No momento 'Ler, mostrar e contar' o Guilherme mostrou uma pessoa, que fez em plasticina.
Seguiram-se os comentários, as perguntar e as respostas.
A pessoa não tinha braços!
No dia seguinte, o Guilherme voltou a mostrar uma pessoa, desta vez com pernas, braços, cabelo, olhos... mas... de que sexo?
A partir daqui recordámos as palavras que conhecemos dos textos que estão escritas no género masculino e no género feminino.
Para escrevermos 'prima' separámos as sílabas de 'primo' e assim encontrámos a primeira sílaba: 'pri', procurámos a sílaba 'ma', que descobrimos no nome 'Maria'. A Ana Sofia já sabe que no meio das palavras não se escreve com letra maiúscula. Escrevemos 'prima'!
A Inês Filipa sabe escrever a palavra 'mãe'.
No ano passado eramos 24 alun@s, este ano ficámos 17 porque os 6 meninos do 4ºano passaram para o 5º e a Lara Maria foi experimentar outra escola, mas voltou! Desde o 1º ano de escolaridade que trabalhamos com o M.E.M.: temos T.T.A., C.C.E., Projetos coletivos e de Pequeno Grupo. Partilhamos os nossos trabalhos e projetos na nossa sala de aula com os nossos pais e amig@s. Também temos este blogue para partilhar o que fazemos com todo o mundo!
sábado, 18 de outubro de 2014
Sopa de pedra
No Dia Mundial da Alimentação, 16 de outubro, as crianças ouviram-me contar a lenda da Sopa de pedra, seguiu-se a dramatização, os risos, os aplausos e respetiva vénia.
terça-feira, 14 de outubro de 2014
Escrita coletiva
O texto desta semana é da Inês Filipa, mas todos ajudaram a escrevê-lo.
Procurámos palavras e 'bocadinhos' (sons) nos textos, nos nomes... batemos palmas, brincámos com a língua.
Procurámos palavras e 'bocadinhos' (sons) nos textos, nos nomes... batemos palmas, brincámos com a língua.
(Precisei ampliar as palavras escritas pelas crianças para que todos fizessem as descobertas)
Novo problema
Hoje, uma aluna perguntou-me se queria comprar um calendário. Perguntei o preço.
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!
Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!
- Um euro e meio. - respondeu.
Procurei as moedas e, ao mesmo tempo que estendi a mão, perguntei:
- E que moedas tenho que te dar?
- Um euro e meio.
- E quanto é 'um euro e meio'.
- Sim, mas que moedas tenho que te dar?
A moeda de 1€ já estava na mão da aluna. Devolvi-lhe o calendário, pedi-lhe o meu dinheiro de volta e disse:
- Vai perguntar, informa-te, mas tens que me dizer que moedas tenho que te dar!
Passados dois minutos apareceu:
- Tens que me dar uma moeda de 1€ e uma de 50 cêntimos.
- Só assim é que é 'um euro e meio'?
- Sim.
- Então tens azar... 1€ tenho, mas 50 cêntimos não...
Muito triste saiu da sala.
Começámos o dia a tentar resolver o problema desta aluna.
- Está certo. - disse outro aluno - eu também vendi dois calendários, fiquei com 3€ e a minha mãe disse que estava certo.
Com material estruturado (moedas de brincar) vimos que 1€+1€=2€ e que meio+meio=1, ou seja, 50 cêntimos+50 cêntimos=1€. 2€+1€=3€.
Mas o problemas de eu ter ou não 'meio euro' mantinha-se.
Distribui moedas de 5, 10 e 20 cêntimos pelos grupos.
- Conversem, pensem. Daqui a pouco passo pelos grupos para me darem 50 cêntimos.
Assim fiz.
Fizemos as contas de cada grupo para saber se algum me tinha dado 50 cêntimos. Um grupo deu-me 50 cêntimos!
Descobrimos que eu tinha dinheiro para comprar o calendário.
Também descobrimos que afinal sabemos contar de 10 em 10!
Trabalho cooperativo
Quando um aluno falta não é obrigatório que seja a professora a ajudá-lo a recuperar o tempo de ausência, os colegas conseguem fazê-lo também!
O tangram tem 7 peças, podem formar um quadrado ou criar outras imagens. O Leandro apresentou o tangram à Cátia.
O tangram tem 7 peças, podem formar um quadrado ou criar outras imagens. O Leandro apresentou o tangram à Cátia.
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
Lista de palavras "mi"
Hoje foi dia de cortar as palavras do quadro de pregas em sílabas.
Depois de lermos duas palavras e as crianças dizerem quantos 'bocadinhos' tem cada palavra e qual é cada bocadinho, separei os 'bocadinhos', formando uma nova palavra que as crianças foram lendo (sem a minha ajuda).
Em jeito de brincadeira descobriram 'amigo' ('go' não está em nenhum texto, mas no nome de um colega) e 'amiga' ('ga' também está no nome de um colega, mas aqui foi preciso mostrar no abecedário que 'Ga' e 'ga' se leem da mesma forma).
No fim, as crianças registaram a lista de palavras do 'mi' no caderno diário.
Depois de lermos duas palavras e as crianças dizerem quantos 'bocadinhos' tem cada palavra e qual é cada bocadinho, separei os 'bocadinhos', formando uma nova palavra que as crianças foram lendo (sem a minha ajuda).
Em jeito de brincadeira descobriram 'amigo' ('go' não está em nenhum texto, mas no nome de um colega) e 'amiga' ('ga' também está no nome de um colega, mas aqui foi preciso mostrar no abecedário que 'Ga' e 'ga' se leem da mesma forma).
No fim, as crianças registaram a lista de palavras do 'mi' no caderno diário.
terça-feira, 30 de setembro de 2014
Ordem crescente
Partindo das ilustrações individuais do agregado familiar, coloquei 3 'famílias' no quadro:
Conversámos durante algum tempo sobre o que estávamos a ver e sobre o que eu pretendia que eles vissem:
- Quantos elementos tem cada um destas famílias?
As crianças foram dizendo e registando o repetivo cardinal por baixo.
3 4 6
- Então agora digam-me, está tudo bem ou há alguma coisa estranha?
- os números estão baralhados... - respondeu uma aluna.
- Baralhados? Como assim, explica melhor.
- O 6, o 6 está... falta o 5!
Procurei uma família com 5 elementos.
5 3 4 6
- Sim!
- Não!
- Não?! Mas já cá está o 5...
- Mas não está no sítio certo!
- Tem que estar no meio do 4 e do 6!
3 4 5 6
- Assim?!
- Sim!
- Muito bem! Assim os números estão por ordem... - estava eu a falar, quando fui interrompida:
- Ordem crescente. - disse uma criança.
Ordem Crescente!
domingo, 28 de setembro de 2014
A nossa casa
A pares, as crianças contornaram, pintaram e recortaram as figuras geométrica (Blocos Lógicos).
Ainda a pares, organizaram as figuras e construíram uma casa.
Ainda a pares, organizaram as figuras e construíram uma casa.
quarta-feira, 24 de setembro de 2014
terça-feira, 23 de setembro de 2014
2º texto
Ontem escolhemos a novidade, hoje descobrimos as palavras que já conhecíamos e, em coletivo, fomos descobrindo o texto!
Contámos as palavras, contámos as palavras que conhecíamos, juntámos as que não conhecíamos.
Cada um dos nossos dois textos tem 9 palavras!
Ilustrámos o texto no caderno de leitura.
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Do texto ao número
No dia 19, depois de as crianças levarem o texto do Guilherme para casa, no 'Caderno de leitura', de o ilustrarem e fazermos a leitura coletiva e individual, dei-lhes nove palavras mais uma especial (o nome próprio do autor do texto) para organizarem.
Depois ilustraram cada elemento do texto e, em coletivo, descobrimos como podemos escrever o número 3:
Depois ilustraram cada elemento do texto e, em coletivo, descobrimos como podemos escrever o número 3:
Esta foi a semana do número 3!
Primeiro problema
O nosso responsável do 'Mapa do leite' cumpriu com a tarefa!
Na quarta feira, o Renato precisou de ajuda:
- Quanto leite deste na terça feira?
Na quarta feira, o Renato precisou de ajuda:
- Quanto leite deste na terça feira?
Teve a ajuda de todos!
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