temos paffs que são: o gato, o cão, o vermelho e o azul. Os jogadores (nós) podem ser amigos uns dos outros. Nós as duas somos amigas!!!

Bianca e Núria


sexta-feira, 6 de maio de 2016

Língua Gestual Portuguesa

Obrigad@ Clara!


Tanto açúcar!

Ontem, ao lermos os comentários, lemos outro problema que o Paulo Topa nos deixou...

Vamos imaginar que ela tinha 200 rebuçados. Em média, um rebuçado pode ter mais de 3 gramas de açúcar  (mas vamos imaginar que tinha só 3), quanto açúcar é que eu comia se os comesse todos?

A Núria resolveu-o durante o Tempo de Trabalho Autónomo.


Hoje, no 'Ler, mostrar e contar', partilhou connosco como problema.


O Guilherme e o Nélson ajudaram todos a compreender, resolvendo no quadro, a Núria ficou muito atenta pois os meninos podiam-se enganar!



Depois vimos quanto pão é preciso para fazer 600 gramas:





E quantos pacotes de açúcar?





Vimos que, em média, 2 rebuçados é 1 pacote de açúcar!

Ficámos muito admirados porque conseguimos comer dois ou três rebuçados seguidos, mas não conseguimos comer um pacote de açúcar!

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Momentos

Adoramos o trabalho a pares!

 Preparando a leitura para ir 'Ler para os outros', a outras salas de aula, também no âmbito do Projeto do A.E. Perafita: 'Todos a ler'.


Nós, o blogue e os outros

O Paulo Topa deixou-nos outro problema:

A Jéssica ficou com 132 rosas. Depois, decidiu fazer ramos com uma dúzia de rosas. Quantos ramos fez?

Primeiro tentámos fazer individualmente:



O Gabriel foi explicar como pensou:


O Rodrigo também:



Ficámos com dois raciocínios.



O exército

Era uma vez um exército e ladrões. O exército tinha mais armas e mais tropas que os ladrões e conseguiu matar os ladrões. O rei gostou que o seu exército matasse os ladrões.
E o rei viveu feliz para sempre!
 Gabriel  Souto  Pinto Monteiro
(escrito na sala de aula,

Enviado por e-mail)

O problema da Verónica (reescrito)

Ao lermos os comentários, o Paulo Topa alertou-nos para uma questão n'O problema da Verónica, por isso reescrevemos o problema da Inês Filipa:

O problema da Verónica (reescrito)

Era uma vez uma menina que se chamava Verónica, a Verónica e o Joel faziam anos no mesmo dia. Combinaram fazer uma festa. O Joel convidou 75 amigos dele e a Verónica convidou 49 amigos dela. Os dois convidaram um terço dos amigos do Joel.
Quantos amigos convidaram os dois?


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Para a festa, a Verónica levou 92 rebuçados e o Joel 105.
Quantos rebuçados havia na festa?


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