domingo, 21 de setembro de 2014

- Quero o meu chapéu, de Jon Klassen -

O urso da história cantava: "O meu chapéu tem 3 bicos..." com as crianças a acompanharem e a desenharem o triângulo no ar (sem eu pedir). A dada altura o urso diz: "O meu chapéu é vermelho".

A partir daí fizeram o chapéu de papel e pintaram-no de vermelho.


Enquanto pintavam o chapéu iam cantando e alteraram a letra: "O meu chapéu é vermelho..."

Para avaliar a capacidade de cópia do quadro para o papel, escrevi no quadro: "O meu chapéu tem 3 bicos" e cada criança copiou e desenhou um chapéu com 3 bicos.

Com os blocos lógicos,  revimos as formas geométricas a partir do triângulo.
Pedi-lhes que as contornassem e que pintassem o círculo de uma cor e as restantes figuras de outra cor. Perguntei-lhes o porquê. 
Uma das crianças disse: "Porque o circulo não tem bicos."