segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Os três terríveis porquinhos

Nós gostamos de ir ler a sala da professora Albertina.
Ensinamos o caldeirão aos meninos!
Lemos a estória “Os três terríveis porquinhos”.
Os meninos gostaram muito, bateram palmas e fizeram perguntas sobre a estória e nós também fizemos algumas perguntas!

Lara Maria e Ana Beatriz
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

Textos livres

Eu gostei de ir ao jumbo com a minha mãe e com o meu  pai, depois fomos ao mcdonald's e fomos ao parque.  À noite fomos à festa de anos do meu primo André.


Era uma vez duas irmãs chamadas Ana e Elsa. Um dia, a Ana e a Elsa perguntaram à mãe:
-Mãe, podemos ir ao Marshopping?
- O que é que vão  fazer ao mar Shoppig?
- Vamos comprar roupa.
-Sim,podem, ir ao MarShopping.
A Ana e a Elsa compram 80  camisolas, 2 pares de botas, 2 leggins.

Quanta roupa compraram a Ana e a Elsa?

R: __________________________________


Eu gostei de brincar com a Juliana, a Cátia, a Ana Sofia, a Lara Maria, o Rúben, o Martim, o Renato, a minha prima Rafaela, o meu primo André, com a minha mãe e com o meu pai.


Eu gostei de ir ao cinema ver o filme das Monster High com a minha mãe, com o meu pai e com a minha prima Rafaela.

Lara Filipa
(Textos escritos na sala de aula,
enviados por e-mail)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

A história da menina Ana

Era uma vez uma menina que se chamava Ana. A Ana pediu à sua mãe para ir ao shopping e a mãe da Ana disse:
- Está bem, Ana!
Elas foram ao shopping, foram comer a um restaurante e depois foram para casa dormir.
De manhã, a Ana e a mãe foram tomar o pequeno-almoço e foram passear. Elas foram ao jardim zoológico e adotaram um gato e um cão.
A Ana e a mãe brincaram muito com os animais todos os dias!
FIM
Inês Alexandra

Símbolo da PAZ e LGP

Estivemos a desenhar outro símbolo da PAZ, com régua, compasso e transferidor... já fomos mais rápidos!


Para acabar o dia, cantamos em Língua Gestual Portuguesa!



Nós, o blogue e os outros

Estivemos a ver o nosso blogue e os comentários... aproveitamos sempre para aprender!


Perímetros

Hoje foi dia de começarmos a trabalhar para os correspondentes.

Qual a última carta que recebemos, qual a última carta que enviamos.

Lembramos-nos dos perímetros e fomos descobrir as respostas!

Primeiro tentamos medir os fios...


... mas o perímetro da seta do mapa do tempo de Inglês deu resultados diferentes a todos os grupos!

Solução: usar a régua para medir a seta!


Calculamos o perímetro da seta.


O grupo do perímetro do tampo da mesa teve mais dificuldades... o perímetro é maior que a fita métrica.

Solução 1: juntar duas fitas métricas!
Mas como?


Solução 2: medir!


Solução 3: pensar.


quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Direitos da Criança - Princípio 6º



Princípio 6º:
Para o desenvolvimento completo e harmonioso de sua personalidade, a criança precisa de amor e compreensão. Criar-se-á, sempre que possível, aos cuidados e sob a responsabilidade dos pais e, em qualquer hipótese, num ambiente de afeto e de segurança moral e material; salvo circunstâncias excepcionais, a criança de tenra idade não será apartada da mãe. À sociedade e às autoridades públicas caberá a obrigação de propiciar cuidados especiais às crianças sem família e aquelas que carecem de meios adequados de subsistência. É desejável a prestação de ajuda oficial e de outra natureza em prol da manutenção dos filhos de famílias numerosas.


Direitos da Criança - Princípio 5º


Princípio 5º
À criança incapacitada física, mental ou socialmente serão proporcionados o tratamento, a educação e os cuidados especiais exigidos pela sua condição peculiar.



O símbolo da PAZ

O símbolo da Paz começou porque nós fizemos uma actividade, o “E se fosse eu”. Nessa atividade aprendemos coisas sobre os refugiados.
Depois uma professora nos desafiou para escrevermos uma carta a todos os presidentes a pedir Paz no mundo. Nós aceitamos!
Descobrimos 2 símbolos da Paz: um é o da pomba e o outro é contra as bombas nucleares.
Com este projeto estamos a fazer os Direitos da Criança em Língua Gestual Portuguesa!!!

Ana Sofia e Bianca 


Para os refugiados

Estivemos a escrever uma carta para enviar os desenhos e os símbolos da PAZ para @s menin@s refugiados que estão quase a chegar!

Sejam bem-vindos!

O problema da Vanessa

A Bianca escreveu no Tempo de Trabalho Autónomo:


Em coletivo melhoramos o texto:



Um dia, a Vanessa foi à loja de brinquedos e viu 318 bonecas. Na volta, só tinha um terço de bonecas. No dia seguinte, tinham acrescentado 34 bonecas na prateleira.

a) Quantas bonecas ela viu na volta?

R: __________________________________________

b) Quantas bonecas a Vanessa viu no dia seguinte?

R: ___________________________________________

Problema inventado por
Bianca,
melhorado por todos

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Desenho de boas vindas



Nós estivemos a fazer um desenho de boas vindas. O desenho é para menin@s que vêm da Síria para Portugal.
Núria

Todos nos lembramos do texto do Guilherme.








Alguns pormenores:




Dia da Biblioteca Escolar



As Bibliotecas Escolares servem para lermos livros, aprendermos palavras novas, ouvirmos ou lermos histórias novas...

Mas não ouvimos só estórias! Vemos teatros, estudamos projetos e fazemos pesquisas.

A Biblioteca Escolar é um lugar mágico!

Hoje, a professora leu uma estória de contadoras de estórias e livros.

Bianca




sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Ler, mostrar e contar

O Guilherme partilhou o seu texto connosco, no 'Ler, mostrar e contar'.



Ficamos sem palavras.

Os parabéns e as palmas surgiram em LGP! (não há registo fotográfico)

Depois as falas:

- Era bom que fosse assim!

A PAZ desenhada

A PAZ desenha-se todos os dias!

Hoje acabamos o símbolo que começamos ontem, desenhando a pares usando transferidor e régua:



quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Desenhando a Paz

Desenhando a pares com regras, usando a régua e o compasso.


Tudo começou com a Carta a todos os Presidentes!

Bolos pequeninos

O Gabriel e a Juliana chamaram a lengalenga "Bolos pequeninos" e leram-na!


A Bruxa Mimi e a varinha mágica

Nós gostamos de ir ler à sala da professora Conceição Dourado. Lemos o livro “A Bruxa Mimi e a varinha mágica”. Lemos bem!
Nós ensinamos o 'caldeirão' e os menin@s bateram palmas!  


Núria e Ana Beatriz

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A menina Matilde - Problema 7

Começamos o dia com trabalho de texto.

  
Era uma vez uma menina que se chamava Matilde. A Matilde pediu à sua mãe:
- Mãe, posso ir ao parque dar pão aos patos?
- É claro, filha! Espera um bocadinho, que eu vou preparar o pão.
E assim foi.
A caminho do parque, a Matilde viu 102 pessoas e quando voltou para casa viu o dobro dessas pessoas.
a)        Quantas pessoas viu a Matilde?  





R: ______________________________

Problema inventado por
Ana Sofia,
melhorado por todos