Hoje, a Sofia e a Bianca partilharam connosco novas palavras para o 'Chocolate'!
Não resistimos e fomos jogar com elas!
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
segunda-feira, 22 de maio de 2017
Sapatilhas horripilantes
Hoje ouvimos a história "Sapatilhas horripilantes".
Não poluir a água!Cuidar dos animais e dos seus habitats;
No fim concluímos que o Homem (mulher, homem, criança) está por trás de todos os males!
Precisamos melhorar o nosso comportamento, as nossas atitudes para com os outros e o planeta Terra!
Reciclar o lixo;
Não à desflorestação! Precisamos de florestas!
Paz para todo o mundo!
Parte do dinheiro deste livro é para a "Operação Nariz Vermelho"!
Ficámos com vontade de fazer alguma coisa para os "Doutores Palhaços"!
domingo, 21 de maio de 2017
A cobra, o tigre e o passarinho - “The snake, the tiger and the birdie”
A cobra, o tigre e o passarinho
“The snake, the tiger and the birdie”
Um
tigre vive numa floresta cuidada por todos os animais que lá vivem.
“A tiger lives in a forest cared for by all
the animals that live there.”
Num dia
de Sol, o tigre encontra um passarinho magoado, no chão.
“On a sunny day, the tiger finds a wounded
birdie, on the ground.”
Ao ver
o passarinho magoado, a cobra acusa:
“Seeing the wounded birdie, the snake
acusses:”
-
Tigre! O que estás a fazer?!
“- Tiger! What are you doing?!”
O tigre
hesita e a cobra faz queixa ao leão.
“The tiger hesitates and the snake complains
to the lion.”
O leão
ordena ao elefante que chame o tigre.
“The lion orders the elephant to call the
tiger.”
O bando,
ao saber da acusação da cobra, organiza uma manifestação de apoio ao tigre.
“The band of birds organizes a manifestation of
support for the tiger.”
"O
tigre é um bom amigo!"
“The tiger is a good friend!”
"O
tigre importa-se connosco!"
“The tiger cares for us!”
"O
tigre cuida das flores!" - lê-se nos cartazes de apoio.
“The tiger takes care of the flowers!” – it
reads in the posters of support.”
O leão
reúne o Conselho da Floresta para decidir como resolver o problema.
The lion gathers the Forest Council to
decide how to solve the problem.
Depois
de ouvir o tigre, o passarinho e a cobra, o Conselho da Floresta conclui que a
cobra está a mentir!
After listening the tiger, the birdie and
the snake, the Forest Council concludes that the snake is lying!
A cobra
pede desculpa, promete não voltar a mentir e convida todos os animais da
floresta para uma festa.
The snake apologizes, promises not to lie
again and invites all the animals in the forest to a party.
O tigre
leva melancia, o passarinho morangos e o elefante flores.
The tiger takes watermelon, the birdie strawberries
and the elephant flowers.
Todos
voltam a ser amigos!
All return to being friends!
3ºBR
com as professora Carla Baptista e
teacher Carla Silva
A ilustração também está quase!
sexta-feira, 19 de maio de 2017
Traduzindo e ilustrando
Ontem, a teacher veio-nos ajudar a traduzir mais do nosso texto para Inglês:
O bando, ao saber da acusação da
cobra, organiza uma manifestação de apoio ao tigre.
"O tigre é um bom
amigo!"
“The tiger is a good
friend!”
"O tigre importa-se
connosco!"
“The tiger cares for us!”
"O tigre cuida das
flores!" - lê-se nos cartazes de apoio.
“The tiger takes care of the
flowers!” – it reads in the posters of support.
O leão reúne o Conselho da
Floresta para decidir como resolver o problema.
Depois de ouvir o tigre, o passarinho
e a cobra, o Conselho da Floresta conclui que a cobra está a mentir!
The lion gathers the Forest Council to decide how to solve the problem.
After listening the tiger, the birdie and the snake, the Forest Council
concludes that the snake is lying!
Depois continuámos a nossa ilustração!
Está quase, quase!
quinta-feira, 18 de maio de 2017
quarta-feira, 17 de maio de 2017
Diagrama caule e folhas
Hoje fomos buscar alguns mapas do Tempo e do Leite...
Organizámo-los em Diagramas de caule e folhas!
Organizámo-los em Diagramas de caule e folhas!
Achámos fácil e divertido.
terça-feira, 16 de maio de 2017
segunda-feira, 15 de maio de 2017
Continuando o projeto coletivo "Timor Leste"
Hoje, escrevemos um e-mail à professora Rosa Rodrigues - está a dar aulas em Timor Leste:
Olá professora Rosa!
Em Conselho de Cooperação Educativa, decidimos adiar a comunicação do nosso projeto coletivo "Timor Leste", até recebermos a resposta da professora Rosa Rodrigues e dos seus alunos.
Olá professora Rosa!
No dia 16 de fevereiro fomos à Assembleia da República e ao "Espaço por Timor", em Lisboa.
No "Espaço por Timor" conhecemos o Zé Camarada que nós falou da Cultura de Timor Leste. Ficámos com muito interesse em saber mais sobre Timor Leste. Decidimos fazer um projeto coletivo sobre Timor leste. Em coletivo, fizemos perguntas sobre o que queríamos saber e, a pares, fomos procurar as respostas.
Uma das perguntas é "Quantas espécies de animais existem em Timor Leste?" sabermos que em Timor Leste deve haver muitos animais e estamos a ficar sem tempo.
Será que você e os seus alunos nos podem ajudar?
Ficaríamos muito gratos!
3ºBR
Em Conselho de Cooperação Educativa, decidimos adiar a comunicação do nosso projeto coletivo "Timor Leste", até recebermos a resposta da professora Rosa Rodrigues e dos seus alunos.
O casamento dos meus tios
No dia 06 de Maio eu adorei ser a menina das alianças de um casamento!
O casamento foi da minha tia Rita e do meu tio Hernâni.
Depois fomos para a "Quinta Linda Rosa"
Gostei muito de ir para lá!
Almoçamos e fomos lá para fora brincar!
À tarde Dj pôs musica a tocar e as pessoas tinham que imitar o bailarino (se quisessem!)
O corte do bolo foi: Os convidados acendiam um foguete e os senhores do restaurante puseram gelo seco numa mesa e ligaram as luzes da mesa! A agua começou a borbulhar
Gostei Muito !
Inês Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)
quinta-feira, 11 de maio de 2017
O almoço
Problema inventado a pares por: Ana Sofia e Lara Filipa.
Em coletivo melhorámos o texto/ problema. Copiámos o problema para o caderno e individualmente tentámos resolvê-lo.
Ao fim de algum tempo, quatro menin@s foram ao quadro e fomos acompanhando o raciocínio de cada um,
(no fim do almoço, os quatro elementos que beberam coca-cola, devem ter ficado com dor de barriga!)
Nós, o blogue e... as estatísticas!
Hoje estivemos a ler os comentário novos, a ler os números da estatística (leitura por extenso, ordens e classes) e o público que nos vê.
Fomos vistos no Bangladesh!
Fomos vistos no Bangladesh!
Fomos ver onde fica...
quarta-feira, 10 de maio de 2017
Subscrever:
Mensagens (Atom)