Hoje foi dia de partilhar as novidades.
As crianças leram e responderam a questões colocadas pelos colegas.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
terça-feira, 28 de outubro de 2014
Novidade do Renato
A novidade do Renato foi especial: o pai fez-lhe uma surpresa e veio festejar os anos com ele!
O Renato quis partilhar a sua felicidade connosco e trouxe um bolo para festejar connosco!
O Renato quis partilhar a sua felicidade connosco e trouxe um bolo para festejar connosco!
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
Escrita de novidades
Segunda feira é dia de 'Novidades'.
Primeiro as crianças ilustram a sua novidade, depois eu deixo o espaço que as crianças precisam procurar e escrevo as que não conhecem.
Inicialmente este papel era só meu, agora já tenho ajudantes!
domingo, 26 de outubro de 2014
Lista de palavras 'ão'
A partir da palavra 'reunião' - texto coletivo 'Informação' - fizemos a lista de palavras do 'ão'.
Algumas conhecidas e escritas sem dificuldade, outras copiadas dos nossos instrumentos de trabalho (Mapa dos lanches, por exemplo)...
Para escrevermos 'leão' tive que explicar que apesar do som a palavra não se escreve com o 'li' de 'Filipa', mas sim com o 'le' de 'Leandro'.
Algumas conhecidas e escritas sem dificuldade, outras copiadas dos nossos instrumentos de trabalho (Mapa dos lanches, por exemplo)...
Para escrevermos 'leão' tive que explicar que apesar do som a palavra não se escreve com o 'li' de 'Filipa', mas sim com o 'le' de 'Leandro'.
quarta-feira, 22 de outubro de 2014
terça-feira, 21 de outubro de 2014
Vento
Depois de ouvirem a 'Lengalenga do Vento', preenchemos parte do Protocolo Experiências.
No fim registaram o que aconteceu e a conclusão no respetivo Protocolo.
Preparados:
Ação!
No fim registaram o que aconteceu e a conclusão no respetivo Protocolo.
Escrita coletiva - Informação
Hoje escrevemos a informação sobre a Feira da Alimentação.
Procurámos sílabas em todos os textos e instrumentos de trabalho que nos rodeiam.
Procurámos sílabas em todos os textos e instrumentos de trabalho que nos rodeiam.
Tivemos visitas!
Hoje fomos visitados por ex-alunos meus!
Aproveitaram para 'matar saudades' do Tempo de Trabalho Autónomo e ajudaram os colegas.
Aproveitaram para 'matar saudades' do Tempo de Trabalho Autónomo e ajudaram os colegas.
sábado, 18 de outubro de 2014
Masculino/ Feminino
No momento 'Ler, mostrar e contar' o Guilherme mostrou uma pessoa, que fez em plasticina.
Seguiram-se os comentários, as perguntar e as respostas.
A pessoa não tinha braços!
No dia seguinte, o Guilherme voltou a mostrar uma pessoa, desta vez com pernas, braços, cabelo, olhos... mas... de que sexo?
A partir daqui recordámos as palavras que conhecemos dos textos que estão escritas no género masculino e no género feminino.
Para escrevermos 'prima' separámos as sílabas de 'primo' e assim encontrámos a primeira sílaba: 'pri', procurámos a sílaba 'ma', que descobrimos no nome 'Maria'. A Ana Sofia já sabe que no meio das palavras não se escreve com letra maiúscula. Escrevemos 'prima'!
A Inês Filipa sabe escrever a palavra 'mãe'.
Seguiram-se os comentários, as perguntar e as respostas.
A pessoa não tinha braços!
No dia seguinte, o Guilherme voltou a mostrar uma pessoa, desta vez com pernas, braços, cabelo, olhos... mas... de que sexo?
A partir daqui recordámos as palavras que conhecemos dos textos que estão escritas no género masculino e no género feminino.
Para escrevermos 'prima' separámos as sílabas de 'primo' e assim encontrámos a primeira sílaba: 'pri', procurámos a sílaba 'ma', que descobrimos no nome 'Maria'. A Ana Sofia já sabe que no meio das palavras não se escreve com letra maiúscula. Escrevemos 'prima'!
A Inês Filipa sabe escrever a palavra 'mãe'.
Sopa de pedra
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, as crianças ouviram-me contar a lenda da Sopa de pedra, seguiu-se a dramatização, os risos, os aplausos e respetiva vénia.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Escrita coletiva
O texto desta semana é da Inês Filipa, mas todos ajudaram a escrevê-lo.
Procurámos palavras e 'bocadinhos' (sons) nos textos, nos nomes... batemos palmas, brincámos com a língua.
Procurámos palavras e 'bocadinhos' (sons) nos textos, nos nomes... batemos palmas, brincámos com a língua.
(Precisei ampliar as palavras escritas pelas crianças para que todos fizessem as descobertas)
Novo problema
Hoje, uma aluna perguntou-me se queria comprar um calendário. Perguntei o preço.
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!
Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!
Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!
Trabalho cooperativo
Quando um aluno falta não é obrigatório que seja a professora a ajudá-lo a recuperar o tempo de ausência, os colegas conseguem fazê-lo também!
O tangram tem 7 peças, podem formar um quadrado ou criar outras imagens. O Leandro apresentou o tangram à Cátia.
O tangram tem 7 peças, podem formar um quadrado ou criar outras imagens. O Leandro apresentou o tangram à Cátia.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Lista de palavras "mi"
Hoje foi dia de cortar as palavras do quadro de pregas em sílabas.
Depois de lermos duas palavras e as crianças dizerem quantos 'bocadinhos' tem cada palavra e qual é cada bocadinho, separei os 'bocadinhos', formando uma nova palavra que as crianças foram lendo (sem a minha ajuda).
Em jeito de brincadeira descobriram 'amigo' ('go' não está em nenhum texto, mas no nome de um colega) e 'amiga' ('ga' também está no nome de um colega, mas aqui foi preciso mostrar no abecedário que 'Ga' e 'ga' se leem da mesma forma).
No fim, as crianças registaram a lista de palavras do 'mi' no caderno diário.
Depois de lermos duas palavras e as crianças dizerem quantos 'bocadinhos' tem cada palavra e qual é cada bocadinho, separei os 'bocadinhos', formando uma nova palavra que as crianças foram lendo (sem a minha ajuda).
Em jeito de brincadeira descobriram 'amigo' ('go' não está em nenhum texto, mas no nome de um colega) e 'amiga' ('ga' também está no nome de um colega, mas aqui foi preciso mostrar no abecedário que 'Ga' e 'ga' se leem da mesma forma).
No fim, as crianças registaram a lista de palavras do 'mi' no caderno diário.
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