Partindo das ilustrações individuais do agregado familiar, coloquei 3 'famílias' no quadro:
Conversámos durante algum tempo sobre o que estávamos a ver e sobre o que eu pretendia que eles vissem:
- Quantos elementos tem cada um destas famílias?
As crianças foram dizendo e registando o repetivo cardinal por baixo.
3 4 6
- Então agora digam-me, está tudo bem ou há alguma coisa estranha?
- os números estão baralhados... - respondeu uma aluna.
- Baralhados? Como assim, explica melhor.
- O 6, o 6 está... falta o 5!
Procurei uma família com 5 elementos.
5 3 4 6
- Sim!
- Não!
- Não?! Mas já cá está o 5...
- Mas não está no sítio certo!
- Tem que estar no meio do 4 e do 6!
3 4 5 6
- Assim?!
- Sim!
- Muito bem! Assim os números estão por ordem... - estava eu a falar, quando fui interrompida:
- Ordem crescente. - disse uma criança.
Ordem Crescente!