sábado, 11 de abril de 2015

Conselho de Cooperação Educativa

À sexta-feira de manhã fazemos a autoavaliação do nosso Plano de Trabalho Autónomo.

À tarde fazemos o Conselho de Cooperação Educativa.

Na mesa temos:

. as Atas anteriores (neste conselho o Morais escreveu a décima quarta);


. o mapa das tarefas para avaliarmos;

. o Diário de Turma para discutirmos.

. os PTA's.

Estamos sentados e em silêncio, para falarmos e ouvirmos o que cada um dos nossos colegas vai dizer.

Os elementos da mesa estão prontos, começa o CCE.

O responsável do Diário de Turma lê, a Presidente dá palavra (primeiro ao autor da escrita, depois ao(s) outro(s) envolvidos), Ouvimos e, se for preciso, damos a nossa opinião para ajudar a resolver a situação.



Depois de ouvir o Conselho, a opinião dos pares, as crianças pensam e decidem sobre a melhos forma de resolver a situação. São pedidas as desculpas e ficam estabelecidas regras.


O Secretário vai escrevendo a Ata. Procura palavras, sílabas no Caderno de Leitura, nas Atas anteriores. A sub-Secretária ajuda.

Depois do Diário de Turma, avaliamos as tarefas. Registamos a avaliação no PTA e no mapa das tarefas.

Acabamos com a heteroavaliação de três PTA's.

Cada menino ou menina vai dizer o que fez e a sua autoavaliação.

Depois mostra o PTA e ouve a opinião dos seus pares (podias ter feito mais Matemática, fizeste muitos desenhos livres, podias escrever mais textos...).

Segunda-feira faremos a distribuição de tarefas e a planificação da semana que inicia.