Os quadrados têm os lados todos iguais.
"Os quadrados têm que ser maiores que os nossos pés." -Juliana
(já temos uma medida de referência)
Fomos verificar se os pés cabem todos na medida...
O pé do Guilherme é maior que o pé da Juliana!
(nova medida de referência)
Continuamos à procura do maior pé da sala...
O pé do Guilherme é o maior da sala!
- Mas o da professora é maior!
Será?
É!
Temos 3 medidas diferentes..
por ordem crescente;
e por ordem decrescente.
- Qual vai ser a medida de referência do quadrado da nossa macaca?
- A maior!
- Isso quer dizer que eu posso jogar à macaca convosco?!
- Sim!
Contámos os quadradinhos que o quadrado da nossa macaca vai ter...
Descobrimos que se de um lado tem 33 quadradinhos do outro também tem que ter.
Contámos os quadradinhos e só tem 20, quantos precisamos mais?
Contámos e cortámos...
Construímos um quadrado com 33 quadradinhos em cada lado.
A medida do pé cabe lá dentro,
na vertical
na horizontal
e na diagonal.
Agora falta pintar a macaca no recreio!