terça-feira, 14 de outubro de 2014

Novo problema

Hoje, uma aluna perguntou-me se queria comprar um calendário. Perguntei o preço.
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!

Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!