À tarde fazemos o Conselho de Cooperação Educativa.
Na mesa temos:
. as Atas anteriores (neste conselho o Morais escreveu a décima quarta);
. o mapa das tarefas para avaliarmos;
. o Diário de Turma para discutirmos.
Estamos sentados e em silêncio, para falarmos e ouvirmos o que cada um dos nossos colegas vai dizer.
Os elementos da mesa estão prontos, começa o CCE.
O responsável do Diário de Turma lê, a Presidente dá palavra (primeiro ao autor da escrita, depois ao(s) outro(s) envolvidos), Ouvimos e, se for preciso, damos a nossa opinião para ajudar a resolver a situação.
Depois de ouvir o Conselho, a opinião dos pares, as crianças pensam e decidem sobre a melhos forma de resolver a situação. São pedidas as desculpas e ficam estabelecidas regras.
O Secretário vai escrevendo a Ata. Procura palavras, sílabas no Caderno de Leitura, nas Atas anteriores. A sub-Secretária ajuda.
Depois do Diário de Turma, avaliamos as tarefas. Registamos a avaliação no PTA e no mapa das tarefas.
Acabamos com a heteroavaliação de três PTA's.
Cada menino ou menina vai dizer o que fez e a sua autoavaliação.
Depois mostra o PTA e ouve a opinião dos seus pares (podias ter feito mais Matemática, fizeste muitos desenhos livres, podias escrever mais textos...).
Segunda-feira faremos a distribuição de tarefas e a planificação da semana que inicia.