terça-feira, 8 de maio de 2018

Salários e penhoras

Começámos o dia com a revisão do texto "Rúben e o seu amigo trapalhão".

Fomos verificar valores:

Porcelanas e cristais: https://vistaalegre.com/pt/

Salário mínimo nacional: PORDATA

Casas para alugar (vários)

Penhora de vencimentos

Conversámos e pensámos muito.


Salários e penhoras
Era uma vez o Rúben e seu amigo Guilherme. Eles eram amigos há muito tempo e formavam um grupo: "Os trapalhões".
Eles trabalhavam para a vizinha Núria a arrumar a louça, na sua loja de porcelanas e cristais. O Guilherme partiu 5 pratos e o Rúben partiu 3 copos!
A Núria ralhou com eles e disse:
- Vão me pagar os 5 pratos novos e os 3 cálices novos!
O Guilherme perguntou:
- Quanto custam os pratos? E os co… cálices?
- Os pratos custam 50€ cada um e os cálices 25€ cada um, porque vocês partiram pratos de porcelana e cálices de cristal!
- Mas como é que nós pagamos?! Cada um de nós recebe 580,00€, pagamos 380,00€ de renda… sobram-nos 200,00€ para pagar a água, a luz… e comer!
- Como me vão pagar a despesa? – perguntou a Núria.
 O Guilherme e o Rúben conversaram e apresentaram uma proposta à Núria:
- Podemos dividir a dívida, porque somos amigos. Mas só podemos pagar 10% do nosso vencimento, até pagarmos a despesa.
- Concordo! Vou ficar com 10% do vosso vencimento, só vos pago 90%, até me pagarem a despesa total: 325,00€. Vamos fazer as contas!
 Texto coletivo

E fizemos as contas!

segunda-feira, 7 de maio de 2018

O Rúben e o seu amigo trapalhão (I)

Texto partilhado no 'Ler, mostrar e contar':

Era uma vez o Rúben e seu amigo Guilherme. Eles eram amigos há muito tempo e formavam um grupo: "Os trapalhões".
Um dia, eles foram ajudar a vizinha Núria a arrumar a louça. O Guilherme partiu 5 pratos novos e o Rúben partiu 3 copos!
A Núria ralhou com eles e disse:
- Vão me comprar 5 pratos novos e 3 copos novos!
O Guilherme falou:
- Quanto custam os pratos? E os copos?
- Os pratos custam 50€ e os copos 25€ porque vocês partiram pratos em ouro!

No final eles pediram desculpa e pagaram os copos e os pratos à Núria.
E trabalharam para a vizinha sem partir nada?
Inês Alexandra e Guilherme

- É um problema?

- Não. - Guilherme e Inês Alexandra

- 50€?! Cada prato?! - aluno

- Sim. Eram pratos de ouro... - Guilherme e Inês Alexandra

- Mas o ouro é um metal... não parte! - aluna

- A vossa colega tem razão, vocês podiam substituir 'ouro' por 'porcelana cara'... vocês sabiam que foi Catarina de Bragança que levou o chá e a porcelana para Inglaterra? Até essa data os reis e nobres bebiam em copos de ouro... Outra coisa: NÃO É um problema, mas podia ser...

Dedo no ar:

- Professora, quer dizer que vamos falar de Catarina de Bragança no nosso projeto 'Bragança'?

- Não sei, vocês é que vão fazer as perguntas.... Voltado ao problema que NÃO É, mas podia ser...

- Quanto é que cada amigo tinha que pagar pelo estrago?


- E se repartissem a despesa?


- Pagaram tudo de uma vez?
(silêncio)

- Quem sabe quanto recebem os vossos pais, por mês?

- Varia...

- 900€

- 400€

- Então vamos imaginar que os dois amigos ganhavam 500€ por mês, acham que podiam pagar logo a despesa?

- Não!

- Então... amanhã vamos resolver este problema e reescrevê-lo!

O livro que não é

Era uma vez um livro que não era um livro, era... um dicionário.
- Já estou farto da minha vida!!! As pessoas já não me usam Há anos.
Então o dicionário foi-se embora à procura de um sítio que lhe dessem valor.
Então lá foi... primeiro foi à Índia, mas era um dicionário de língua portuguesa!
- Ai, nem aqui me dão utilidade! Afinal não sirvo para nada...
Até que apareceu um menino e o dicionário pensou:
- Será? Pode ser agora...
E foi mesmo!
O menino pegou no dicionário e procurou o significado de algumas palavras!

Rúben Gil
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

O primeiro dia de aulas

Finalmente o dia chegou: Rocky foi para a escola!
Rocky fez muitos amig@s, brincou muito e teve Inglês, Educacção Física, Português e Matemática.
Rocky e @s amig@s estudaram e brincaram muito!

FIM

Juliana e Lara Filipa
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)


O Rapaz de Pijama às Riscas

Hoje, 30 de abril de 2018, vimos o filme "O Rapaz de Pijama às Riscas".

O filme é realmente muito triste.

No fim falámos dos Heróis!

Inês Filipa e Rafaela
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

sexta-feira, 4 de maio de 2018

O menino rosa e azul


Uni, o unicórnio

Era uma vez um unicórnio chamado Uni. O Uni todos os dias de manhã passeava, mas antes passava brilho (glitter) no seu chifre para depois ir. 
Certo dia, o uni tropeçou e partiu o seu chifre! Todos estavam a olhar para o Uni e a decidir se o iam deixar ficar, porque lá têm de ter chifre!
 
- Pessoal, por favor foi um acidente! - disse o Uni.

- Desculpa Uni, mas vais mesmo ter de ir embora!  

- Oh não!!!

O Uni caiu do arco-íris num arbusto, a seguir o Uni perguntou a um cavalo se o podia ajudar a recuperar o chifre. O cavalo disse que sim. No palácio de cristal havia um chifre de cristal e assim podia-se voltar para o arco-íris. E então, o Uni aceitou e foram lá os dois. Uni deu pela presença o melhor chifre do mundo, colocou-o, agradeceu ao cavalo e voltou para o arco-íris!
Ana Sofia
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)


Aprender a ler e a escrever

Quais as influências (tipos de ajuda) que te ajudaram a aprender a ler e a escrever?

. A minha professora, a minha família e os meus colegas;

. A minha família lia e eu queria aprender a ler;

. Aprendi a ler com a ajuda da minha irmã: quando a via ler eu queria aprender a ler;

. Nós copiávamos o que dizíamos;

. Aprendi a escrever copiando o que dizia;

. Escrever: copiámos o que a professora e os colegas escreviam. Ler: a minha família lia e eu ficava cada vez com mais vontade de aprender;

. Aprendi a escrever e a ler: copiando tudo o que escrevíamos, a professora escrevia no quadro o que nós dizíamos e copiávamos. Aprendi a ler com os meus pais e com a minha família que liam livros e eu queria aprender a ler;

. Aprendi com a minha família, porque sempre que os via ler eu queria ler e eles deixavam. Aprendi a escrever e a ler com a professora porque ela nos ensinava e  tentava ajudar em tudo o que era preciso. É muito fixe aprender coisas novas e fazer descobertas novas! Adorei aprender com todos!

. Aprendi a escrever copiando e dizendo.

Respostas escritas, a pedido da Dra. Eliana Romão (esteve connosco no 1º ano)

quarta-feira, 2 de maio de 2018

As vacinas

Hoje, dia 13 de abril de 2018, a minha mana faz 6 meses!
Hoje nós acordámos e viemos ao Sr. Cardoso, depois a Xana e a sua mãe trouxeram-me à escola.
Hoje a minha mana vai tomar duas vacinas, nas pernas, às 10 horas e 30 minutos.
A minha mana já está com 7,800Kg! Ela está muito gorducha e pesada.
Adoro-te maninha!

Rafaela
(texto escrito na sala de aula,
enviado por e-mail)

A ida à sala 8


segunda-feira, 30 de abril de 2018

Herói/ Heroína


Herói/Heroína é uma pessoa corajosa porque enfrenta os seus medos na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos.

Herói/Heroína é uma pessoa resistente (não desiste) e é admirada pela sua coragem na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos.

Herói/Heroína é uma pessoa que assume a missão de ajudar @s outr@s na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos.

Herói/Heroína é uma pessoa que encanta, maravilha, inspira @s outr@s com as suas palavras e a sua arte na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos. Dá alento @s outr@s na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos.

Não pensamos tod@s da mesma maneira.

Herói/Heroína enfrenta o medo de ser pres@, de morrer, de ficar sozinh@, mas resiste na defesa da Liberdade, da Paz e dos Direitos.

Para ser Herói/Heroína temos que ser um bom exemplo para @s outr@s: não bater, não magoar, conversar (falar e ouvir), saber argumentar, respeitar.

Por trás de um grande Herói/Heroína há outr@s Heróis/Heroínas, pessoas como nós.

Ninguém é Herói/Heroína sozinh@, mas tod@s podemos ser Heróis/Heroínas.
Texto coletivo

sábado, 28 de abril de 2018

Quantos anos viveram os 'nossos' heróis/heroínas?

Durante a partilha/ discussão/ descoberta d@s heróis/heroínas, a Inês Filipa interessou-se por saber quantos anos viveram os nossos heróis.



Fomos fazendo algumas descobertas:

. um terço dos nossos heróis foi assassinado!

. Anne Frank morreu com 16 anos!

. Zeca Afonso nasceu no mesmo ano que Anne Frank e Martin Luther King.

. Nélson Mandela viveu quase um Século!

Também descobrimos que este ano Nélson Mandela faria 100 anos - um Século!

Anne e Aristides

Sexta-feira, à tarde, quisemos acabar de conhecer os 'Heróis' que estudámos a pares.



Conversámos muito sobre cada um dos heróis/ heroínas que conhecemos.

Segunda-feira vamos concluir o projeto: afinal, o que é ser herói/heroína?

Hans e Keller

Na sexta-feira de manhã continuámos a conhecer/ partilhar 'Heróis'.
 Adoramos ler e ouvir histórias!

Gandhi, Martin Luther King e Mandela

Continuámos a discussão/partilha sobre 'Heróis'.

Na quinta-feira ficámos a conhecer Gandhi, Martin Luther King e Mandela.








A leitura à sala vermelha


25 de Abril


A comunicação

"A cobra, o tigre e o passarinho"

quarta-feira, 25 de abril de 2018

Sophia e Zeca

Em Conselho de Cooperação Educativa ouvimos a partilha dos projetos 'Sophia de Mello Breyner' e 'Zeca Afonso', conversámos sobre cada um e decidimos que são Heróis!



Ouvimos canções e vimos uma fotografia de 1974.
- A Maria Vieira da Silva copiou a realidade...

- Literalmente! (aluna)




Linha do tempo

Em véspera do Dia da Liberdade, recordámos a História de Portugal.

Organizámos as datas que fomos descobrindo com os nossos projetos.