segunda-feira, 27 de outubro de 2014

domingo, 26 de outubro de 2014

Lista de palavras 'ão'

A partir da palavra 'reunião' - texto coletivo 'Informação' - fizemos a lista de palavras do 'ão'.
Algumas conhecidas e escritas sem dificuldade, outras copiadas dos nossos instrumentos de trabalho (Mapa dos lanches, por exemplo)...

Para escrevermos 'leão' tive que explicar que apesar do som a palavra não se escreve com o 'li' de 'Filipa', mas sim com o 'le' de 'Leandro'.







Tempo de Trabalho Autónomo



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


Escrita de textos no computador


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Vento

Depois de ouvirem a 'Lengalenga do Vento', preenchemos parte do Protocolo Experiências.
Preparados:
Ação!

No fim registaram o que aconteceu e a conclusão no respetivo Protocolo.

Escrita coletiva - Informação

Hoje escrevemos a informação sobre a Feira da Alimentação.
Procurámos sílabas em todos os textos e instrumentos de trabalho que nos rodeiam.

Tivemos visitas!

Hoje fomos visitados por ex-alunos meus!
Aproveitaram para 'matar saudades' do Tempo de Trabalho Autónomo e ajudaram os colegas.

Reta numérica

Construímos a nossa própria reta numérica, começámos a usá-la!

Ler, mostrar e contar

 Leitura de textos livres.
 O Pólo Norte, em plasticina.

sábado, 18 de outubro de 2014

Masculino/ Feminino

No momento 'Ler, mostrar e contar' o Guilherme mostrou uma pessoa, que fez em plasticina.
Seguiram-se os comentários, as perguntar e as respostas.
A pessoa não tinha braços!

No dia seguinte, o Guilherme voltou a mostrar uma pessoa, desta vez com pernas, braços, cabelo, olhos... mas... de que sexo?


A partir daqui recordámos as palavras que conhecemos dos textos que estão escritas no género masculino e no género feminino.

Para escrevermos 'prima' separámos as sílabas de 'primo' e assim encontrámos a primeira sílaba: 'pri', procurámos a sílaba 'ma', que descobrimos no nome 'Maria'. A Ana Sofia já sabe que no meio das palavras não se escreve com letra maiúscula. Escrevemos 'prima'!


A Inês Filipa sabe escrever a palavra 'mãe'.

Sopa de pedra

No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, as crianças ouviram-me contar a lenda da Sopa de pedra, seguiu-se a dramatização, os risos, os aplausos e respetiva vénia.


terça-feira, 14 de outubro de 2014

Escrita coletiva

O texto desta semana é da Inês Filipa, mas todos ajudaram a escrevê-lo.
Procurámos palavras e 'bocadinhos' (sons) nos textos, nos nomes... batemos palmas, brincámos com a língua.




(Precisei ampliar as palavras escritas pelas crianças para que todos fizessem as descobertas)



Novo problema

Hoje, uma aluna perguntou-me se queria comprar um calendário. Perguntei o preço.
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!

Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!

Tempo de Trabalho Autónomo

Escrita de textos

Escrita de textos e Ficheiro de tangram



A felicidade por conseguir!

Trabalho cooperativo

Quando um aluno falta não é obrigatório que seja a professora a ajudá-lo a recuperar o tempo de ausência, os colegas conseguem fazê-lo também!

O tangram tem 7 peças, podem formar um quadrado ou criar outras imagens. O Leandro apresentou o tangram à Cátia.

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Lista de palavras "mi"

Hoje foi dia de cortar as palavras do quadro de pregas em sílabas.
Depois de lermos duas palavras e as crianças dizerem quantos 'bocadinhos' tem cada palavra e qual é cada bocadinho, separei os 'bocadinhos', formando uma nova palavra que as crianças foram lendo (sem a minha ajuda).
Em jeito de brincadeira descobriram 'amigo' ('go' não está em nenhum texto, mas no nome de um colega) e 'amiga' ('ga' também está no nome de um colega, mas aqui foi preciso mostrar no abecedário que 'Ga' e 'ga' se leem da mesma forma).
No fim, as crianças registaram a lista de palavras do 'mi' no caderno diário.

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Desafio

Desafio, após a festa.
Texto lido após 10 minutos de descoberta coletiva.

3º texto

Novidade contada, a partir da ilustração individual.
Descoberta do texto em coletivo.